Avançar para o conteúdo principal

Sensações da 32ª Volta ao Alentejo

A Volta ao Alentejo viu a amarela da 32ª edição ser conquistada pelo espanhol Carlos Barbero da Euskadi, formação continental remanescente da grande casa Euskaltel-Euskadi, extinta no final da temporada passada.

Uma vez mais Portugal não conseguiu chegar à amarela, quer por um ciclista luso quer por uma equipa lusitana. Ainda assim, à semelhança de 2013 voltou a terminar no pódio com a OFM-Quinta da Lixa, desta feita no 2º lugar com Edu Prades a escassos 10 segundos da glória.

As armadas continentais lusitanas estiveram nas fugas, nas perseguições, nas lutas pela linha de meta e na batalha pelo pódio final. Triunfaram em três das cinco etapas e terminaram com seis corredores entre os dez primeiros da geral.

Efapel-Glassdrive… 2ª por equipas, não teve a sorte do seu lado. Entre furos e problemas mecânicos nos momentos finais das primeiras etapas, conseguiu minimizar os danos terminando a prova com Garikoitz Bravo 8º na geral. A formação de Lourosa esteve ainda na luta pela vitória da terceira jornada, onde Filipe Cardoso fez 2º ao sprint.

OFM-Quinta da Lixa… 3ª por equipas, brilhou do princípio ao fim. Manteve Edu Prades na luta pela amarela, tendo o espanhol triunfado na segunda etapa. A equipa somou ainda a vitória da última jornada pelo sprinter Samuel Caldeira. Mesmo após a perda de Delio Fernández para a geral devido a queda, a OFM continuou na batalha pela Alentejana, tendo na frente do pelotão Hélder Oliveira e Mário Costa pedalando pelo fim das fugas, culminando no 2º lugar geral de Prades, uma pérola no pelotão português a chamar a atenção internacional, podendo rumar a um escalão superior na próxima temporada.

Banco BIC-Carmim… 4ª por equipas, viu quase sempre um dos seus corredores cruzar a meta nos dez primeiros. À terceira foi de vez e Manuel Cardoso, o melhor sprinter português da actualidade, não desperdiçou a oportunidade de brilhar na meta da terceira jornada, inaugurando o seu palmarés de 2014. Daniel Mestre e Amaro Antunes estiveram perto de triunfar em etapas, terminando na geral em 5º e 9º respectivamente. Rafael Reis foi 10º na geral da juventude.

Louletano-Dunas Douradas… 6ª por equipas, por muito pouco não terminou nos dez primeiros da geral, tendo Vicente De Mateos finalizado na 12ª posição. Ainda assim, esteve perto da vitória em etapas com Jorge Montenegro e Fran Moreno, dando nas vistas nas escapadas do dia com Micael Isidoro, Rui Vinhas e Raúl Alarcón.

LA Alumínios-Antarte… 8ª por equipas, brilhou no 4º lugar da geral com Edgar Pinto. O corredor luso esteve sempre na luta pela conquista da meta, finalizando no Top 10 em três das cinco etapas. Uma boa promessa para o pódio da cobiçada Volta a Portugal, tendo aí que melhorar o desempenho no contra-relógio.

Rádio Popular-Boavista… 11ª por equipas, começou a Alentejana com o pé esquerdo. O 2º lugar alcançado por César Fonte no primeiro dia transformou-se em 5º, somando ainda uma penalização de 30s pelo sprint irregular. A sua trajectória rumo à meta não parece realmente correcta, contudo salienta-se o facto do Colégio de Comissários dever avisar o ciclista sobre a penalização ao final desse dia e não no início da segunda etapa. Arredado César Fonte da luta pela geral com as quedas sofridas nos dias que se seguiram, a equipa teve em Frederico Figueiredo um corredor em crescendo de forma de etapa para etapa, finalizando 7º na geral no primeiro ano como profissional.

Em prova estiveram também as equipas de clube lusitanas. Dificilmente poderiam entrar na grande batalha pela amarela, mas ‘disseram presente’ em todas as jornadas mostrando a evolução da aprendizagem dos seus pupilos. A Anicolor e a Maia-Bicicletas Andrade finalizaram nos dez primeiros da classificação da juventude com 8º Hugo Vaz (CG 27º) e 9º Luís Gomes (CG 29º) respectivamente. A Liberty Seguros/Feira/KTM e o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau tiveram em David Rodrigues (CG 36º) e Nuno Almeida (CG 48º), respectivamente, os primeiros das suas formações na geral, que pelo facto de serem elite não entraram nas contas da classificação da juventude.

(Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo)



Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.