Avançar para o conteúdo principal

Rafael Silva: «Apontamos a um novo objectivo: vencer a Taça de Portugal»

Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) tem vindo a afirmar-se no pelotão nacional desde sub-23 e, no ano em que cumpre a sua segunda temporada como profissional, assume-se aos 23 anos como um forte candidato à vitória de importantes competições nacionais como a Taça de Portugal. Pelo caminho, este ano conta já com a vitória do Grande Prémio Liberty Seguros e a rápida aproximação da liderança do Ranking APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.

Rafael Silva [by Nigel Goodenough]

Como vês esta chegada em Maio ao 2º lugar do Ranking Ciclista do Ano?
Em relação ao 2º lugar no Ranking, penso que vem confirmar a minha regularidade como ciclista, não só este ano mas ao longo dos últimos anos. Tento ser sempre o mais regular possível e estar na luta pela vitória, mas de facto este é talvez o meu ano de confirmação.

Quando subiste a profissional na temporada passada, pensaste que num espaço tão curto estarias no assalto à liderança do Ranking?
Muito sinceramente não esperava. Se tivesse oportunidade durante o ano podia discutir algumas corridas, mas não estava à espera de estar neste momento a discutir o Ranking, até porque para estar nessa discussão é preciso estar na luta pelas vitórias ao longo da temporada.

Que feedback tens tido da equipa, visto que por equipas a Efapel-Glassdrive ocupa igualmente o 2º lugar?
O feedback é totalmente positivo, desde o primeiro estágio que tivemos até ao dia de hoje, cada vez tenho mais elogios a fazer à equipa. Estamos muito unidos e com vontade de discutir a vitória em todas as corridas que participamos.

Também no arranque da Taça de Portugal alcançaste a 2ª posição, é uma meta vencer esta competição?
Tenho de admitir que desde a minha vitória no Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, tanto eu como a equipa apontamos a um novo objectivo, que é vencer a Taça de Portugal. Na primeira prova obtive o 2º lugar e estamos na discussão. Iremos fazer tudo para triunfar nesta importante competição, sabendo perfeitamente que irá ser muito difícil e que teremos adversários bastante fortes.

Tens vindo a demonstrar um início de temporada bastante regular. Com os Campeonatos Nacionais à porta, qual o teu objectivo face a essas provas?
Ao longo dos anos tento sempre ser o mais regular possível. É o que mais aprecio num ciclista. Portanto, os Campeonatos Nacionais não fugirão à regra e vou tentar apresentar-me nas melhores condições para, se tiver oportunidade, não desiludir ou para trabalhar para algum colega meu, se for esse o caso.

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.