Avançar para o conteúdo principal

Delio Fernández: “O objectivo é conquistar a camisola amarela em Lisboa”

Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) acaba de conquistar a primeira vitória da temporada no Troféu Joaquim Agostinho. Vista como uma prova que serve de antessala à Volta a Portugal, o galego de 28 anos concedeu-nos umas palavras a poucos dias de começar a Grandíssima, corrida ganha pela equipa em 2013 e onde brilhou com a vitória de uma etapa e o 11º lugar geral.

 
Delio Fernández vence Troféu Joaquim Agostinho (©João Fonseca)

Após um início de temporada atribulado, como tu próprio afirmaste, por fim chegou a vitória que tanto procuravas. Que significado tem para ti o triunfo do Troféu Joaquim Agostinho?
O ano passado alcancei resultados muito bons, por isso este ano tinha mais responsabilidade dentro da equipa para confirmar que no ano passado não foram resultados efémeros. Agora vou mais confiante para a Volta a Portugal. Queria chegar à Volta com algum bom resultado e tentei na primeira parte da temporada, mas não tive sorte, apesar de por exemplo no Alentejo me encontrar em boa forma.

Na verdade, a vitória fugia dos teus pedais, mas não da OFM. Até ao momento está a ser uma temporada pontuada de pódios e isso dá força à equipa a cada desafio, não?
Temos uma equipa com corredores capazes de alcançar resultados em cada corrida que participamos. É importante ir rodando, por isso todos tivemos uma oportunidade de brilhar ao longo da temporada. Temos um bom entendimento entre nós e cada vitória de um companheiro é uma conquista colectiva.

Ainda assim, o maior desafio está a chegar, a Volta a Portugal. Como se sente a equipa e tu próprio para a Grandíssima?
Penso que chego parecido ou um pouco melhor do que no ano passado. Gostaria de repetir os êxitos do ano passado. Nós vamos trabalhar na mesma direcção e o objectivo é conquistar a camisola amarela em Lisboa.

A OFM tem vários corredores com potencial para chegar à camisola amarela. Em qual dos corredores se vai focar a equipa para tentar defender o título ganho o ano passado?
Este ano, a equipa está um pouco mais forte na montanha e somos vários os corredores com potencial para discutir a camisola amarela. Mas a priori o Gustavo Veloso é o corredor mais apto. Tem mais que demonstrado que é um grande líder dentro e fora da estrada e é um dos máximos favoritos. Vamos confiar nele.

Não posso deixar de perguntar, além do mais por que é teu amigo. Chegamos à Volta e continua tudo sem resolução sobre o caso do vencedor. Como vês tudo o que se está a passar com Alex Marque, essa incerteza relativamente ao seu presente e futuro no ciclismo?
Alex é um grande amigo meu e lamento profundamente a situação injusta que tem vivido. Não posso entender a situação e a demora das autoridades em tomar uma decisão. Confio que se resolva rápido e que demonstre a sua inocência. Quando o vejo mais caído, entristece-me ver um amigo assim. Da mesma forma que me alegra muito esses dias em que está mais positivo e com vontade de treinar.


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)


---------- VERSIÓN CASTELLANO ----------


Delio Fernández: “El objetivo es lograr el maillot amarillo en Lisboa”

Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) acaba de lograr la primera victoria de la temporada en el Troféu Joaquim Agostinho. Tenida cómo una prueba que sirve de antesala a la Volta a Portugal, el gallego de 28 años nos ha concedido unas palabras a pocos días de comenzar la Grandíssima, carrera ganada por el equipo en 2013 y donde brilló con la victoria de una etapa y el 11º lugar general.

Tras un inicio de temporada atribulado, como tu proprio has afirmado, por fin llegó la victoria que tanto buscabas. Qué significado tiene para ti el triunfo del Troféu Joaquim Agostinho?
El año pasado logré muy buenos resultados por lo que este año tenía más responsabilidad dentro del equipo para confirmar que el año pasado no fueron resultados efímeros. Ahora voy con más confianza a la Volta a Portugal. Quería llegar a la Volta con algún buen resultado y lo intenté en la primera parte de la temporada, pero no tuve suerte, a pesar de que por ejemplo en Alentejo me encontraba en buena forma.

En verdad, la victoria huía de tus pedales pero no del OFM. Hasta el momento está siendo una temporada puntuada de podios y eso le da fuerza al equipo a cada reto, ¿no?
Tenemos un gran equipo con corredores capaces de lograr resultados en cada carrera en la que participamos. Es importante ir rotándonos por lo que todos tuvimos una oportunidad de brillar a lo largo de la temporada. Tenemos buen entendimiento entre nosotros y cada victoria de un compañero es un logro colectivo.

Aún así, el mayor reto está llegando, la Volta a Portugal. ¿Cómo se siente el equipo y tú propio para la Grandíssima?
Creo que llego parecido o un poco mejor que el año pasado. Me gustaría repetir éxitos del año pasado. Los corredores vamos a trabajar en una misma dirección y el objetivo es lograr el maillot amarillo en Lisboa.

El OFM tiene varios corredores con potencial para llegar al maillot amarillo. ¿En cuál de los corredores se va enfocar el equipo para intentar defender el título ganado el año pasado?
Este año el equipo está un poco más fuerte en la montaña y somos varios los corredores con potencial para optar al maillot amarillo. Pero a priori el corredor más apto es Gustavo Veloso. Tiene más que demostrado que es un gran líder dentro y fuera de la carretera y es uno de los máximos favoritos. Vamos a confiar en él.

No puedo dejar de preguntarte, además porque eres su amigo. Llegamos a la Volta y sigue todo sin resolución sobre el caso del vencedor. ¿Cómo ves todo lo que está pasando con Alex Marque, esa incertidumbre en cuanto a su presente y futuro en el ciclismo?
Alex es un gran amigo mío, y lamento profundamente la injusta situación por la que le ha tocado vivir. No puedo entender su situación y la demora de las autoridades en tomar una decisión. Confío que se resuelva rápido y que se demuestre su inocencia. Cuando lo noto decaído me entristece ver a un amigo así. De la misma forma que esos días en los que está más positivo y con ganas de entrenar, me alegra muchísimo.

Delio Fernández vence Troféu Joaquim Agostinho (©João Fonseca)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.