Avançar para o conteúdo principal

Vicente De Mateos no comando da Taça

O espanhol Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) voou para a conquista do contra-relógio individual da 14ª Volta a Albergaria, destronando César Fonte (Rádio Popular-Boavista) da liderança da Taça de Portugal Elite/Sub-23.

A 4ª e penúltima prova pontuável correu-se em Albergaria debaixo de chuva. No esforço individual de 14,4 km, o mais directo adversário do líder da Taça não deixou escapar a oportunidade de agarrar a primeira vitória da temporada para a equipa de Loulé, que até ao momento tinha conquistado classificações secundárias em diversas provas, mas não na linha de meta. Vicente De Mateos pedalou para a vitória no empedrado de Albergaria e cruzou a meta com um tempo de 22m44s. No 2º lugar, a escassos 4s, terminou o galego Alejandro Marque (Supermercardos Froiz), demonstrando que mantém o saber e a boa forma neste regresso ao asfalto. E a fechar o pódio da jornada, no 3º lugar finalizou o jovem luso André Mourato (LA Alumínios-Antarte) a 14s.

Na juventude, uma vez mais o líder sub-23 Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) mostrou-se imbatível perante os jovens adversários, alcançando a vitória com o 9º lugar na prova. Já nos sub-23 de 1º ano, o destaque coube a Rui Carvalho (Maia-Bicicletas Andrade), contudo sem destronar Gaspar Gonçalves (Anicolor) da liderança deste escalão.

Segue-se este domingo a 5ª e última prova pontuável da Taça de Portugal, a etapa de 148,4 km em Albergaria, para a qual Vicente De Mateos parte na liderança com 200 pontos, a 4 de César Fonte e a 55 de Rúben Guerreiro.
 
Vicente De Mateos (By Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Rúben Guerreiro, Vicente De Mateos, Gaspar Gonçalves, Alex Marque
(By Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Resultados
1 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas 22:44
2 Alejandro Marque (Esp) Supermercados Froiz 22:48
3 André Mourato (Por) LA Alumínios-Antarte 22:58
4 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte 23:01
5 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive 23:09
6 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa 23:10
7 António Carvalho (Por) LA Alumínios-Antarte 23:13
8 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa 23:15
9 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 23:24
10 Joaquim Silva (Por) Anicolor 23:25

Resultados completos aqui
Relembrar 1ª prova Taça de Portugal: Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória
Relembrar 2ª prova Taça de Portugal: Vitória de César Fonte em Oliveira de Azeméis
Relembrar 3ª prova Taça de Portugal: César Fonte implacável na Taça

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.