Avançar para o conteúdo principal

Júnior Ivo Oliveira conquista Volta a Loulé

Por estes dias viveu-se em Portugal a 20ª Volta às Terras de Loulé, prova de quatro etapas destinada ao pelotão júnior, na qual Ivo Oliveira (CC Bairrada) se destacou como o grande vencedor da camisola amarela, triunfando em duas das quatro etapas.

Entre os dias 17 e 19 deste mês, o jovem pelotão de 99 corredores, constituído por 13 equipas lusas e 1 formação espanhola, percorreu 234,6 km entre etapas em linha e um contra-relógio individual. O Clube Ciclismo da Bairrada esteve em destaque em todas as frentes, vencendo por equipas e todas as camisolas em jogo.

A primeira etapa ligou Loulé a Querença, em 80 km, e viu brilhar na meta João Pereira (EC Carlos Carvalho), a 3s de Rui Oliveira (CC Bairrada) e a 5s de Alexandre Matos (Liberty Seguros/Feira/KTM).

No dia seguinte disputaram-se duas jornadas. Pela manhã, a crono-escalada entre Alte e Santa Margarida ditou Rui Oliveira (CC Bairrada) como vencedor, pedalando os 4 km em 7m56s a uma média de 31,765 km/h, deixando a 4s o irmão Ivo Oliveira (CC Bairrada) e a 5s Rafael Silva (Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé). Pela tarde, o Circuito de Alfontes de 5,8 km, totalizando em 7 voltas 40,6 km, teve como vencedor Ivo Oliveira, que cruzou a meta com o mesmo tempo do segundo classificado Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) e a 21s do terceiro João Pereira, que tinha inaugurado a Volta com uma vitória.

No último dia, os 110 km da quarta etapa, entre Almancil e Loulé, viram Ivo Oliveira repetir o triunfo na meta, impondo-se ao sprint a Tiago Antunes e a João Fernandes (BTT Loulé/BPI).

Nas contas finais, Ivo Oliveira (CC Bairrada) conquistou a 20ª Volta às Terras de Loulé, sucedendo ao vencedor da anterior edição Gaspar Gonçalves (Anicolor), somando ainda a vitória da camisola dos pontos. O pódio final ficou completo com Rui Oliveira (CC Bairrada) e Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau). Nas restantes camisolas, o Clube Ciclismo da Bairrada agarrou a montanha com João Maio e as metas volantes com Miguel Amorim.
                                                     
Numa fase da temporada em que já se deu início à disputa da Taça de Portugal deste escalão, os gémeos Oliveira continuam em destaque, após um brilhante início de ano na pista e continuando a pedalar talento na estrada. Rui Oliveira ocupa o 4º lugar e Ivo Oliveira a 2ª posição do ranking da Taça. Os irmãos do Clube de Ciclismo da Bairrada têm como principal adversário Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau), 3º classificado em Loulé e líder do ranking, fruto da vitória em duas das três provas realizadas, tendo o companheiro de equipa André Crispim agarrado a vitória na terceira prova, o qual terminou em 5º lugar a Volta às Terras de Loulé.

O pelotão júnior continua a competição no próximo dia 4 de Maio, aquando da 4ª prova da Taça de Portugal onde irá disputar o Troféu Município de Coimbra.

CC Bairrada vencedor da Volta a Loulé (Foto CC Bairrada)

C. Geral
1 Ivo Oliveira (Por) CC Bairrada 6:30:10
2 Rui Oliveira (Por) CC Bairrada +0:25
3 Tiago Antunes (Por) CC José Maria Nicolau +0:32
4 João Pereira (Por) EC Carlos Carvalho +0:48
5 André Crispim (Por) CC José Maria Nicolau +0:55
6 Gonçalo Carvalho (Por) Alcobaça/Crédito Agrícola +1:22
7 Rafael Silva (Por) Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé +1:27
8 Diogo Casaca (Por) CC Bairrada +1:40
9 Venceslau Fernandes (Por) EC Venceslau Fernandes +1:44
10 André Ramalho (Por) LA Alumínios/SGR Ambiente/CC A.Paio Pires +1:48
------
Equipas:
1 CC Bairrada (Por) 19:32:40
2 CC José Maria Nicolau (Por) 19:34:09
3 EC Carlos Carvalho (Por) 19:35:27
------
Pontos: Ivo Oliveira (Por) CC Bairrada
Montanha: João Maio (Por) CC Bairrada
Metas Volantes: Miguel Amorim (Por) CC Bairrada

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.