Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta

É indiscutível a bela performance de David Belda (Burgos BH) na 76ª Volta a Portugal. Com o triunfo arrecadado hoje, o pequeno espanhol de 31 anos soma duas vitórias em etapas complicadas de chegada em alto à Serra do Larouco e à Nossa Sra. da Assunção, ocupando o 7º lugar da geral. Pelo meio ficou uma batalha perdida, mas inesquecível, pelo alto da Sra. da Graça. Tem animado os finais das etapas em busca da vitória, sem perder a oportunidade de escalar na geral.

 
David Belda triunfa em Santo Tirso (Foto Helena Dias)

Por falar na geral, também hoje tivemos o ex-camisola amarela em fuga. Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) está a pedalar uma Volta de se tirar o chapéu! Venceu o prólogo, onde agarrou a amarela e apenas despiu no final da 3ª etapa. Caiu, levantou-se e não perdeu uma oportunidade de atacar quando vê a oportunidade certa como na Sra. da Graça, entrando em fugas e ainda trabalhando no pelotão.

E se falamos em espanhóis, o actual líder Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa) vestiu a amarela nesse final de 3ª etapa. Começou a lutar por esta liderança desde o início da Volta e talvez aí resida a diferença para os demais adversários. Desde o prólogo, onde foi 2º, assumiu os lugares cimeiros. Sabendo que etapas como a Torre ou o contra-relógio individual são importantes, não descurou as demais jornadas. Até ao momento, é o mais forte e de estratégia inteligente para agarrar o triunfo da Grandíssima.

Contudo, o ciclismo é imprevisível e num momento tudo pode mudar. Continuando nos espanhóis, este ano a Caja Rural-Seguros RGA trouxe à Volta uma ou duas armas letais. Ambos a menos de 1 minuto da amarela, Luis León Sánchez encontra-se em 2º na geral e Rúben Fernández em 8º, liderando a camisola branca da juventude. Sánchez tem um palmarés que fala por si, com 25 vitórias profissionais na sua carreira, mas Fernández também. Apesar da juventude dos seus 23 anos, este ano deu cartas na Volta ao Algarve terminando em 6º, nunca esquecendo que é o vencedor do Tour de l’Avenir de 2013 [Volta a França do Futuro].

Uma Volta com muito sotaque espanhol, que espera pela decisiva batalha na Torre e no contra-relógio individual na Sertã. Até lá, esperemos amanhã por um sprint em Viseu, onde os heróis do pelotão irão passar o dia de descanso.
 
Resultados Et5 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)

CG após Et5 VoltaPortugal  (Foto Helena Dias)
______
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.