Avançar para o conteúdo principal

Terceira vitória de Mezgec na Catalunya

Luka Mezgec (Giant-Shimano) alcançou o terceiro triunfo na 94ª Volta a Catalunya. Imparável na senda de vitórias, o esloveno da Giant-Shimano superou hoje na meta em Valls os franceses Julian Alaphilippe (Omega Pharma-Quick Step) e Samuel Dumoulin (AG2R La Mondiale). Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) manteve a liderança na Catalunha.
 
Luka Mezgec (Foto www.voltacatalunya.cat)

A quinta e mais longa das etapas partiu de Llanars-Vall de Camprodon para 218,2 km de asfalto até à chegada a Valls, terra do saudoso Xavier Tondo. Uma fuga de oito corredores formou-se após 50 km pedalados com Georg Preidler (Giant-Shimano) e Marcus Burghardt (BMC) a tomarem o comando da corrida, deixando os companheiros de aventura para trás.

O duo não chegou longe, consequência do trabalho realizado pelas equipas dos favoritos à geral na frente do pelotão. A 15 km do final, na chegada à única montanha do dia, a 2ª cat. em Lille (km 209,3), já o grupo rolava compacto, mas não tranquilo.

Ao longo da subida de 6,3 km ataques e contra-ataques foram tentados, um dos quais por Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) de imediato respondido por Romain Bardet (AG2R La Mondiale), Joaquim Rodriguez (Katusha), Nairo Quintana (Movistar) e Jakob Fuglsang (Astana), que coroou o alto isolado, mas logo em seguida foi alcançado pelo pelotão reagrupado.

O final viveu-se a grande velocidade e, após um ataque sem sucesso à entrada do último quilómetro por Ryder Hesjedal (Garmin-Sharp), nos derradeiros metros o sprint foi lançado com Luka Mezgec a não desperdiçar mais esta oportunidade, vencendo pela terceira vez na Catalunha.

Os favoritos chegaram todos com o mesmo tempo, mantendo sem alterações a classificação geral à partida para a etapa de amanhã, onde irão percorrer 172 km entre El Vendrell e Vilanova i la Geltru.

Quanto à dupla lusa da armada Tinkoff-Saxo, Sérgio Paulinho e Bruno Pires superaram mais uma jornada ocupando na geral o 123º e 134º lugares respectivamente.



Resultados Etapa 5
1 Luka Mezgec (Slo) Giant-Shimano 5:16:00
2 Julian Alaphilippe (Fra) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
4 Paul Martens (Ger) Belkin m.t.
5 Michel Kreder (Ned) Wanty-Groupe Gobert m.t.
6 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo m.t.
7 Adam Yates (GBr) Orica-GreenEdge m.t.
8 Kévin Reza (Fra) Europcar m.t.
9 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol m.t.
10 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
77 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:15
132 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +05:35
------
Montanha: Stef Clement (Ned) Belkin
Sprint: Michel Koch (Ger) Cannondale
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: Garmin-Sharp
------
C. Geral
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 23:03:34
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:04
3 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:07
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:10
5 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:10
6 Chris Froome (GBr) Sky +0:17
7 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:18
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:26
9 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +0:42
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:48
123 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +36:48
134 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +41:06

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro