Avançar para o conteúdo principal

Et18 TDF: Incontestável Nibali

Vincenzo Nibali somou hoje a quarta vitória em etapa no Tour, o seu Tour de France. Ao 16º dia a vestir a camisola amarela, o campeão italiano demonstrou que estando ou não diante dos mais fortes rivais, como Contador e Froome, esse facto nunca abalou a sua confiança em mostrar na estrada que a sua liderança foi mais do que merecida, sendo ganha quilómetro após quilómetro de ataques e defesas, somando também um enorme trabalho da equipa Astana. Sem dúvida, a cada dia fez por merecer e dignificar o maillot jaune e a sua incontestável liderança.
 
Incontestável Nibali (Foto www.letour.fr)

À 18ª etapa, o pelotão despediu-se dos Pirenéus ao longo de 145,5 km entre Pau e Hautacam. Aos primeiros quilómetros vários corredores tentaram a fuga, conseguindo destacar-se na frente um grupo de 20: Mikel Nieve (SKY), Florian Guillou (BSE), Yuriy Trofimov (KAT), Lars Boom (BEL), Jan Bakelants (OPQ), Blel Kadri (ALM), Matthieu Ladagnous (FDJ), Daniel Oss (BMC), Julien Simon (COF), Jesús Herrada e Ion Izagirre (MOV), Alessandro De Marchi e Marco Marcato (CAN), Sylvain Chavanel e Marcel Wyss (IAM), Bryan Coquard, Kévin Reza e Thomas Voeckler (EUC), Bartosz Huzarski e o português guerreiro Tiago Machado (TNE).

Com quatro escaladas pela frente, a fuga passou tranquila as primeiras subidas de 3ª categoria em Côte de Bénéjacq (km 28) e Côte de Loucrucq (km 56). Contudo, a maior dureza estava por vir e nos 17,1 km do mítico Col du Tourmalet (km 95,5) , a 7,3% de pendente média, a selecção começou a ser feita drasticamente. Na frente, o campeão francês Chavanel tentou uma aventura em solitário, mas a meio da subida já tinha sido substituído na frente pelo espanhol Nieve e o francês Kadri, que escreveu o seu nome como o primeiro a passar no alto do Tourmalet.

Na descida da mítica montanha, enquanto a dupla continuava a acreditar no sucesso da fuga, no grupo do líder Nibali testavam-se os adversários com Valverde (MOV) a aproveitar a descida para tentar fazer alguma diferença, mas o esforço acabou por ser inglório não conseguindo o objectivo e terminando o dia a descer para o 4º lugar da geral.

Chegou então o início dos 13,6 km finais de subida de Hautacam, a 7,8% de pendente média, com a dupla em fuga a perder rapidamente a vantagem alcançada até então. A Astana perseguia a todo o gás, parecendo ter apenas um fim à vista, uma nova vitória do seu líder na meta. Nas primeiras rampas de Hautacam, Kadri foi o primeiro da fuga a ceder enquanto no grupo de Nibali se via o tubarão italiano seguir na roda do ataque de Chris Horner (LAM). Não só alcançou o norte-americano, como seguiu em solitário em busca de Nieve, único sobrevivente na frente e vencedor do prémio da combatividade neste dia.

A 8 km do desfecho da jornada, a distância esfumou-se no asfalto e Nibali alcançou Nieve, passando o espanhol da Sky e não parando mais até alcançar o 4º triunfo na 101ª edição. A 1m10s chegou Thibaut Pinot (FDJ), o líder da juventude que destronou Valverde do 2º lugar da geral. Logo em seguida, a 1m12 cruzou a linha Rafal Majka (TCS), que assegurou de vez a liderança da camisola da montanha. O novo rosto do pódio da geral, o experiente Jean-Christophe Péraud (ALM) de 37 anos subiu ao 3º lugar ao finalizar a jornada na 4ª posição.

Resultado Et18 dos heróis lusos e luso-descendente:
69 José Mendes (Por) TNE +21:45”
70 Tiago Machado (Por) TNE +21:45”
71 Nelson Oliveira (Por) LAM +21:45”
91 Sérgio Paulinho (Por) TCS +28:41”
105 Armindo Fonseca (Fra) BSE +31:01”

CG após Et18:
70 Tiago Machado (Por) TNE +2:57:07”
87 Nelson Oliveira (Por) LAM +3:21:29”
91 Sérgio Paulinho (Por) TCS +3:27:27”
122 José Mendes (Por) TNE +3:58:45”
137 Armindo Fonseca (Fra) BSE +4:19:46”

Resultados Et18 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et18 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.