Avançar para o conteúdo principal

Et20 TDF: Tony Martin imbatível no CRI

A 48 km/h, Tony Martin (OPQ) derreteu os 54 km do contra-relógio individual em 1h06m21s. O campeão do mundo na especialidade somou assim duas vitórias em etapa no 101º Tour de France, uma edição totalmente dominada pelo campeão italiano Vincenzo Nibali (AST).
 
Tony Martin vencedor do CRI (Foto www.letour.fr)

164 corredores disputaram o esforço individual iniciado em Bergerac com a meta em Périgueux. Num terreno em sobe e desce, Tony Martin teve uma pedalada constante ao fazer o melhor tempo nos três pontos intermédios de cronometragem e finalizando com mais de 1 minuto de vantagem para os demais lugares do pódio da etapa, ambos campeões nacionais na especialidade. O holandês Tom Dumoulin (GIA) terminou em 2º a 1m39s e o checo Jan Barta (TNE) em 3º a 1m47s.

Relativamente à esperada decisiva batalha pelo pódio e Top 10 da geral, o contra-relógio produziu várias mudanças, nunca colocando em causa a confortável liderança de mais de 7 minutos de Nibali. Sobre o pódio, o espanhol Valverde (MOV) lutou contra um relógio impiedoso que não o deixou subir ao lugar desejado, mantendo a 4ª posição. As estrelas francesas deste Tour trocaram de posições mantendo o sonhado pódio, Pinot (FDJ) desceu para o 3º lugar e Péraud (ALM) subiu a 2º apesar do furo durante a prova, infortúnio também sofrido pelo seu companheiro de equipa Bardet, que assim desceu a 6º vendo o norte-americano Van Garderen (BMC) ocupar o 5º lugar. E quanto aos demais lugares cimeiros da geral, as trocas de posições foram totais. Os holandeses da Belkin, Ten Dam e Mollema desceram para 9º e 10º respectivamente, enquanto o checo König (TNE) escalou ao 7º lugar e o espanhol Zubeldia (TFR) a 8º.

Amanhã termina a Grande Boucle, numa jornada que será de consagração para Vincenzo Nibali e para a Astana. Na meta nos Champs-Élysées espera-se um derradeiro sprint e a festa final de consagração de todos os vencedores da 101ª edição.

Resultado Et20 dos heróis lusos e luso-descendente:
17 Nelson Oliveira (Por) LAM +3:30”
27 José Mendes (Por) TNE +4:23”
49 Tiago Machado (Por) TNE +5:50”
50 Sérgio Paulinho (Por) TCS +5:59”
141 Armindo Fonseca (Fra) BSE +9:28”

CG após Et20:
72 Tiago Machado (Por) TNE +3:07:40”
87 Nelson Oliveira (Por) LAM +3:30:51”
89 Sérgio Paulinho (Por) TCS +3:36:33”
124 José Mendes (Por) TNE +4:07:01”
138 Armindo Fonseca (Fra) BSE +4:30:19”

Resultados Et20 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et20 #TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.