Avançar para o conteúdo principal

Junho/2014: equipas e ciclistas lusos pelo mundo

Vitórias, exibições destacáveis e trabalho em equipa. O mês de Junho quebrou a famosa maldição do arco-íris, trouxe uma amarela há muito sonhada e confirmou talentos do pelotão nacional em disputa lado-a-lado com alguns dos maiores nomes do WorldTour.

(Foto Tour de Suisse)
O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) calou as dúvidas dos mais cépticos, rompeu com a tão falada maldição e alcançou um feito inédito, algo que tem vindo a fazer na sua carreira. Pela primeira vez, um ciclista conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Tour de Suisse, com o gosto especial de vestir a camisola arco-íris e tendo a seu lado Nelson Oliveira, o mais recente campeão nacional de contra-relógio e de fundo. Os mais cépticos passaram rapidamente à certeza de afirmar que o português é um dos melhores corredores do pelotão internacional e que a vitória no campeonato do mundo não foi mero acaso. Para quem já não duvidava do talento e perseverança que caracterizam Rui Costa, esta vitória foi ‘apenas’ mais uma confirmação, tendo como prémio acrescido a subida ao 3º lugar do Ranking UCI WorldTour, apenas antecedido por Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Nairo Quintana (Movistar).

Continuando no tema das vitórias, Tiago Machado (NetApp-Endura) colheu o fruto mais apetecido dos últimos anos. Desde 2010, aquando da vitória de uma etapa no Circuit Cyclist Sarthe, os triunfos escapavam até por escassos segundos. No entanto, nada demoveu o corredor minhoto de continuar o trabalho, as subidas ao pódio em 2ºs e 3ºs lugares, a conquista de classificações secundárias. Por fim, a amarela chegou no Tour de Slovenie, onde teve em José Mendes um companheiro incansável de trabalho e uma equipa incondicionalmente a seu lado, acreditando sempre no seu potencial de vencedor.

Após uma actuação marcante no Giro, André Cardoso (Garmin-Sharp) logrou este mês desempenhos notáveis em provas suíças, nomeadamente no GP du Canton d’Argovie e no Tour de Suisse, onde no último dia viveu uma fuga que o levou a terminar em 6º na etapa e 22º na geral.

Quanto a Bruno Pires e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), a dupla trabalhou afincadamente no Critérium du Dauphiné, onde o líder Alberto Contador chegou à amarela, sem no entanto preservá-la na última jornada. Um dia menos bom da equipa e um assalto inesperado de Talansky (Garmin-Sharp) à liderança levaram o espanhol a terminar a prova no 2º lugar, mesmo após uma exibição de luxo do ‘Pistolero’ na derradeira etapa. Bruno Pires fez parte dias depois da vitória alcançada pelo companheiro Nicolas Roche na Route du Sud.

Nessa mesma prova francesa, uma esquadra lusitana destacou-se entre os grandes do WorldTour. A Rádio Popular-Boavista partiu para esta competição deixando em Portugal César Fonte na defesa da Taça nacional, uma escolha que se mostrou acertada já que a vitória do troféu não lhe escapou. Além-fronteiras, o destaque coube a Frederico Figueiredo, que finalizou a Route du Sud no 15º lugar.

Merece referir a presença de jovens lusos na Volta a Coruña. A equipa de clube Liberty Seguros/Feira/KTM, sempre protagonista de boas exibições no país vizinho, trouxe para casa o 2º e 3º lugares em sub-23 com Leonel Coutinho e Rúben Guerreiro (vencedor da Taça de Portugal sub-23), tendo o primeiro conquistado a camisola das metas volantes. Alcançaram ainda com David Rodrigues a 6ª posição na geral.

E se muitos sonham representar o país na Selecção Nacional, os juniores tiveram este mês essa oportunidade pedalando o Trofeo Karlsberg, prova da Taça das Nações celebrada na Alemanha. À imagem do sucedido em Abril no Tour of Istria, Croácia, estes jovens não faltaram à chamada do seleccionador José Poeira, terminando todos a prova por etapas, demonstrando que a formação em Portugal dá os seus frutos e, por essa razão, vale a pena nomear um a um pela entrega apesar da sua juventude. Assim, finalizaram a prova em 33º Tiago Antunes, 44º André Carvalho (campeão nacional de fundo júnior), 46º Gonçalo Carvalho, 55º André Ramalho, 58º Ivo Oliveira (campeão nacional de CRI júnior) e 61º Rui Oliveira.

01/Jun, Les Boucles de l’Aulne, França
1 Alexis Gougeard (Fra) AG2R La Mondiale 3:58:00
58 Domingos Gonçalves (Por) LPM +11:26”

04-08/Jun, Tour de Luxembourg, Luxemburgo
1 Matti Breschel (Den) Tinkoff-Saxo 17:59:04
DNF Fábio Silvestre (Por) TFR

05-08/Jun, Boucle de la Mayenne, França
1 Stéphane Rossetto (Fra) BigMat-Auber93 13:31:17
50 José Gonçalves (Por) LPM +7:59”

06-08/Jun, Volta a Coruña, Espanha
1 José De Segovia (Esp) Supermercados Froiz 9:52:42
6 David Rodrigues (Por) LBS +1:07”
10 Luís Mendonça (Por) SPO +1:49”
11 Leonel Coutinho (Por) LBS +1:49” (metas volantes e 2º Sub-23)
12 Rúben Guerreiro (Por) LBS +1:49” (3º sub-23)
35 Nuno Pereira (Por) SPO +8:09”
42 Renato Avelar (Por) LBS +13:37”
60 Samuel Magalhães (Por) LBS +21:18”
64 David Ribeiro (Por) LBS +24:45”
67 Ivo Silva (Por) LBS +25:18”

12/Jun, GP du canton d’Argovie, Suíça
1 Simon Geschke (Ger) Giant-Shimano 4:31:14
21 André Cardoso (Por) GRS m.t.
27 Rui Costa (Por) LAM +10”
73 Nelson Oliveira (Por) LAM +4:43”
DNF Fábio Silvestre (Por) TFR

08-15/Jun, Critérium du Dauphiné, França
1 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp 31:08:08
OTL Sérgio Paulinho (Por) TCS
OTL Bruno Pires (Por) TCS

14-22/Jun, Tour de Suisse, Suíça
1 Rui Costa (Por) Lampre-Merida 33:08:35
22 André Cardoso (Por) GRS +9:12”
63 Nelson Oliveira (Por) LAM +46:23”

19-22/Jun, Tour de Slovénie, Eslovénia
1 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura 12:44:58
26 José Mendes (Por) TNE +9:00”

20-22/Jun, Route du Sud, França
1 Nicolas Roche (Irl) Tinkoff-Saxo 13:47:07
15 Frederico Figueiredo (Por) BOA +2:04”
33 Nuno Bico (Por) BOA +7:33”
41 Daniel Silva (Por) BOA +16:41”
43 Célio Sousa (Por) BOA +17:25”
64 Bruno Pires (Por) TCS +25:20”
DNF Ricardo Vale (Por) BOA
DNF Rui Sousa (Por) BOA
DNF Vergílio Santos (Por) BOA

20-22/Jun, Trofeo Karlsberg, Alemanha
1 Kristjan Kumar (Slo) 6:51:14
33 Tiago Antunes (Por) Sel.Nacional +2:14”
44 André Carvalho (Por) Sel.Nacional +6:13”
46 Gonçalo Carvalho (Por) Sel.Nacional +6:32”
55 André Ramalho (Por) Sel.Nacional +10:16”
58 Ivo Oliveira (Por) Sel.Nacional +11:17”
61 Rui Oliveira (Por) Sel.Nacional +13:31”

(escrito em português se acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.