Avançar para o conteúdo principal

Et11 TDF: Allez Gallopin, go Talansky!

O regresso do Tour após o dia de descanso trouxe uma jornada emocionante no seu final. O público dividiu-se entre vibrar com a vitória apertada de Tony Gallopin (LTB) e o cruzar de meta de Andrew Talansky (GRS) após 32m05s. Vincenzo Nibali (AST) permaneceu de amarela.
 
Vitória de Tony Gallopin (Foto © ASO)

De Besançon rumou-se a Oyonnax, já sem Cancellara (TFR) para pedalar os 187,5 km de jornada. ‘Spartacus’ arredou-se da restante Grande Boucle com o pensamento focado na preparação para os Mundiais, mas de mais nomes se faz o pelotão e dele saiu um trio para a fuga do dia. Cyril Lemoine (COF), Anthony Delaplace (BSE) e o campeão suíço Martin Elmiger (IAM) pedalaram tranquilos até à aproximação das montanhas. O início quase plano deu lugar a um final montanhoso, de quatro altos, onde a corrida mudou de cenário.

Na chegada a Côte de Rogna (3ª cat. km 141), a Garmin-Sharp encetou uma perseguição feroz no pelotão para alcançar a fuga, ao mesmo tempo que o seu corredor Talansky se debatia já atrasado para se manter em prova. O norte-americano, recente vencedor do Dauphiné, após várias quedas nos anteriores dias, viu quase chegar ao fim a sua incursão pelo Tour. Parou, o director da equipa falou com ele dando-lhe a escolha de abandonar ou continuar a pedalar. Talansky subiu à bicicleta e continuou sozinho, apenas acompanhado pelo carro da equipa.

O alto de Rogna foi superado apenas com o resistente Elmiger (IAM) na frente. Entretanto, no pelotão atacava Nicolas Roche (TCS) com Jan Bakelants (OPQ) na sua roda. O campeão suíço Elmiger ainda passou Côte de Choux (3ª cat. km 149), mas na aproximação de Côte de Désertin (4ª cat. km 153) já tinha a companhia da dupla perseguidora e também de Jesús Herrada (MOV) e Cyril Gautier (EUC).

Contudo, o quinteto seria apartado na última montanha, em Côte d’Échallon (3ª cat. km 168), onde Roche partiu em solitário com 21 km por pedalar e 12s a separá-lo do pelotão, agora comandado pela Cannondale, pensando na possível vitória de Sagan, juntamente com a Orica-GreenEdge para Gerrans. Alto coroado, a descida marcou o fim da aventura para o irlandês da Tinkoff-Saxo. A 16 km para o desenlace, Roche foi alcançado e um corte no pelotão levou a alguns ciclistas da geral a ficarem para trás, como o campeão do mundo Rui Costa (LAM), que desceu a 14º da geral.

Nesse momento, o ex-camisola amarela Tony Gallopin (LTB) começou uma luta contra todos. Atacou, pedalou, foi alcançado a 4 km da meta. Não desistiu, voltou a atacar a 2,5 km e sempre com os pedais adversários na sua roda, o pensamento era apenas um… allez allez Gallopin para a vitória da etapa! E assim triunfou, deixando na sua roda o grupo encabeçado por John Degenkolb (GIA) e Matteo Trentin (OPQ).

O público vibrou com a vitória francesa e meia hora mais tarde com o cruzar da linha de Talansky (GRS), que heroicamente terminou a jornada sozinho e dentro do tempo limite.

Por falar em heróis, fica ainda o registo de Tiago Machado (TNE) a ser entrevistado pelo Eurosport no final da jornada. O português, que emocionou o mundo do ciclismo na última jornada, afirmou sentir dores nas costas, perna e cotovelo, confessando a vontade de querer entrar novamente numa fuga e tentar lutar por uma vitória de etapa. Certamente, terá Portugal a torcer pelo minhoto guerreiro!
 
Tiago Machado no Eurosport (Foto Helena Dias)

Resultado Et11 dos heróis lusos e luso-descendente:
48 Rui Costa (Por) LAM +1:36”
62 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:36”
104 Nelson Oliveira (Por) LAM +18:25”
113 Armindo Fonseca (Fra) BSE +18:25”
115 José Mendes (Por) TNE +18:25”
116 Tiago Machado (Por) TNE +18:25”

CG após Et11:
14 Rui Costa (Por) LAM +5:34”
64 Tiago Machado (Por) TNE +1:02:37”
80 Nelson Oliveira (Por) LAM +1:20:11”
102 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:26:43”
152 José Mendes (Por) TNE +1:59:40”
158 Armindo Fonseca (Fra) BSE +2:05:15”
 
Resultados Et11 TDF (Foto Helena Dias)

CG após Et11 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.