Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: vitória incontestável de Eduard Prades

Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) venceu hoje a etapa em linha e conquistou o 35º Grande Prémio Abimota, sucedendo no palmarés da prova ao argentino Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas), vencedor da última edição.

Após o prólogo de ontem se ter disputado na especialidade de contra-relógio por equipas, no qual o tempo não contou para a classificação geral individual, a OFM-Quinta da Lixa partiu para a única etapa em linha envergando a camisola amarela com Arkaitz Durán, primeiro a cruzar a meta no esforço colectivo.

A jornada em dia de feriado, pela comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, levou o pelotão da Figueira da Foz até Águeda num total de 175 km recheados de montanha. O menu das escaladas apresentava três 3ªs categorias no Buçaco (km 72,6), Vale de Carneiro (km 99,7) e Freimoninho (km 125,3), acrescentando a 2ª categoria no Caramulo (km 135,5).

As fugas tentadas a par da dureza do terreno levaram ao fragmentar do pelotão em vários grupos. Nas primeiras subidas destacaram-se Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) a coroar o Buçaco e Diego Rubio (Efapel-Glassdrive) o alto de Vale de Carneiro e Freimoninho.

No entanto, na aproximação à última escalada, Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) desferiu um ataque que o levou a coroar o Caramulo e rumar em solitário até à meta, onde agarrou de forma incontestável o triunfo do GP Abimota, deixando a 44s o companheiro de equipa Arkaitz Durán e a 46s César Fonte (Rádio Popular-Boavista).

A OFM-Quinta da Lixa somou assim a segunda vitória consecutiva, após conquistar o contra-relógio do dia anterior, sendo para Eduard Prades a sua segunda vitória da temporada. O ciclista de 26 anos, líder do Ranking Nacional APCP desde Março, vem somando actuações destacáveis em cada prova, acrescentando ao triunfo da 2ª etapa da Volta ao Alentejo a 35ª edição do GP Abimota. Além da camisola amarela, Prades venceu também a classificação dos pontos.

Nas demais classificações secundárias, Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) brilhou na montanha, André Mourato (LA Alumínios-Antarte) nas metas volantes, Iúri Jorge (Louletano-Dunas Douradas) na meta autarquias, Rui Rodrigues (Anicolor) na meta bolinhas e David Rodrigues (Liberty Seguros/Feira/KTM) como 1º corredor de equipa de clube.

Na batalha dos mais jovens corredores do pelotão nacional, Joaquim Silva (Anicolor) agarrou a camisola branca ao conquistar o 1º lugar da juventude, seguido de Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista) e Tiago Ferreira (Maia-Bicicletas Andrade). Na meta, cruzaram a linha em 11º (+2:10”), 17º (+6:22”) e 21º (+14:27”) respectivamente.

Quanto à classificação no colectivo, a OFM-Quinta da Lixa imperou entre as 14 equipas presentes, enquanto a Liberty Seguros/Feira/KTM foi a mais destacada entre as formações de clube na 5ª posição.

Como nota final, dois regressos ao pelotão nacional marcaram esta competição. O galego Alejandro Marque (Supermercados Froiz) terminou o GP Abimota no 37º lugar (+18:24”) e Vítor Gamito (LA Alumínios-Antarte) na 62ª posição (+18:32”).
 
Pódio final 35º GP Abimota [Foto Fátima Almeida]

Resultados
1 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa 4:28:05 [39,143 km/h]
2 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +44”
3 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +46”
4 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +50”
5 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive +2:08”
6 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +2:08”
7 Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte +2:08”
8 David Rodrigues (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +2:09”
9 Pedro Merino (Esp) Supermercados Froiz +2:10”
10 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +2:10”

Resultados completos aqui
Relembrar Prólogo GP Abimota: 'Vitória da OFM e o regresso de Gamito e Marque'
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro