Avançar para o conteúdo principal

37º Troféu Joaquim Agostinho

O Troféu Joaquim Agostinho celebra a sua 37ª edição entre os dias 10 e 13 de Julho. Regressa ao formato de quatro dias de prova, contando novamente com o contra-relógio individual disputado no prólogo, seguindo-se três etapas.


Na quinta-feira, o esforço individual será pedalado em Torres Vedras ao longo de 7,6 km, com o primeiro corredor a dar o tiro de partida na Av. 5 de Outubro. Na sexta-feira, a 1ª etapa percorre 170,3 km entre Manique do Intendente e Sobral de Monte Agraço. Sábado, na 2ª etapa, pedala-se o circuito em Torres Vedras com partida em Atouguia da Baleia, num total de 147,5 km. Para domingo está guardada a etapa rainha, na qual o pelotão parte para a 3ª jornada em São Martinho do Porto para mais tarde, ao final de 164 km, consagrar o grande vencedor no Parque Eólico da Carvoeira.

No total serão pedalados 489,4 km por 18 equipas, 9 nacionais e 9 estrangeiras. Portugal estará representado pelas equipas continentais Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Boavista, além das equipas de clube Anicolor, CC José Maria Nicolau e Liberty Seguros/Feira/KTM. No panorama internacional, juntam-se ao pelotão as equipas estrangeiras Andalucía (Esp), Burgos BH (Esp), Bridgestone Anchor Cycling Team (Jpn), Etixx (Cze), GSC Blagnac Vélo Sport 31 (Fra), Keith Mobel-Partizan (Srb), Lokomotiv (Rus), Team Ecuador (Ecu) e 4-72 Colombia (Col).

A mais cobiçada camisola, a flamejante amarela (Liberty Seguros) ditará o sucessor de Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) na vitória do Troféu, podendo o espanhol repetir o brilhante triunfo de 2013. Estarão também em disputa a camisola azul da montanha (Adega Alma Vitis), a cinza dos pontos (Modecort), a branca das metas volantes (Pretrab) e a laranja da juventude (Inst. Português do Desporto e Juventude).

Este ano, o Troféu irá assinalar os 30 anos do falecimento de Joaquim Agostinho, à semelhança do que será feito aquando da última etapa da 76ª Volta a Portugal. No dia 10 de Agosto, antes de cruzar a última linha de meta em Lisboa, o pelotão da Grandíssima irá passar junto à estátua de Agostinho, em Torres Vedras, homenageando o carismático ciclista português.

Não posso terminar este artigo sem referir o facto de uma das quatro principais equipas de clube (sub-23) lusas não ter sido convidada a participar na histórica prova do calendário nacional. A Maia-Bicicletas Andrade é uma das equipas lusas de maior longevidade, que tem aprimorado a formação dos jovens corredores, somando ainda o facto de celebrar 20 anos de existência em 2014, ano em que a Maia é também a Cidade Europeia do Desporto. O ano transacto, vivi uma etapa do Troféu Joaquim Agostinho acompanhando esta equipa na estrada (crónica), percebendo a importância para os jovens em correr esta específica prova, que lembra e homenageia tão importante ciclista português. Num ano de suma importância para a UC Maia, lamento não ver a equipa dos Maiatos a abrilhantar o pelotão em Torres Vedras.

ETAPAS
10/Jul – Prólogo 7,6 km
CRI Torres Vedras (17h)
11/Jul – Et.1 170,3 km
Manique do Intendente (11h45) / Sobral de Monte Agraço (15h40)
12/Jul – Et.2 147,5 km
Atouguia da Baleia (12h50) / Torres Vedras (16h10)
13/Jul – Et.3 164 km
São Martinho do Porto (12h) / Parque Eólico da Carvoeira (15h50)


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.