Avançar para o conteúdo principal

Et5 TDF: Bem-vindos ao Inferno do Norte!

Uma Grande Volta tem etapas para contra-relogistas, etapas para trepadores, etapas para sprinters e… etapas para os duros do pavé! O Tour de France visitou o ‘Inferno do Norte’ à 5ª etapa. Homenageando todos aqueles que perderam a vida na 1ª Guerra Mundial, o pelotão pedalou uma parte da rainha das clássicas, Paris-Roubaix, vendo abandonar o máximo favorito Chris Froome (SKY), tendo no actual maillot jaune Vincenzo Nibali (AST) uma actuação incrível e triunfando na meta Lars Boom (BEL). Mas não foram somente estes os nomes a destacar em tão épica jornada.
 
Vitória de Lars Boom (Foto © Presse Sports/B.Papon)

Dos 155,5 km programados para este dia, foram percorridos 152,5 km entre Ypres e Arenberg Porte du Hainaut. As más condições climatéricas levaram à supressão de 2 dos 9 sectores em pavé. Sem Mons-en-Pévèle (7º) e Orchies à Beuvry-la-Forêt (5º), o espectáculo não foi menor. O pelotão transmitiu a beleza e dureza da clássica a cada golpe de pedal.

Assim que a partida foi dada, nove corredores saltaram para a fuga, que se reduziria a sete e assim duraria até ao início dos desafiantes sectores. Samuel Dumoulin (ALM), Rein Taaramäe (COF), Lieuwe Westra (AST), Tony Martin (OPQ), Tony Gallopin (LTB), Simon Clarke e Matt Hayman (OGE) entraram no empedrado de Carrefour de l’Arbre (km 87) com uma mínima vantagem de cerca de 1 minuto, enquanto o pelotão perdia o favorito dos favoritos. Vítima de duas quedas (além da sofrida ontem), Chris Froome (SKY) disse adeus ao Tour ainda antes de pisar o temível pavé.

Os quilómetros foram passando, o empedrado fazendo a sua selecção e o pelotão a perseguição. Conclusão, a fuga estava terminada a 25 km do final, ao mesmo tempo que Nibali (AST) se impunha de forma notável na defesa da camisola amarela. Tendo consigo os companheiros Fuglsang e Westra, o qual ganharia a combatividade deste dia, o campeão italiano mostrou-se um lutador destemido, fazendo das pedras um meio de consolidar a liderança do Tour. Tomando o comando da corrida, num restrito grupo de 15 corredores, Nibali rumou aos últimos quilómetros e restantes sectores em pavé abrindo um fosso para o grupo perseguidor composto, entre outros, por Contador (TCS), Talansky (GRS), Valverde (MOV), Van Garderen (BMC), Porte (SKY) e o campeão do mundo Rui Costa (LAM).
 
A luta destemida de Nibali no pavé (Foto © Presse Sports/B.Papon)

Enquanto atrás se pedalava cautelosamente para apagar os 2 minutos de distância, na frente Nibali mantinha o ritmo com toda a atenção a eventuais quedas, num grupo que continha os especialistas na matéria Cancellara (TFR), Sagan (CAN), Boom e Vanmarcke (BEL). E precisamente no último sector, Hélesmes à Wallers (km 149), Lars Boom tentou um ritmo mais forte e seguiu sem contestação para a linha de meta, alcançando a vitória com 19 segundos de vantagem sobre a dupla da Astana, Fuglsang e Nibali.

A beleza do ciclismo também se faz da sua imprevisibilidade e a jornada de hoje demostrou isso mesmo. A dureza do dia foi cruel com Froome, mas majestosa com Nibali, que protagonizou, a par da equipa Astana, uma das mais impressionantes performances da sua carreira, conseguindo distanciar-se na geral do mais directo rival Contador (CG 19º +2:37”). Também mostrou um Kwiatkowski (OPQ) pronto para a batalha, estando em 4º da geral (+50”). Mas ainda há tanto Tour pela frente e esta foi apenas a primeira batalha da emocionante guerra que é a Grande Boucle.

Quanto aos corredores portugueses, os dois nomes que lutam por uma boa classificação na geral mostraram-se à altura do desafio. Rui Costa (LAM) e Tiago Machado (TNE) permaneceram atentos à entrada de cada sector, apenas perdendo algum tempo nos últimos troços de empedrado.

Resultado Et5 dos heróis lusos e luso-descendente:
25 Rui Costa (Por) LAM +2:28”
56 Tiago Machado (Por) TNE +4:16”
82 Nelson Oliveira (Por) LAM +8:10”
131 Armindo Fonseca (Fra) BSE +15:23”
154 José Mendes (Por) TNE +18:03”
180 Sérgio Paulinho (Por) TCS +22:40”

CG após Et5:
13 Rui Costa (Por) LAM +2:11”
26 Tiago Machado (Por) TNE +3:59”
69 Nelson Oliveira (Por) LAM +18:22”
154 Armindo Fonseca (Fra) BSE +36:46”
164 Sérgio Paulinho (Por) TCS +39:04”
172 José Mendes (Por) TNE +40:22”

Resultados Et5 (Foto Helena Dias)

CG após Et5 TDF (Foto helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.