Avançar para o conteúdo principal

Et21 TDF: O Tour de Nibali, uma força da natureza

O italiano Vincenzo Nibali (Astana) deixou uma marca incontestável no 101º Tour de France. ‘Lo Squalo dello Stretto’ não se limitou a vencer a Grande Boucle. Destacou-se em diversas etapas pela vitória das mesmas e pelos ataques desferidos. Das 21 jornadas, 19 vestiu de amarelo. E fez duplamente história… Aos 29 anos é o sétimo italiano a conquistar o Tour, sucedendo 16 anos depois ao ‘Pirata’ Marco Pantani (1998), Felice Gimondi (1965), Gastone Nencini (1960), Fausto Coppi (1952/1949), Gino Bartali (1948/1938) e Ottavio Bottecchia (1925/1924). É o sexto ciclista a alcançar a ‘Tripla Coroa’ ao vencer as três grandes voltas –Tour, Giro e Vuelta–, feito somente alcançado pelo belga Eddy Merckx, o espanhol Alberto Contador, o italiano Felice Gimondi e os franceses Bernard Hinault e Jacques Anquetil.

Vincenzo Nibali vencedor 101º TDF (Foto www.letour.fr)
Nibali… O maillot jaune reflectiu uma presença perfeita em prova. Evitou as inúmeras quedas; atacou apesar da vantajosa liderança; superou com brilhantismo a etapa do pavé ao ganhar uma vantagem preciosa sobre os mais fortes adversários; venceu quatro etapas de dureza considerável, começando pela 2ª no Reino Unido ao estilo da Liège-Bastogne-Liège com 9 escaladas e vitória frente a Froome e Contador, triunfando depois em La Planche des Belles Filles, nos Alpes e nos Pirenéus. Esteve à altura de todos os desafios impostos e iguais para todos, mostrando à imagem da sua vitória o ano passado no Giro que é uma força da natureza, capaz de superar qualquer jornada de tormenta ou de sol abrasador. Um merecido vencedor do Tour, que desenhou um fosso de quase 8 minutos para os heróis franceses no pódio, Péraud e Pinot.

Os Franceses… Terminaram com três corredores no Top 10. Jean-Christophe Péraud (ALM), Thibaut Pinot (FDJ) e Romain Bardet (ALM) proporcionaram uma luta incansável pelos primeiros lugares. Desde 1984, há precisamente 30 anos, que a França não finalizava com dois corredores no pódio, ano do vencedor Laurent Fignon e do 2º Bernard Hinault. Na 101ª edição, a esquadra francesa AG2R La Mondiale brilhou em várias frentes vencendo por equipas, terminando 2ª da geral com Péraud de 37 anos e somando uma vitória em etapa por Blel Kadri. Na disputa pelo maillot da juventude, Pinot de 24 anos superou Bardet de 23, alcançando ainda o 3º lugar do pódio. Os franceses vestiram a amarela por um dia com Tony Gallopin (LTB), que dias mais tarde chegou à vitória de uma etapa.

Os Portugueses e luso-descendente… O sonho de ver o campeão do mundo Rui Costa (LAM) no Top 10 [pessoalmente no Top 5] desvaneceu-se com o seu abandono à 16ª etapa. Era até então 13º da geral, mas uma broncopneumonia foi mais forte do que todo o querer e persistência para continuar em prova. Tiago Machado (TNE) brilhou no 3º lugar da geral na 9ª etapa e possivelmente teria continuado nos lugares cimeiros não fosse a queda sofrida no dia seguinte. Contudo, batalhou por cada quilómetro até terminar a infeliz jornada, mostrando ao mundo a fibra de guerreiro que o caracteriza. Suportando a dor e melhorando nos dias seguintes, terminou em Paris o seu primeiro Tour na 72ª posição. Sérgio Paulinho (TCS), experiente nestas andanças do Tour, terminou a sua 7ª participação em 89º lugar. Nelson Oliveira (LAM) estreou-se com um 87º posto, trabalhando em prol da equipa e ainda alcançando uma boa performance no contra-relógio individual realizando o 17º melhor tempo, defendendo bem as cores de campeão nacional da especialidade. Também em estreia no Tour e igualmente incansável no trabalho de apoio à equipa, José Mendes (TNE) terminou em 124º da geral. Armindo Fonseca (BSE) realizou o sonho de pedalar o Tour, finalizou em 138º disputando ainda um sprint à 12ª etapa com o 12º posto.

Nelson Oliveira, Sérgio Paulinho e Tiago Machado (Foto Helena Dias)

Momentos Le Tour… O tsunami de fãs nos primeiros dias em Yorkshire (Reino Unido); o primeiro ataque pela camisola da montanha protagonizado pelo ‘Shut up Legs’ Jens Voigt (TFR); os quatro sprints vitoriosos de Marcel Kittel (GIA), dois deles a abrir e a fechar o Tour; as quase vitórias de Peter Sagan (CAN); a etapa do pavé; as duas vitórias de Rafal Majka com direito à conquista da camisola da montanha e uma de Michael Rogers para a Tinkoff-Saxo após a infortuna perda do líder Contador; as piscadelas de olho de Majka; as lágrimas de Jack Bauer (GRS) à 15ª jornada pela quase vitória após 222 km em fuga; o primeiro triunfo lituano no Tour por Ramunas Navardauskas (GRS); o 7º lugar de Leopold König (TNE) na geral; as duas vitórias de Tony Martin (OPQ) somando ao esperado triunfo do crono uma etapa em linha; as pedaladas na frente do pelotão de Cheng Ji (GIA), primeiro corredor chinês no Tour, ficando conhecido como o ‘assassino de fugas’ e lanterna vermelha desta edição; os abandonos de 34 corredores entre eles Cavendish (OPQ), Froome (SKY), Contador (TCS), Costa (LAM) e Talansky (GRS); a corrida feminina no último dia em Paris ‘La Course by Le Tour’.

Vencedores Le Tour…
Amarelo/Geral: Vincenzo Nibali (AST)
Branco/Juventude: Thibaut Pinot (FDJ)
Bolinhas/Montanha: Rafal Majka (TCS)
Verde/Pontos: Peter Sagan (CAN)
Equipa: AG2R La Mondiale
Mais Combativo: Alessandro De Marchi (CAN)
Vencedores Le Tour (Foto www.letour.fr)
Resultado Et21 dos heróis lusos e luso-descendente:
38 Nelson Oliveira (Por) LAM +9”
104 Sérgio Paulinho (Por) TCS +24”
116 Tiago Machado (Por) TNE +47”
121 José Mendes (Por) TNE +57”
123 Armindo Fonseca (Fra) BSE +57”

CG Final:
72 Tiago Machado (Por) TNE +3:08:03”
87 Nelson Oliveira (Por) LAM +3:30:36”
89 Sérgio Paulinho (Por) TCS +3:36:33”
124 José Mendes (Por) TNE +4:07:34”
138 Armindo Fonseca (Fra) BSE +4:30:52”
DNF Rui Costa (Por) LAM

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.