Avançar para o conteúdo principal

Daniel Freitas abre Taça de Portugal com vitória

Daniel Freitas abriu com um triunfo ao sprint a Taça de Portugal Liberty Seguros elite/sub-23. O jovem corredor da LA Alumínios-Antarte deu seguimento à boa temporada, que vem realizando na sua nova equipa, agarrando a vitória da 1ª prova pontuável da Taça, o Troféu Restaurante Alpendre.

Pelo segundo dia consecutivo, o pelotão saiu para as estradas algarvias acompanhado do sol primaveril. Da linha de partida situada junto ao Restaurante Alpendre até à linha de todas as decisões em Vila Nova de Cacela, os heróis do asfalto pedalaram 170 km bastante agitados em tentativas de fuga.

A primeira aventura, composta por 10 corredores, viu a tentativa terminar ainda a 90 km do final. Sem descanso, as tentativas sucederam-se até se formar um quinteto na frente, ao qual se uniu mais tarde César Fonte (Rádio Popular-Boavista), vencedor da prova do dia anterior, o 5º Challenge de Tavira.

Na perseguição, o pelotão vinha sendo seleccionado pela alta velocidade a par do terreno acidentado, encontrando-se bastante reduzido quando alcançou o grupo fugitivo a 4 km do desenlace.

No sprint final, Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte) prevaleceu sobre Rafael Silva (Efapel-Glassdrive), o recente vencedor do GP Liberty Seguros, e Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas). Com esta vitória, o corredor de 23 anos conquista o primeiro triunfo da temporada na linha de meta, somando aos dois maillots de metas volantes já assegurados, nomeadamente na Volta à Bairrada e na Clássica da Primavera.

Nesta 1ª prova da Taça de Portugal, os maillots secundários foram assegurados por Carlos Oyarzún (Efapel-Glassdrive) nas metas volantes e Henrique Casimiro (Banco BIC-Carmim) na montanha, que viu a sua equipa de Tavira ser soberana na classificação colectiva.

A par dos elites, também os heróis sub-23 disputaram a sua classificação nesta prova. Cruzando a meta em décimo, Carlos Ribeiro (Anicolor) classificou-se em primeiro lugar, ficando em segundo Rafael Reis (Banco BIC-Carmim) e em terceiro Joaquim Silva (Anicolor).

Relativamente aos mais novos entre os mais jovens, o Troféu Esperanças foi entregue a César Martingil (CC José Maria Nicolau), primeiro sub-23 de 1º ano. Os demais lugares do pódio Esperanças ficaram entregues a Gaspar Gonçalves (Anicolor), no dia do seu 19º aniversário, e a Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM).

O espectáculo do ciclismo não deixa o sul do país. Amanhã, o pelotão irá pedalar na manhã de domingo o Challenge Cidade de Loulé.

Pódio 1ª prova Taça de Portugal
(Foto equipa Louletano-Dunas Douradas)

Resultados
1 Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte 3:58:15
2 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
4 Francisco Gómez (Esp) Andalucía m.t.
5 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
6 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
7 António Carvalho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
10 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor m.t.

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro