Avançar para o conteúdo principal

César Fonte: “A vitória na Volta a Albergaria teve um sabor diferente”


Em Junho, César Fonte (Rádio Popular-Boavista) chegou à liderança do Ranking Ciclista do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. Uma vitória arrebatadora da Taça de Portugal, com três vitórias em cinco provas pontuáveis, trouxe o ciclista minhoto da 16ª para a 1ª posição do Ranking. A APCP entrevistou César Fonte, que se encontra por estes dias em estágio na Serra da Estrela, em preparação para a prova rainha do calendário nacional, a Volta a Portugal.

(Foto Facebook César Fonte)
Como vês a tua chegada à liderança do Ranking Ciclista do Ano?
Encaro positivamente. É o resultado de uma boa época que estou a realizar até ao momento. E, por outro lado, demonstra a minha regularidade ao longo do ano.

Qual a vitória que destacarias como a mais significativa até ao momento?
Todas foram importantes e marcantes, mas pessoalmente a vitória na Volta a Albergaria teve um sabor diferente, pelas circunstâncias… estava à procura de vencer a Taça de Portugal e tinha poucos colegas comigo nessa competição, mas a vontade de vencer superou tudo, nesse dia demonstrámos muita classe.

A primeira fase da temporada foi bastante positiva. O que esperas da restante época e, principalmente, da Volta a Portugal?
Eu espero que as coisas continuem a sair da melhor forma, continuarei a trabalhar forte e com muita motivação para estar ao meu melhor nível na Volta a Portugal. Não tenho nenhum objectivo individual, porque o mais importante é o colectivo e, nesse aspecto, a nossa equipa Rádio Popular-Boavista tem como objectivo lutar pela Volta a Portugal.

Por último, a Rádio Popular-Boavista ocupa o 3º lugar no Ranking Equipa do Ano. Que significado atribui a equipa a este lugar?
A nossa equipa tem muito potencial, tem mostrado muita união e objectivos claros em todas as competições. O 3º lugar do Ranking demonstra isso mesmo. Pessoalmente só tenho que agradecer a todos os meus colegas, que muito têm trabalhado para mim durante esta época.

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.