Avançar para o conteúdo principal

Giro d’Itália: os primeiros dias na Irlanda

A Irlanda do Norte engalanou-se de rosa para os três dias iniciais do 97º Giro d’Itália, onde Marcel Kittel (GIA) e Michael Matthews (OGE) foram os grandes protagonistas. Belfast recebeu as duas primeiras jornadas e a terceira pedalou-se entre Armagh e Dublin. O alemão Kittel sprintou para duas impressionantes vitórias, o australiano Matthews (OGE) assumiu a liderança da maglia rosa no segundo dia, recebendo-a do seu companheiro canadiano Svein Tuft, líder na jornada inaugural.
 
Michael Matthews (Foto www.gazzetta.it/Giroditalia/2014/it)

Os ‘escarabajos’ da equipa Colombia deram o tiro de partida no contra-relógio colectivo do dia inaugural. A chuva apareceu e acompanhou várias equipas no decorrer dos 21,7 km, onde a Orica-GreenEdge foi a mais forte entre as 22 armadas com um tempo de 24m42s. A Omega Pharma-Quick Step esteve a 5s do triunfo e a BMC, do favorito Cadel Evans, gastou apenas mais 7s numa demonstração de força logo à partida.

O sonho rosa começou bem para a equipa australiana e Svein Tuft, primeiro maglia rosa no dia do seu 37º aniversário. Mas se para uns o sonho começou em pleno, para outros foi um verdadeiro pesadelo. A Garmin-Sharp viu quatro dos corredores sentirem a dor do asfalto, não só no corpo como na alma da equipa… a correr em casa, o irlandês Daniel Martin, que sonhava com a batalha pela geral, disse adeus ao Giro com fractura de clavícula, bem como o companheiro Koldo Fernández. Apesar do infortúnio da queda, Nathan Haas e André Cardoso não sofreram consequências de maior, continuando numa batalha que se tornou ainda mais dura psicologicamente, agora focados em Ryder Hesjedal como líder e também na busca por vitórias em etapas.

A segunda etapa viveu-se quase na sua totalidade junto à costa, novamente tendo por companhia a tão pouco querida chuva. Sem grande história ao longo dos 219 km de jornada, um quarteto esteve em fuga até bem perto do final -Tjallingii (BEL), Romero (COL), Armée (LTB) e Fedi (NRI)-, proporcionando alguma animação na  luta pelas duas metas de montanha, onde Tjallingii agarrou a primeira maglia azzurra. Por sua vez, a Orica-GreenEdge juntamente com a Giant-Shimano e, finalmente, a Cannondale derreteram a vantagem da aventura, que animou um pouco mais a etapa com os derradeiros ataques dos fugitivos à falta de 8 km para o final. Novamente, o corredor da Belkin foi protagonista sendo o último alcançado a 3 km da meta. Sem surpresa, após uma apertada curva a 300m da linha final, o máximo favorito Marcel Kittel (GIA) sprintou para a vitória da etapa, frente a Nacer Bouhanni (FDJ) e Giacomo Nizzolo (TFR), alcançando assim a vitória de etapa que lhe faltava no palmarés das três grandes voltas.

Na terceira e última etapa vivida na Irlanda, entre Armagh e Dublin, o holandês Tjallingii (BEL) não perdeu tempo e rumou à fuga da jornada de 187 km para defender a liderança da maglia azzurra, conseguindo-o acompanhado na aventura por Godoy (AND), Rubiano (COL), Cecchinel (NRI) e Dockx (LTB). Uma vez mais, o pelotão trabalhou para uma chegada ao sprint e a fuga terminou a 7 km da linha de meta. Na capital irlandesa, a multidão de Tifosi aplaudiu o aniversariante do dia, Marcel Kittel (GIA), dono de um ‘sprintazo’ de deixar qualquer um de boca aberta… Kittel fez uma recuperação incomparável nos últimos metros, passando toda a concorrência, vindo pela direita dos adversários até ao cruzar vitorioso da linha de meta, deixando atrás de si Ben Swift (SKY) e Elia Viviani (CAN).

O Giro despediu-se da Irlanda com Michael Matthews (OGE) de maglia rosa e os primeiros 427,7 km pedalados entre muita chuva e algumas quedas, contudo uma aposta ganha por parte do organizador RCS Sport em levar a ‘Corsa Rosa’ até à ilha irlandesa, onde foi sempre recebido com enchentes de Tifosi ao longo das três etapas. Esta segunda-feira, dia de descanso, o pelotão ruma a Itália para travar a batalha dos restantes 3017,7 km.

Olhando às posições de alguns favoritos à geral, Cadel Evans (BMC) ocupa o 14º lugar (+21”), Nairo Quintana (MOV) o 59º lugar (+1:09”) e Joaquim ‘Purito’ Rodríguez (KAT) o 116º lugar (+1:47”). Tudo em aberto para a verdadeira dureza que espera o pelotão nas etapas montanhosas do 97º Giro, para as quais o português André Cardoso (GRS) parte ocupando a 185ª posição da geral (+6:11”).

CG após 3ª etapa [by Helena Dias]

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro