Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo: Clássicas de Espanha

Olá amigos!

Venho fazer um resumo das clássicas espanholas Miguel Indurain, La Rioja e Klasica Primavera de Amorebieta, onde estive este mês com a minha equipa Rádio Popular-Boavista.

Começando pelo GP Miguel Indurain, as 9 contagens de montanha fizeram desta corrida uma prova bastante dura, com um andamento muito forte desde o início. O ritmo imposto pela Movistar, equipa de Alejandro Valverde, endureceu ao máximo a corrida para ele fazer a diferença no final. Pelo menos a mim, esse ritmo imposto fez-me andar sempre no "bico do selim" e a sofrer. Ainda estava a recuperar de uma gripe que apanhei após a Volta ao Alentejo e acabei por desistir neste Grande Prémio, a 15 km do final no momento em que os comissários nos mandaram encostar, o que se compreende pelo final ser em circuito e não se poder facilitar com ciclistas atrasados, podendo prejudicar a frente da corrida. O melhor português de equipas lusas acabou por ser o meu colega de equipa Daniel Silva, em 25º lugar.

No dia seguinte disputámos a Vuelta a La Rioja, uma clássica diferente em termos de percurso. Mais plano, mas também cumprida a alta velocidade e sempre controlada pela equipa da Orica-GreenEdge para o seu sprinter. Uma fuga partiu com cerca de 8 ciclistas e atrás a equipa da Orica controlou a entrada da última volta do circuito, alcançando a fuga e preparando o sprint, onde acabou por vencer o Michael Matthews. Apesar de ainda não estar a 100%, neste dia já me senti melhor e na parte final arrisquei, fazendo um 14º lugar e sendo o melhor português na corrida.

Este fim-de-semana, foi a vez de rumar a Amorebieta para realizar a Klasica Primavera com uma forte presença de equipas portuguesas. Mais uma vez, a corrida foi controlada pela equipa Movistar, que tinha finalizado no dia anterior a Vuelta al Pais Vasco e queria fazer boa figura em Amorebieta. O percurso acidentado nos últimos 40 km e com 3 contagens de montanha fez com que na parte final se destacassem 3 ciclistas, que disputaram entre si a vitória visto cá atrás não haver entendimento na perseguição. Acabou por ganhar o homem da Caja Rural-Seguros RGA, Pello Bilbao, e eu acabei por sofrer uma aparatosa queda nos últimos 200m, que me originou diversas escoriações no corpo, mas felizmente não parti nada. O melhor português acabou por ser o Joni Brandão, da Efapel-Glassdrive, na 8ª posição.

A próxima competição é já nos dias 25, 26 e 27 de Abril, o GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria.

Até lá, boas pedaladas ;)
Frederico Figueiredo
 
Frederico Figueiredo (By www.elpedaldefrodo.com)
Resultados Frederico:
DNF GP Miguel Indurain
14º Vuelta a La Rioja, m.t. de Michael Matthews (OGE)
35º Klasika Primavera Amorebieta, a 1m25s de Pello Bilbao (CJR)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro