Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco

A terceira etapa da Volta a Portugal trouxe aos fãs uma chegada inédita. A Serra do Larouco, em Montalegre, prometia ser o primeiro teste entre os favoritos e, consequentemente, o fim do reinado de Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) de amarela. Assim aconteceu, mas não foi somente entre os corredores profissionais que esta nova subida fez história este ano no ciclismo luso.

Há dias atrás, esta subida foi testada pelos mais novos e em ambas as provas a vitória no alto ditou o vencedor da geral final. Na Volta a Portugal do Futuro, o alto do Larouco ditou Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) como o sub-23 mais forte, enquanto na Volta dos Cadetes foi Daniel Viegas (CC José Maria Nicolau).

Hoje, o cenário foi diferente. A par da 76ª Volta a Portugal está a decorrer a Volta dos Juniores e nela Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) escreveu o seu nome no alto da serra, ficando a geral da Volta entregue ao companheiro de equipa André Crispim.

Mais tarde, chegaram os profissionais também debaixo de um dilúvio de chuva e vento em pleno verão… como se não bastasse a dureza da subida do segundo ponto mais alto de Portugal continental, onde os números somados às más condições climatéricas ajudam a perceber o desafio em causa: uma 1ª categoria de 9,3 km de extensão a 5,6% de pendente média.

Certamente, o vencedor da jornada David Belda (Burgos BH) não será o vencedor da Grandíssima. Mas logo em seguida chegaram dois favoritos e um deles vestiu a amarela. Ricardo Mestre (Efapel-Glassdrive) atacou nos quilómetros finais pelo grande objectivo de subir na geral e se possível vencer a etapa. Por 12 segundos não venceu, mas subiu a 5º da geral. A acompanhá-lo neste ataque, o novo líder da Volta Gustavo Veloso (OFM-Quinta da Lixa), que cumpriu e bem o seu papel de apenas seguir montanha acima, pois o 2º lugar na geral assim ditava a estratégia de não ter de atacar.

Apesar de se louvar o trabalho de Victor de la Parte em terminar a etapa em 9º e apenas descer para 2º da geral, a Serra do Larouco fez a diferença esperada com Gustavo Veloso a assumir a camisola amarela, que não chegou a vestir dado as condições de intempérie terem levado ao cancelamento da cerimónia do pódio. Mas ficamos com o sorriso do actual líder da Volta ao lado do vencedor de 2013 Alex Marque, em entrevista à estação pública de televisão RTP. Por fim, hoje recebemos a boa notícia da Real Federação Espanhola de Ciclismo ter arquivado o caso respeitante à análise adversa à substância betametasona, para a qual tinha participado a sua utilização com prescrição médica. Marque é finalmente confirmado como o vencedor da 75ª Grandíssima. Será o seu amigo Gustavo o senhor vitorioso que se segue? Amanhã, a escalada da mítica Sra. da Graça terá alguma coisa a dizer...
 
Alex Marque e Gustavo Veloso (Foto Helena Dias)
Resultados Et3 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
CG após Et3 VoltaPortugal (Foto Helena Dias)
______
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Um verdadeira prova de força. Apesar de não simpatizar particularmente com o Mestre e o Veloso, mostraram que estão melhor que os restantes. Uns porque nem sequer se mostraram, outros por clara incapacidade para chegar a frente da corrida. Aposto no Gustavo Veloso, para a vitória final.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.