Avançar para o conteúdo principal

Tom Van Asbroeck triunfa em Cholet-Pays de Loire

Pódio Cholet (Foto @LPFrileux)
O belga Tom Van Asbroeck conquistou para a equipa Topsport Vlaanderen-Baloise a 37ª edição de Cholet-Pays de Loire, prova da Taça de França onde os gémeos lusos José e Domingos Gonçalves (La Pomme Marseille 13) marcaram presença.

Com partida e chegada em Cholet, o pelotão percorreu 206 km e logo após 6 km pedalados uma numerosa fuga de mais de 20 corredores tomou a frente da corrida, ganhando uma agradável vantagem de 5 minutos à passagem pela primeira de dez montanhas do dia, em Côte du cimetière/Les Gardes (km 24,5).

A distância relativamente ao pelotão foi sempre sendo controlada escalada atrás escalada, até ao momento em que uma queda no pelotão, antes da chegada à quarta subida em Côte du Mont Glonne (km 92,6), dividiu o grande grupo em dois deixando cerca de 40 ciclistas na perseguição à escapada, na qual o entendimento não era total.

À primeira passagem pela meta, ainda a 29 km para o desenlace e duas subidas por superar, 12 aventureiros mantinham-se na frente atacando-se mutuamente para alcançar o triunfo na meta. À passagem do último alto, em Côte de la Séguinière (km 197,8), Arnaud Courteille (FDJ.fr) tentou por duas vezes a sorte, mas os companheiros de fuga mostraram-se implacáveis e a vitória na linha de todas as decisões foi decidida ao sprint.

Tom Van Asbroeck (Topsport Vlaanderen-Baloise) impôs-se à concorrência, deixando no segundo e terceiro lugares o conterrâneo Sébastien Delfosse (Wallonie-Bruxelles) e o francês Sébastien Turgot (AG2R La Mondiale).

À imagem da prova de ontem, Classic Loire-Atlantique também da Taça de França, a vitória sorriu a um homem da fuga. Depois de ter alcançado já esta temporada o prémio de melhor trepador na Vuelta a Andalucía e ter terminado no 2º lugar do pódio há pouco dias na Nokere Koerse, o belga Tom Van Asbroeck (Topsport Vlaanderen-Baloise) sucede aos 23 anos ao francês Damien Gaudin, vencedor da edição anterior de Cholet-Pays de Loire. Somou ainda a camisola de melhor jovem na prova, ficando a camisola de melhor trepador entregue ao espanhol David Lozano (Novo Nordisk).

Devido à queda no decorrer da prova, dos 148 corredores integrantes do pelotão apenas 52 terminaram a prova. Os gémeos José e Domingos Gonçalves (La Pomme Marseille 13) foram dois dos desafortunados a não cruzar a meta.

Resultados
1 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 5:13:38
2 Sébastien Delfosse (Bel) Wallonie Bruxelles m.t.
3 Sébastien Turgot (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
4 Pierrick Fedrigo (Fra) FDJ.fr m.t.
5 Benoît Jarrier (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
6 Jimmy Engoulvent (Fra) Europcar m.t.
7 Frederik Veuchelen (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Gediminas Bagdonas (Lit) AG2R La Mondiale +0:06
9 Arnaud Courteille (Fra) FDJ.fr +0:10
10 Thomas Sprengers (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise +0:35
DNF Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille 13
DNF José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille 13

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.