Avançar para o conteúdo principal

Reflexão: Portugal e Espanha unidos pelo ciclismo

Nos últimos anos, a Península Ibérica tem sofrido uma deserção de provas de ciclismo a par da redução do número de equipas existentes. Algumas acções têm sido exercidas para mudar a dura realidade, mas os resultados são escassos ou menores do que se esperaria para olhar a um futuro mais sólido.

A demanda de cativar novos patrocínios parece difícil de alcançar, ao mesmo tempo que os apoios existentes são agarrados em simultâneo por todos os intervenientes deste mundo das duas rodas, levando a uma perspectiva nada abonatória a longo prazo… ‘Colocar todos os ovos no mesmo cesto’ poderá ditar que no futuro, se esse ‘cesto’ deixar de estar presente, não hajam recursos para sustentar a prática profissional do ciclismo.

O calendário português de provas, um pouco recheado na preparação da temporada, vai esvaziando-se com o passar das primeiras semanas do ano pela falta de recursos financeiros. As equipas, muito a custo, conseguem manter-se na estrada com mais ou menos capacidade de oferecer aos seus atletas condições condignas para lograr bons resultados.

Portugal tem lutado e muito por manter, até aumentar, o pelotão nacional nas últimas temporadas. Este ano manteve as seis equipas continentais [Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Boavista], almejando o objectivo de crescer já no próximo ano. O pelotão mantém-se bem composto também pela presença das equipas de clube, onde sub-23 e alguns elites mantêm viva a chama da formação e o sonho de se tornarem profissionais. Às quatro do ano transacto veio unir-se mais uma formação neste escalão [Anicolor, Atlantic Service/Clube Xelb, CC José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM e Maia-Bicicletas Andrade].

Já no país vizinho, a realidade é totalmente díspar. Apesar do escasso número, Espanha tem equipas em todas as categorias UCI. No ProTour conta com a Movistar Team, em Profissional Continental com a Caja Rural-Seguros RGA e em Continental apenas duas formações mantêm os pedais na estrada, Burgos BH e Euskadi.

O presente não se mostra muito risonho e, exactamente por essa razão, há que valorizar cada iniciativa tomada pelas mais altas instâncias do ciclismo, nomeadamente o recente convénio de cooperação entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Real Federação Espanhola de Ciclismo. Através deste acordo, pretende-se unir esforços na organização de eventos com vista ao desenvolvimento e, acima de tudo, ao garante de um futuro mais próspero desta modalidade desportiva no cantinho da Europa.

A ‘partida’ para a concretização deste acordo será dada no dia 20 de Setembro de 2014 com a realização do Campeonato Ibérico Master em Huelva (Espanha), que terá continuação em Julho de 2015 na região transmontana portuguesa. A ‘chegada’ espera-se que seja o abarcar da organização de provas de outros escalões, nomeadamente elite e sub-23. O futuro ditará o sucesso desta união, que no presente parece ser o meio mais sustentável de sobrevivência do ciclismo na Península Ibérica.

Caja Rural-Seguros RGA na Volta a Portugal 2013 (By Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.