Avançar para o conteúdo principal

Tiago Machado no pódio do Critérium International

(Foto web NetApp-Endura)
Tiago Machado (NetApp-Endura) protagonizou hoje um final de etapa extraordinário, cruzando a meta em 3º e finalizando o Critérium International no 3º lugar do pódio, precedido pelo vencedor da etapa Mathias Frank (IAM) e por Jean-Christophe Peraud (AG2R), segundo na meta e vencedor da camisola amarela.

O desenlace da 83ª edição do Critérium International viveu-se ao longo de 176 km entre Porto-Vecchio e Col de l’Ospedale. A jornada contou com um quinteto em fuga composto por Julien Fouchard (Cofidis), Angelo Tulik (Europcar), Flavien Dassonville (BigMat), Yoann Paillot (La Pomme Marseille) e Leonardo Duque (Colombia), tendo o colombiano coroado as três primeiras montanhas do dia em Côte de Roccapina (km 56,5), Côte d’Orasi (km 67) e Côte de Viggianello (km 93,5).

Com menos de 90 km por pedalar, o pelotão alcançou a fuga e coroou as montanhas seguintes em Col de Sainte-Lucie-De-Tallano (km 116) e Col de Bacinu (km 135). Restava a escalada final de 14 km até à meta.

A linha de todas as decisões esperava pelo vencedor no Col de l'Ospedale. Aos primeiros quilómetros da subida alguns ataques foram tentados, mas o ritmo imposto pela Trek seguida da AG2R não deixou margem para o êxito e o grupo foi reduzindo substancialmente.

Nos derradeiros 5 km, Tom Dumoulin (Giant) perdeu a liderança da camisola amarela, não conseguindo manter-se entre os 7 corredores que seguiam na frente. O mais atacante, Frank Schleck (Trek), tentou corresponder ao trabalho feito pela sua equipa, obtendo sempre resposta de Jean-Christophe Peraud (AG2R), Mathias Frank (IAM) e Rafal Majka (Tinkoff).

O quarteto ganhou alguma vantagem e enquanto serpenteava os 2 km finais da subida, entre ataques e contra-ataques, uma dupla recuperava terreno. Donos de uma hábil escalada, Tiago Machado (NetApp) e Eduardo Sepulveda (Bretagne) conseguiram alcançar o quarteto, com o português a não baixar o ritmo até ao risco final.

Na meta, Mathias Frank (IAM) agarrou a vitória da etapa e Jean-Christophe Peraud (AG2R) a camisola amarela ao terminar em segundo. A tão-somente 2 segundos, Tiago Machado (NetApp) finalizou em terceiro na etapa e na geral, repetindo o pódio alcançado em 2010: «Apesar de conhecer bem o percurso pelo meu 3º lugar em 2010 e 5º em 2011, o final não foi fácil. Tive de sofrer, mas é assim a vida de ciclista. Sinceramente surpreendeu-me alcançar os corredores na frente e ainda pensei lutar pela etapa, mas eles atacaram novamente muito cedo e tentei tirar o melhor proveito disso focando-me no pódio. Quis recompensar a minha equipa, que fez um grande trabalho apoiando-me durante o fim-de-semana».

A somar à presença de Tiago Machado, Portugal contou ainda com mais quatro lusos em prova, destacando-se o 14º lugar de André Cardoso (Garmin) na geral, seguido em 47º por José Gonçalves (La Pomme Marseille) e em 57º José Mendes (NetApp). Apenas Fábio Silvestre (Trek) não terminou a etapa.

(Foto © ASO/P.Perreve www.letour.fr)


Resultados Etapa 3
1 Mathias Frank (Sui) IAM Cycling 4:43:59
2 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
3 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:02
4 Frank Schleck (Lux) Trek Factory Racing +0:03
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +0:03
6 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement +0:13
7 Alexis Vuillermoz (Fra) AG2R La Mondiale +0:20
8 Fabio Duarte (Col) Colombia +0:36
9 Remy Di Gregorio (Fra) La Pomme Marseille13 +0:36
10 Julien Simon (Fra) Cofidis +0:36
11 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:36
47 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille 13 +12:42
57 José Mendes (Por) NetApp-Endura +20:42
DNF Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing
------
Montanha: Leonardo Duque (Col)
Pontos: Mathias Frank (Sui) IAM Cycling
Juventude: Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo
Equipas: IAM Cycling
------
Geral Final
1 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale 7:00:12
2 Mathias Frank (Sui) IAM Cycling +0:01
3 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:19
4 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +0:25
5 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement +0:26
6 Frank Schleck (Lux) Trek Factory Racing +0:28
7 Julien Simon (Fra) Cofidis +0:47
8 Alexis Vuillermoz (Fra) AG2R La Mondiale +0:48
9 Bob Jungels (Lux) Trek Factory Racing +0:57
10 Fabio Duarte (Col) Colombia +1:07
14 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +1:38
47 José Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +13:13
57 José Mendes (Por) NetApp-Endura +21:12

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.