Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Pedro Paulinho no Challenge de Loulé

Pedro Paulinho agarrou a vitória do 2º Challenge de Loulé. A dois dias de completar 24 anos de idade, o corredor da LA Alumínios-Antarte alcançou o primeiro triunfo da temporada e o segundo consecutivo para a equipa, que ainda ontem iniciou a Taça de Portugal a vencer com Daniel Freitas.

O pelotão elite/sub-23 despediu-se do sol algarvio na manhã de domingo disputando o 2º Challenge de Loulé. Num total de 63 km, o circuito foi pedalado em 30 voltas com a Praça da República a ser o ponto de partida e chegada. Uma corrida contada em inúmeras fugas e ambicionada por muitos na busca pela vitória do dia.

De todas as tentativas de fugir ao pelotão, a última vingou levando Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) a conquistar a linha de meta com alguma vantagem sobre os companheiros de aventura e a sua equipa a classificação do colectivo. Na 2ª posição terminou Luís Fernandes (OFM-Quinta da Lixa), actual líder Equipier do Ranking APCP, e em 3º o jovem Luís Gomes (Maia-Bicicletas Andrade), que se tem destacado no pódio sub-23 das provas disputadas até então do calendário nacional.

Os três dias no Algarve terminam com três vencedores distintos… César Fonte (Rádio Popular-Boavista) conquistou o 5º Challenge de Tavira, Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte) triunfou na 1ª prova da Taça de Portugal e o seu companheiro Pedro Paulinho brilhou hoje em Loulé.
 
Pódio 2º Challenge de Loulé (Foto @UCMaia)

Resultados
1 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte 1:56:18
2 Luís Fernandes (Por) OFM-Quinta da Lixa +41”
3 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade +41”
4 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +41”
5 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +41”
6 Xavier Silva (Por) Anicolor +1:09”
7 João Silva (Por) Efapel-Glassdrive +1:09”
8 João Rodrigues (Por) Banco BIC-Carmim +1:09”
9 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +1:09”
10 Iúri Jorge (Por) Louletano-Dunas Douradas +1:24”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.