Avançar para o conteúdo principal

Giro d’Itália: 2ª semana da Corsa Rosa

A 2ª semana do 97º Giro d’Itália foi marcada pela mudança de líder, emoção q.b. e vitórias surpreendentes. Tudo numa semana em que se recordou Marco Pantani nas chegadas a Oropa e Montecampione, homenageando ‘Il Pirata’ 10 anos após a sua morte.
 
Rigoberto Urán (Foto www.gazzetta.it/Giroditalia/2014/it)

Revigorado após o 2º dia de descanso, o pelotão enfrentou na 10ª etapa um percurso não muito longo de 173 km entre Modena a Salsomaggiore Terme. Longe da dureza esperada mais para o final da semana, a sempre existente fuga fez-se pela dupla italiana Fedi (NRI) e Bandiera (AND), que viu o sonho terminar a 9 km da meta, onde Nacer Bouhanni (FDJ) conquistou a sua terceira vitória no Giro. Um poderoso sprint frente a Nizzolo (TFR) e o antigo maglia rosa Matthews (OGE), que abandonaria a prova antes de nascer o novo dia.

Cadel Evans (BMC) seguiu seguro de rosa para a 11ª etapa, já sem um dos companheiros no pelotão. Yannick Eljssen sofrera uma queda no dia anterior, reduzindo a armada da BMC a 8 unidades. Com tranquilidade percorreram os longos 249 km de Collecchio a Savona, onde a aventura de 14 corredores viu terminar a fuga antes do final da última dificuldade em Naso Di Gatto, momento eleito por Michael Rogers (TCS) para ganhar vantagem na descida, ainda a 24 km do final. O australiano da Tinkoff-Saxo chegaria à vitória em solitário na meta, triunfo sentido como uma lufada de ar fresco após o período de afastamento, desde o outono passado por controlar positivo a clembuterol, sendo absolvido pela UCI. Com 10s de vantagem triunfou sobre o pelotão, no qual Simon Geschke (GIA) fez 2º e Enrico Battaglin (BAR) 3º, já cheirando uma possível vitória.

Mas as expectativas concentravam-se na 12ª etapa. O tão aguardado contra-relógio individual levou os corredores a percorrerem 41,9 km de estrada perigosamente molhada entre Barbaresco e Barolo. O clima mostrava-se impiedoso com o Giro e todo o cuidado era pouco para os favoritos à geral não perderem tempo ou até conseguirem algum ganho relativamente ao líder Cadel Evans (BMC). O esforço individual ditou a perda da liderança, mesmo Evans fazendo o 3º melhor tempo… O colombiano Rigoberto Urán (OPQ) voou para a vitória da etapa em 57m34s, fazendo história no Giro. Pela primeira vez, um colombiano envergava a maglia rosa e o momento jamais será esquecido. Histórica poderia ter sido igualmente a terceira vitória de Diego Ulissi (LAM), mas o voo de Urán não permitiu, acabando o italiano por realizar o 2º melhor tempo a 1m17s, com Evans em 3º a 1m34s e descendo a 2º da geral. Este dia ficou marcado pela queda de Tobias Ludvigsson (GIA), levando-o a abandonar o Giro à imagem de Chris Anker Sorensen (TCS), que apesar de terminar a etapa do dia anterior de forma inacreditável massacrado pela queda, por conselho médico não partiu para o contra-relógio.

Em novo dono colombiano, a maglia rosa mostrava-se ao rubro, mostrando ser totalmente imprevisível o desfecho da 97ª edição. Antes da alta montanha surgir, a 13ª etapa esperava uma chegada ao sprint. O pelotão pedalou tranquilo desde Fossano até perto do final dos 157 km a marcar a linha de meta em Rivarolo Canavese. Tão tranquilo, que parece ter esquecido o sexteto em fuga. Subestimado o sonho da fuga, o final foi pedalado a todo o gás pelos comboios dos máximos favoritos ao sprint… mas era tarde demais e do sexteto restou um trio, onde o italiano Marco Canola (BAR) surpreendeu oferecendo a sua primeira vitória no Giro à ‘pequena’ Bardiani-CSF entre as grandes WorldTour, deixando em 2º Jackson Rodríguez (AND) e em 3º Angelo Tulik (EUC).

Não se pense que a Bardiani ficaria por aqui. Reforçada na sua auto-confiança, a armada italiana viria a conquistar a 14ª etapa. No primeiro desafio de alta montanha, o pelotão partiu de Agliè e atravessou 164 km montanhosos até à chegada de 1ª cat. em Oropa, recordando a escalada mítica de Pantani em 1999. Saltando para a actualidade, a dureza da jornada começou a sentir-se na 3ª cat. de La Serra (km 30,5), seguindo-se a 1ª cat. de Alpe Noveis (km 95), passando pela 2ª cat. de Bielmonte (km 122,4) e, por último, a escalada até à meta onde o Santuário de Oropa –Património da Unesco– servia de cenário idílico ao possível ataque à liderança de Urán (OPQ). A fuga tentada por 21 corredores parecia mostrar-se infrutífera, mas seria dela a vitória da jornada. Nem os ataques vindos do pelotão por Pierre Rolland (EUC), Ryder Hesjedal (GRS), entre outros, conseguiram enfraquecer quem seguia na frente. Contudo, testavam a força dos favoritos e nesse teste a AG2R foi exímia com Alexis Vuillermoz e Domenico Pozzovivo a dizimar o grupo já restrito. Pozzovivo ainda tentou fazer a diferença a 3,7 km do final, mas o ataque não produziu consequências de maior, cedendo Urán (OPQ) uns segundos na geral e Evans (BMC) aguentando ao seu ritmo o 2º lugar na geral. Apesar da animação entre este grupo, a vitória na meta caberia a um dos resistentes em fuga. O italiano Enrico Battaglin escreveria o seu nome no Giro, assegurando a segunda vitória consecutiva da Bardiani, com 7s sobre Dario Cataldo (SKY) e a 17s de Jarlinson Pantano (COL).

Antecedendo o 3º dia de descanso havia que superar a 15ª etapa, a segunda de alta montanha. Os 225 km iniciados em Valdengo escondiam na sua quase total planura a dureza do final em Plan di Montecampione, a 1ª cat. de 19,4 km de extensão, onde Marco Pantani venceu o Giro de 1998 num duelo inolvidável com Pavel Tonkov. A facilidade inicial propiciou uma fuga logo aos primeiros quilómetros. Entre os heróis da frente, Portugal vibrou com a actuação de André Cardoso (GRS). O corredor luso da Garmin-Sharp pedalou uma etapa heroica, faltando apenas a merecida vitória ao final. Lutou pelo sonho da fuga na parte plana e deu ainda mais luta no início da derradeira escalada. Montecampione viu cada um dos companheiros de fuga de André Cardoso ficar para trás, viu os favoritos à geral digladiar-se metro atrás metro de subida ultrapassada, viu os ataques de Rolland (EUC), a defesa da liderança de Urán (OPQ), a persistência de Evans (BMC)… Viu a supremacia de Fabio Aru (AST) a ultrapassar tudo e todos para a vitória aguerrida na meta, golpeando a perseguição de Fabio Duarte (COL) para o 2º lugar e de Nairo Quintana (MOV) para 3º, ambos a 21 e 22s do seu cruzar glorioso no alto. Montecampione viu verdadeiros campeões debaterem-se na sua dureza, mas também viu a heroicidade do português André Cardoso, que após batalhar pela possível vitória ainda disse presente quando o seu líder Ryder Hesjedal (GRS) precisou de apoio na escalada final.

Aliás, a Garmin-Sharp espelha bem a subtileza do Giro d’Itália, uma batalha imprevisível do princípio ao fim. Da queda vertiginosa do contra-relógio por equipas inicial, a armada americana não baixou os braços e elevou o líder Hesjedal a 11º da geral. Os 6m44s de distância para o maglia rosa Rigoberto Urán (OPQ), parecem de somenos importância quando olhamos ao esforço e trabalho de uma equipa, que vê ainda André Cardoso terminar a 2ª semana em 28º da geral (+30:24”).

O que esperar da 3ª semana do Giro? Certamente, muita batalha entre os primeiros classificados. Tudo se mostra em aberto quanto à liderança histórica de Urán (OPQ), presa por 1m03s sobre o veterano Evans (BMC) e 1m50s do jovem Majka (TCS), nunca esquecendo a sempre temerária ameaça do conterrâneo colombiano Quintana (MOV) a 2m40s e os italianos à espreita Aru (AST) a 2m24s e Pozzovivo (ALM) a 2m42s. Tudo pode acontecer nas 6 derradeiras etapas, onde as chegadas a Val Martello/Martelltal (ET16), Rifugio Panarotta (Et18) e Monte Zoncolan (Et20), a par da crono-escalada de Cima Grappa (Et19), esperam ter um papel fundamental no desfecho da ‘più bella corsa del mondo’.

CG após 15ª etapa [by Helena Dias]

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro