Avançar para o conteúdo principal

Viagem ao ciclismo YouTube

O YouTube é uma fonte inesgotável de vídeos relacionados com ciclismo. Numa curta busca podemos encontrar o mais variado leque de imagens, quer profissionais quer amadoras, relacionadas com a modalidade. As incursões ‘YouTubeiras’ -expressão acabadinha de inventar- são algo que faço habitualmente, em consequência de pesquisas para trabalho, como também na descoberta de momentos velocipédicos vividos por quem ama este desporto e faz dele um modo de vida.

Habitualmente, todos os vídeos com mais de 3 ou 5 minutos são prontamente postos de lado por grande parte das pessoas. Quanto mais curto for o vídeo, maior probabilidade tem de sucesso em número de visualizações, ou assim reza a história. Contudo, nas buscas por documentários ou vídeos mais extensos, deparamo-nos com interessantes histórias, relatos impressionantes da dureza desta modalidade, traços da vida de um ciclista profissional ou simples passeios de bicicleta pelo mundo.

Assim sucedeu numa dessas incursões por estes dias… Intitulado “Cycling Portugal (Lisbon – Faro)”, este vídeo relata uma viagem solitária de um estudante em Istambul, que decide passar as férias numa viagem ciclística em Portugal. Em números, este aventureiro pedalou 340 km ao longo de 5 dias (1 dia de descanso), cerca de 20 horas a uma velocidade média de 17,25 km/h (máxima de 48,78 km/h).

De uma forma muito simples, esta viagem de bicicleta entre Lisboa e Faro leva-nos a desfrutar das paisagens que embelezam o território lusitano. Tudo condensado em 17m36s de comunhão com a natureza, este vídeo demonstra uma vez mais como o ciclismo (em provas profissionais ou puro ciclo-turismo) é uma fonte de valorização e divulgação de um país, é um dos meios mais viáveis pelo qual um país se pode promover a nível turístico.


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.