Avançar para o conteúdo principal

Opinião Et10 VoltaPortugal: O sorriso dos heróis

Sonha-se com ela um ano inteiro, luta-se por ela durante onze dias. A Volta a Portugal pulsa no coração do pelotão e faz vibrar quem acompanha as aventuras de cada jornada. Os fãs emocionam-se com os seus admiráveis heróis, os ciclistas que engrandecem cada quilómetro pedalado. Do primeiro ao último da classificação, todos escreveram a história da 76ª edição… E no mais alto lugar do pódio resplandeceu o sorriso de Gustavo Veloso (OFM), o grande vencedor da camisola amarela.

Lisboa encheu-se de apaixonados do ciclismo para receber o pelotão nesta última etapa da Volta a Portugal. Desde Burinhosa, em estreia, até à capital percorreram-se 167,1 km num adeus a esta edição. O imperador César Fonte (BOA) tentou conquistar Lisboa, cruzando em fuga a primeira passagem pela meta no coração do Marquês de Pombal. Mas o desfecho cheirava a sprint e quem mais senão o grande sprinter português Manuel Cardoso (BBC) para fechar em grande a Volta e dar à Banco BIC-Carmim a tão cobiçada vitória de uma etapa.

Sob um céu azul magnífico e um sol resplandecente, os coloridos confettis esvoaçaram, as rolhas saltaram, o espumante choveu sobre os heróis no pódio e os sorrisos conquistaram os seus rostos e da multidão presente.

Na hora de dizer adeus à Volta e à festa em Lisboa, cerram-se os olhos e escondem-se as lágrimas de ver os heróis que tanto admiramos conquistar mais um pedaço de história no ciclismo português. A prova rainha tem um novo rei, Gustavo Veloso, o galego que sucede ao amigo galego Alex Marque. Ambos no pódio rodeados de toda a equipa OFM-Quinta da Lixa, a qual demonstrou ao longo da temporada e nesta Volta que, por maiores que sejam os problemas, tudo parece mais fácil se regado com um sorriso sincero de amizade.
 
Pódio final VoltaPortugal (Foto Helena Dias)

César Fonte na 1ª passagem pela meta (Foto Helena Dias)
OFM no comando do pelotão (Foto Helena Dias)

Manuel Cardoso vence última etapa (Foto Helena Dias)
A saborosa celebração da vitória (Foto Helena Dias)
Gustavo Veloso (Foto Helena Dias)
A festa do pódio (Foto Helena Dias)


Geral:
1º Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa 42:40:23
2º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:45”
3º Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +2:38”
4º Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive +2:54”
5º Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte+3:10”
6º Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +4:38”
7º Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +5:15”
8º Vergílio Santos (Por) Rádio Popular-Boavista +6:42”
9º Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +7:04”
10º Sandro Pinto (Por) Louletano-Dunas Douradas +7:08”
… [lanterna vermelha]
116º Alvaro Robredo (Esp) Burgos BH +2:52:14”

Amarela/Individual: Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa
Vermelha/Pontos: Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA
Azul/Montanha: António Carvalho (Por) LA Alumínios-Antarte
Branca/Juventude: David Rodrigues (Por) Selecção Nacional
Equipas: OFM-Quinta da Lixa

______
Opinião Et9 VoltaPortugal: O tempo voa
Opinião Et8 VoltaPortugal: Entre a glória e o sofrimento
Opinião Et7 VoltaPortugal: Uma bela lição de ciclismo
Opinião Et6 VoltaPortugal: Os derradeiros desafios
Opinião Et5 VoltaPortugal: Sotaque espanhol na Volta
Opinião Et4 VoltaPortugal: A equação do ciclismo
Opinião Et3 VoltaPortugal: Os heróis do estreante Larouco
Opinião Et2 VoltaPortugal: Estratégia Efapel
Opinião Et1 VoltaPortugal: Maia, Terra de ciclismo
Opinião Prólogo VoltaPortugal: Em busca do sonho
Opinião VoltaPortugal: 76ª edição a não perder! 
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro