Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et8 VoltaPortugal: Entre a glória e o sofrimento

Entre a glória de Sergey Shilov (LOK) vencer a etapa e o sofrimento de Albert Torres (ECU) para cruzar a meta passaram 10m07s. A mais longa jornada da 76ª Volta a Portugal, de 194 km, terminou em Castelo Branco com a força surpresa do russo a bater toda a concorrência lusa e começou no Sabugal com o espanhol a percorrer todos os penosos quilómetros sem quase conseguir colocar a mão esquerda no guiador da bicicleta.

Aos 24 anos campeão do mundo de pista em madison, Albert Torres mostrou uma inesgotável resistência à dor, superando cada quilómetro na rectaguarda do pelotão até ser o último a finalizar a etapa em Castelo Branco. Nas próprias palavras do corredor foram “Quase 200 km de tortura hoje, muita dor mas com o desejo de chegar a Lisboa”. Para tal, terá ainda que superar o esforço individual de amanhã.

Em imagem oposta, a facilidade com que Sergey Shilov não deu qualquer margem aos adversários no sprint final, mesmo sendo forte a concorrência. O vencedor de uma etapa Davide Vigano (CJR) não conseguiu ir além do 5º lugar, tendo à sua frente valiosos sprinters lusos como Samuel Caldeira (OFM), Manuel Cardoso (BBC) e Filipe Cardoso (EFG).

A duas etapas do final, nenhum pormenor pode escapar ao líder da Volta Gustavo Veloso (OFM) e hoje demonstrou isso mesmo no desfecho da jornada. Após uma primeira passagem pela meta, o final mostrou-se perigoso entre curvas e piso em pavé. Assim, nada melhor do que colocar-se na frente do pelotão e aproveitar o embalo para preparar o sprint ao seu companheiro Samuel Caldeira, 2º na meta. Amanhã, será cada um por si e pedal a fundo ao longo dos 28,9 km do contra-relógio da sua vida.
 
Albert Torres durante a Et8 (Foto Helena Dias)

Gustavo Veloso e Samuel Caldeira (Foto Helena Dias)
Resultados Et8 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
CG após Et8 VoltaPortugal  (Foto Helena Dias)
______
Opinião Et7 VoltaPortugal: Uma bela lição de ciclismo
Opinião Et6 VoltaPortugal: Os derradeiros desafios
Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.