Avançar para o conteúdo principal

Et17 TDF: Piscadela do vencedor Majka

Há 21 anos atrás, Zenon Jaskula foi o primeiro polaco a vencer uma etapa no Tour de France, exactamente em Saint-Lary. Hoje, Rafal Majka seguiu as pedaladas do seu conterrâneo no mesmo local, alcançando a segunda vitória pessoal nesta 101ª edição, a terceira da Tinkoff-Saxo.
 
Piscadela do vencedor Majka (Foto @letour)

As tentativas de fuga na 17ª etapa não se fizeram esperar. Curta em extensão, longa na dureza, a jornada contou com três 1ªs categorias e uma categoria especial ao final dos 124,5 km iniciados em Saint-Gaudens. A primeira aventura de 8 corredores, com o português Sérgio Paulinho (TCS), não vingou, dando lugar a um grupo mais numeroso de 22 ciclistas na frente da corrida para enfrentar a primeira subida de Col du Portillon (km 57,5): Joaquim Rodríguez (KAT), Alessandro De Marchi (CAN), Bauke Mollema (BEL), Kristijan Durasek (LAM), Jakob Fuglsang (AST), Blel Kadri (ALM), Tom Dumoulin (GIA), Jurgen Van den Broeck (LTB), Fränk Schleck (TFR), Rein Taaramäe (COF), Nicolas Roche e Rafal Majka (TCS), Amaël Moinard e Peter Velits (BMC), David Lopez e Vassil Kiriyenka (Sky), Jesús Herrada, Jon Izagirre e Giovanni Visconti (MOV), Pierre Rolland, Yukiya Arashiro e Cyril Gautier (EUC).

Terminada a primeira subida, logo em seguida iniciaram Col de Peyresourde (km 82), onde Kiriyenka deixou os companheiros de fuga em busca do sucesso na etapa. Roche e Herrada tentaram chegar até ao bielorusso de expressão imperturbável, mas sem êxito. Kiryienka continuou sozinho, mas não por muito tempo. Na terceira escalada do dia, Col de Val Louron-Azet (km 102,5), já tinha novamente a companhia de 13 dos companheiros de fuga, muito pelo trabalho de Roche na perseguição.

Restava a derradeira ascensão, a mais dura de Saint-Lary Pla d'Adet. Ao longo dos seus 10,2 km de extensão, a 8,3% de pendente média, o figurino mudou. Na frente iniciaram a escalada Rolland, Roche, Moinard e Visconti, insistindo o italiano da Movistar numa pedalada em solitário a 8 km da meta. Contudo, o polaco Majka ainda não tinha posto um ponto final na fuga e, piscando o olho ao repórter de televisão, pedalou até Visconti, deixando-o de vez a 2,4 km da meta. Com a vitória à vista, Majka somou à segunda piscadela de olho a segunda vitória neste Tour, defendendo igualmente a liderança da montanha. A 29s cruzou a meta Visconti e a 46s Nibali.

Os dias passam e o Tour está cada vez mais perto do final. Na batalha pelo pódio, os franceses continuam a sua luta com Bardet (ALM) a desferir hoje um ataque na última descida, mas sem efeito para os mais directos rivais e tendo a equipa francesa em Péraud mais uma carta a jogar na geral. Valverde (MOV) ainda descolou do grupo, mas depressa a equipa apoiou o líder mantendo o 2º lugar da geral intacto, à imagem do 3º lugar de Pinot (FDJ). Quanto a Nibali (AST), os mais de 5 minutos de vantagem dão-lhe a tranquilidade necessária na liderança da Grande Boucle.

Resultado Et17 dos heróis lusos e luso-descendente:
52 Nelson Oliveira (Por) LAM +14:17”
54 Tiago Machado (Por) TNE +14:17”
65 Sérgio Paulinho (Por) TCS +16:49”
129 José Mendes (Por) TNE +25:59”
139 Armindo Fonseca (Fra) BSE +27:46”

CG após Et17:
75 Tiago Machado (Por) TNE +2:36:12”
89 Sérgio Paulinho (Por) TCS +2:58:46”
90 Nelson Oliveira (Por) LAM +2:59:44”
129 José Mendes (Por) TNE +3:37:00”
140 Armindo Fonseca (Fra) BSE +3:48:45”

Resultados Et18 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et18 TDF (www.letour.fr)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.