Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo

No cenário inebriante de Mondim de Basto vimos o desenrolar de duas histórias que se unem de forma harmoniosa, porque essa é a magia do ciclismo e da Volta a Portugal. Enquanto admirámos o trabalho da OFM-Quinta da Lixa e Efapel-Glassdrive a marcar o ritmo do pelotão, deixámo-nos perder pelas paisagens de cortar a respiração que este país oferece e não ficam nada aquém das mais belas fotografias das grandes voltas.

Sra. da Graça (Foto Helena Dias)

A jornada de hoje, entre Boticas e a Sra. da Graça, foi um excelente exemplo de uma simples equação: ciclismo + natureza + património = divulgação turística do país. Uma fórmula simples que demonstra como este desporto é uma forma inteligente de ‘vender’ o país a nível turístico. Lado a lado, o pelotão escreve a história de cada jornada, enquanto leva além-fronteiras o melhor que temos por cá. Paisagens naturais de rara beleza a par de um património cultural de grandiosidade histórica e artística, que as imagens televisivas passam como se de telas pintadas à mão se tratassem.

  
Barragem do Alvão, Vila Real (Foto Helena Dias)
Palácio de Mateus, Vila Real (Foto Helena Dias)

Entre a tranquilidade do cenário que os rodeia, acompanhámos a perseguição feroz à fuga por parte da equipa do líder Gustavo Veloso e da mais directa rival até então, pois aqui a equação mudou no final da jornada. OFM-Quinta da Lixa e Efapel-Glassdrive marcaram o ritmo para entrar na subida da mítica Sra. da Graça na frente da corrida. Se a imagem dos homens de trabalho de ambas as equipas marcaram pelo imponente esforço, também outras imagens se destacaram pelo forte impacto causado, como a sempre invejável maré de público em Mondim de Basto para ver passar o colorido pelotão da Grandíssima.

 
Samuel Caldeira (OFM) na frente do pelotão (Foto Helena Dias)

Mas não só, outras imagens marcaram a beleza da etapa… Já em plena Sra. da Graça, o derradeiro ataque de David Belda (Burgos BH) a querer repetir o triunfo do dia anterior, a par de um último esforço por Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive). A luta incessante de António Carvalho (LA Alumínios-Antarte) para se manter na fuga do dia, coroando os três primeiros altos da jornada e consolidando a liderança da montanha. Três, porque o quarto cimo da Sra. da Graça estava reservado para o companheiro de equipa Edgar Pinto, que conquistou a primeira vitória lusa nesta 76ª edição. Imagem poderosa, estando a recuperar da queda sofrida no final do dia anterior. Ao escrever o seu nome numa das etapas mais desejadas da Volta, escalou simultaneamente a 2º da geral, tornando-se no mais directo rival de Gustavo Veloso, que cruzou a meta em 2º e aumentou a distância para os demais rivais com vista à geral.

Nas equações desta Volta, a amarela está segura em Veloso por mais de 20 segundos. Chegará para ultrapassar a Torre e o contra-relógio? Até lá, muito pode acontecer.

Vitória de Edgar Pinto (Foto Podium)
Resultados Et4 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
CG após Et4 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
______
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.