Avançar para o conteúdo principal

22ª Volta a Portugal do Futuro

O coração das jovens promessas do ciclismo luso já deve estar a bater mais depressa. Está a chegar a mais importante corrida do calendário nacional destinada aos sub-23… A 22ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros disputa-se entre os dias 17 e 20 de Julho e este ano internacionaliza-se, estando inscrita na UCI na categoria 2.2U. No total serão pedalados 585,7 km em 4 etapas, com o tiro de partida a ser dado em Águeda e o coroar do sucessor de António Carvalho (LAA) na Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014.

Na ementa, a Volta do Futuro oferece aos jovens heróis três metas volantes diárias e montanha q.b., focando-se maioritariamente no norte do país. Somente a 1ª etapa visita um pouco do centro de Portugal em 146 km entre Águeda e Oliveira do Bairro, tendo um prémio de montanha de 3ª cat. (km 71,4) em Varzielas.

A partir da 2ª etapa o pelotão pedala em asfalto nortenho, começando com 133,1 km desde Santa Maria da Feira até Arouca, com 3 montanhas por pontuar. As primeiras de 3ª cat. em Chão de Ave (km 43,1), Gamarão (km 62,7) e logo em seguida Santo António (km 74,7), contando ainda com uma 4ª cat. bem perto do final da jornada (km 124,3). O dia mais duro chega na 3ª etapa, reservando 148,4 km entre Castelo de Paiva e Montalegre com 3 escaladas, primeiramente a 3ª cat. em Fojos (km 74,4), seguida da 1ª cat. em Salto (km 94,9) e o final com a meta a coincidir com a 1ª cat. na Serra do Larouco, em Montalegre.

Para o último dia está guardada a mais longa jornada. A 4ª etapa percorre 157,5 km de Montalegre à Maia, num terreno propício para uma chegada ao sprint. Em pleno coração da Cidade Europeia do Desporto 2014 será coroado o grande vencedor da camisola amarela da 22ª Volta a Portugal do Futuro, bem como o vencedor da classificação dos pontos, da montanha e da juventude.

A abrilhantar o jovem pelotão vão estar 6 equipas lusitanas: Anicolor, Atlantic Service/Clube Xelb, CC José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM, Maia-Bicicletas Andrade e Selecção Nacional. De além-fronteiras chegam 6 formações: Café Baque-Conservas Campos (Esp), Caja Rural-Seguros RGA (Esp), Fundación Contador (Esp), Supermercados Froiz (Esp), CT 2020 (Bel) e Lokosphinx (Rus).

ETAPAS:
17/Jul – Et.1 146,7 km
Águeda (12h20) / Oliveira do Bairro (16h10)
18/Jul – Et.2 133,1 km
Santa Maria da Feira (12h45) / Arouca (16h25)
19/Jul – Et.3 148,4 km
Castelo de Paiva (12h35) / Montalegre (16h27)
20/Jul – Et.4 157,5 km
Montalegre (12h25) / Maia (16h26)

Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4

Apoio das Autarquias: Águeda, Oliveira do Bairro, Santa Maria da Feira, Arouca, Castelo de Paiva, Montalegre e Maia.
Patrocinadores Oficiais: Liberty Seguros, Banco BIC, RTP, Delta Cafés, Kia, Raposeira, Fundação INATEL, jornal A BOLA, Antena 1, Ciclismo a Fundo, Vitalis, KTM Bikes, Shimano, Dietsport, Pacto, Gráfica Simões & Gaspart, Instituto Geográfico de Portugal, Estradas de Portugal, Maia Cidade Europeia do Desporto.

Percurso detalhado aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.