Avançar para o conteúdo principal

Et3 TDF: ‘Au revoir’ Reino Unido!

O Tour de France despediu-se do Reino Unido à 3ª etapa. Na capital londrina, Marcel Kittel (GIA) repetiu o triunfo inaugural, oferecendo à multidão presente um ‘sprintazo’ inesquecível. Quanto a Vincenzo Nibali (AST), entrará em território francês de maillot jaune vestido.
 
Vitória de Kittel (Foto © ASO/X.Bourgois)

À imagem dos dias anteriores, a despedida não poderia ter sido mais bela. Desde a partida em Cambridge à chegada a Londres, a imagem do imenso público voltou a surpreender pela forma como a vinda do Tour cativou os britânicos. Na capital, a imagem fez lembrar os dias em que a multidão sai à rua para ver passar o ‘desfile Real’, aquando de cerimónias da Família Real Britânica. Pouco há a acrescentar sobre as imagens que ficarão para a história do Tour, a não ser um “Thank you United Kingdom”!
 
Multidão vê passar o Tour! (Foto © Presse Sports/B.Papon)

Regressando ao pelotão, os 155 km foram percorridos quase na totalidade controlando um duo em fuga. As equipas convidadas para este Tour, NetApp-Endura e Bretagne-Séché Environnement, marcaram o ritmo com Jan Barta e Jean Marc Bideau. Ainda entraram em Londres na frente, mas com o decisivo desfecho perto de chegar, as equipas com vista a um final ao sprint terminaram com a aventura a 6 km para a meta.

A Lotto-Belisol mostrou-se incansável na busca pela vitória, trabalhando para anular a fuga, mas esteve longe de alcançar a linha em primeiro. Superior nos metros finais, a Giant-Shimano e Kittel não deram hipóteses, alcançando o alemão de 26 anos mais uma vitória para o seu palmarés, a nona esta temporada. Em seguida, cruzaram a meta Peter Sagan (CAN) e Mark Renshaw (OPQ).

Uma curiosidade deste dia… a visita do treinador de futebol José Mourinho à esquadra do campeão do mundo Rui Costa e do campeão nacional Nelson Oliveira (LAM)!
 
Rui Costa e José Mourinho
(Foto Lampre-Merida)

Os heróis lusos e o luso-descendente terminaram a 3ª etapa em:
56 Nelson Oliveira (Por) LAM m.t.
59 Rui Costa (Por) LAM m.t.
62 Tiago Machado (Por) TNE m.t.
156 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:05”
167 Armindo Fonseca (Fra) BSE +1:52”
175 José Mendes (Por) TNE +1:58”
CG após Et3:
14 Tiago Machado (Por) TNE +2”
15 Rui Costa (Por) LAM +2”
79 Nelson Oliveira (Por) LAM +10:31”
132 Sérgio Paulinho (Por) TCS +15:53”
179 Armindo Fonseca (Fra) BSE +21:42”
181 José Mendes (Por) TNE +21:48”

CG após Et3 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.