Avançar para o conteúdo principal

Et12 TDF: Vitória de Kristoff

Após uma extraordinária luta contra o sofrimento, Andrew Talansky (GRS) secou as lágrimas e terminou a etapa de ontem, mas hoje não partiu de Bourg-en-Bresse. A decisão de parar a sua aventura no Tour de France e descansar o corpo para as próximas provas foi tomada no dia em que se percorreram 185,5 km até à meta em Saint-Étienne, onde a vitória sorriu ao norueguês Alexander Kristoff (KAT) e Vincenzo Nibali (AST) guardou uma vez mais o maillot jaune.
 
Vitória de Kristoff (Foto © ASO/B.Bade)

A fuga foi tentada por cinco aventureiros: Sebastian Langeveld (GRS), Gregory Rast (TFR), Simon Clarke (OGE), David De La Cruz (TNE) e Florian Vachon (BSE). Ultrapassadas duas das quatro montanhas do dia, uma queda sofrida por De La Cruz levou também Langeveld a sentir a dureza do asfalto. Em consequência, o espanhol fracturou a clavícula, levando-o a abandonar a sua primeira Grande Boucle.

O quarteto continuou na frente, mas na escalada de Col des Brosses (3ª cat. km 138) apenas Clarke e Langeveld conseguiam manter o ritmo na frente. Enquanto a dupla se mantinha forte na última subida, em Côte de Grammond (4ª cat. km 164), no pelotão atacou outra dupla, esta francesa composta por Perrig Quémeneur e Cyril Gautier (EUC). No comando do grande grupo impunha o ritmo a Giant-Shimano para a possível vitória de Degenkolb, mais talhado para ultrapassar este final montanhoso do que o já vitorioso Kittel.

Ainda antes de coroar o alto, Simon Clarke tentou seguir em solitário. Tendo ainda 25 km para a linha chegou à sua companhia a dupla francesa. O trio permaneceu unido até faltarem somente 7 km para o desenlace, momento em que apenas Clarke e Gautier resistiam à perseguição do pelotão. Por fim, a dupla viu o sonho terminar a 5 km da meta, tendo o australiano da Orica-GreenEdge como prémio de consolação a combatividade do dia.

Com o sprint à vista, a Giant apagou-se da frente do pelotão e a Cannondale tomou as rédeas da aceleração, mas a vitória continuou a fugir a Peter Sagan. O eslovaco finalizou em segundo, sendo superado em cima do risco por Kristoff e ficando em terceiro o francês Arnaud Demare (FDJ).

Resultado Et12 dos heróis lusos e luso-descendente:
13 Armindo Fonseca (Fra) BSE m.t.
48 Rui Costa (Por) LAM m.t.
114 Sérgio Paulinho (Por) TCS +2:24”
135 José Mendes (Por) TNE +5:45”
151 Tiago Machado (Por) TNE +10:12”
160 Nelson Oliveira (Por) LAM +10:12”

CG após Et12:
13 Rui Costa (Por) LAM +5:34”
67 Tiago Machado (Por) TNE +1:12:49”
102 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:29:07”
105 Nelson Oliveira (Por) LAM +1:30:23”
148 Armindo Fonseca (Fra) BSE +2:05:15”
149 José Mendes (Por) TNE +2:05:25”

Resultados Et12 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et12 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.