Avançar para o conteúdo principal

GP Abimota: vitória da OFM e o regresso de Gamito e Marque

A OFM-Quinta da Lixa venceu o prólogo do 35º GP Abimota. A formação de Sobrado pedalou os 4 km do contra-relógio por equipas a 39,560 km/h num tempo de 6m04s, superando em 1s a Efapel-Glassdrive e em 7s a LA Alumínios-Antarte.

A vitória no esforço colectivo garantiu à OFM-Quinta da Lixa a liderança da camisola amarela com Arkaitz Durán, o primeiro a cruzar a linha de meta instalada na Avenida de Espanha, junto ao Forte da Figueira da Foz. Seguiram-se os companheiros de equipa Mário Costa em 2º e Gustavo Veloso em 3º, que ocupam as mesmas posições na geral.

Entre as equipas de clube lusas, a Anicolor finalizou no 7º lugar a 14s, seguida da Liberty Seguros/Feira/KTM em 9º e da Maia-Bicicletas Andrade em 10º, ambas a 22s. No entanto, a liderança da juventude pertence a Ricardo Vale Ferreira, da equipa continental Rádio Popular-Boavista, por ter sido o primeiro sub-23 a finalizar a curta jornada, seguindo-se os jovens da Anicolor em 2º Rui Rodrigues e em 3º Carlos Ribeiro.

No regresso à competição, o vencedor da Volta a Portugal de 2013, Alejandro Marque voltou a sentir o gosto de pedalar em território luso com a formação galega Supermercados Froiz. A equipa finalizou em 8º lugar, a 17s da vencedora e ex-casa de Marque. O galego partirá amanhã na 23ª posição da geral.

Também no centro das atenções, o vencedor da Volta a Portugal de 2000, Vítor Gamito viveu aos 44 anos o primeiro dia de competição de estrada ao fim de 10 anos retirado, devido na altura a ser-lhe detectado um bloqueio aurículo-ventricular de 3º grau, sentenciando o fim precoce da carreira de ciclista profissional. Hoje, ao serviço da LA Alumínios-Antarte, Gamito cumpriu este seu regresso com a equipa 3ª classificada, partindo amanhã no 66º lugar da geral, a 39s do camisola amarela.

Longe das três etapas de mais de 100 km com início em Espanha nas últimas edições, o 35º GP Abimota vive-se por completo em território português. Após o contra-relógio, será a vez da única etapa em linha a ligar a Figueira da Foz a Águeda num total de 175 km, no final dos quais se irá encontrar o sucessor de Jorge Montenegro (Louletano-Dunas Douradas), vencedor da edição anterior [após ser retirada a vitória do então companheiro de equipa Sérgio Ribeiro, devido à suspensão na sequência de irregularidades no passaporte biológico]. O pelotão terá à sua espera muita montanha, mais precisamente três escaladas de 3ª categoria no Buçaco, Moinho do Pisco e Freimoninho, além da dura 2ª categoria no Caramulo.

Resultados
1 OFM-Quinta da Lixa 6:04
2 Efapel-Glassdrive +1”
3 LA Alumínios-Antarte +7”
4 Louletano-Dunas Douradas +8”
5 Banco BIC-Carmim +10”
6 Rádio Popular-Boavista +14”
7 Anicolor +14”
8 Supermercardos Froiz +17”
9 Liberty Seguros/Feira/KTM +22”
10 Maia-Bicicletas Andrade +22”
11 CC José Maria Nicolau +23”
12 CC Padrones +26”
13 CC Spol +33”
14 EC Magro +35”

Geral
1 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa 6:04
2 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
3 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
4 Victor De La Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +1"
5 Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive +1"
6 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive +1”
7 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +1”
8 André Mourato (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
9 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +7”
10 Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte +7”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.