Avançar para o conteúdo principal

Luís Gomes, a simbiose perfeita entre pista e estrada

Luís Gomes viu o ciclismo entrar na sua vida aos 9 anos de idade. Estávamos em 2003, ano no qual deu as primeiras pedaladas na Associação Desportiva Recreativa Ases Penafiel. Nessa casa viveu os escalões de iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores, começando desde cedo a construir a sua história na modalidade. Entre outros destacados resultados, em 2009 foi 2º na Volta a Portugal de Cadetes, alcançando a glória tanto na estrada como em pista, vertente onde obteve vitórias em diversas disciplinas e se sagrou campeão nacional em juniores. Foi desenvolvendo uma crescente maturidade e em 2013 continuou a apurar as faculdades já no escalão sub-23 na equipa Maia-Bicicletas Andrade, onde se encontra até aos dias de hoje.

Aos 20 anos, faz da união pista/estrada a simbiose perfeita no crescimento enquanto ciclista. Na pista demonstra ser um crescente valor, vencendo provas da Taça e subindo ao pódio no Campeonato Nacional. Em estrada ombreia nas metas com os profissionais, tendo terminado a Prova de Abertura em 9º e a Clássica da Primavera em 10º, além dos Challenges de Tavira e Loulé no pódio em 2º e 3º respectivamente.

 
Luís Gomes no Circuito de Alcobaça (Foto Helena Dias / APCP)

Recentemente encontra-se a disputar a Taça Nacional de Circuitos, lutando lado a lado pela linha de meta com os profissionais das equipas continentais lusas. Conquistou o Circuito da Malveira em sub-23 e foi 2º neste escalão na Moita, sendo 4º na meta. Luís Gomes anseia que a sorte o acompanhe mais sobrepondo-se aos furos em final das jornadas, que o têm afastado da luta pela vitória nos Circuitos, como nos confidenciou: «A partir de um momento comecei a pensar na geral, mas por azar não consegui estar na disputa. Aconteceu-me sempre alguma coisa na parte final e agora o objectivo passa por tentar ganhar nos sub-23 e tentar também alguma coisa em elites».

Mesmo em final de temporada, Luís Gomes não vira as costas à luta pelos bons resultados que o acompanharam ao longo do ano: «O balanço da temporada é positivo. Acho que consegui ter um nível agradável, estando sempre na disputa dos sub-23, vencendo e estando no pódio de algumas provas. Acho que consegui fazer uma boa temporada». Para além do árduo trabalho de treino, talvez o segredo deste valor luso resida na sua ambivalência enquanto ciclista, unindo a pista à estrada: «Em termos de técnica a pista é muito boa. No início da temporada serve para treinarmos e ganharmos um ritmo competitivo, trazendo essa vantagem para a estrada».

Daí que o futuro possa passar pela continuidade nas duas vertentes, estando totalmente em aberto o próximo ano: «Se for possível conciliar pista e estrada, claro que gostaria de continuar a fazer as duas. Para 2015 ainda não sei nada de concreto, mas espero continuar no ciclismo. Vamos ver se aparecem novos projectos». Uma coisa é certa, tal como todos os ciclistas, também para Luís Gomes «Ir à Selecção é sempre um objectivo. Este ano fui apenas ao estágio, não indo a qualquer competição. Mas ambiciono sempre representar a Selecção Nacional e vamos ver para o ano como corre a temporada».

O jovem Luís Gomes demonstra saber estar em equipa e fazer valer a sua individualidade quando necessário.

Luís Gomes no Circuito da Moita (Foto Helena Dias / APCP)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.