Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 16/03: Paris-Nice e Tirreno-Adriatico

Este domingo viveram-se momentos de puro ciclismo espectáculo em França e Itália. Na Paris-Nice, o desenlace da prova ditou uma camisola amarela bem entregue a Carlos Alberto Betancur (AG2R La Mondiale), o primeiro colombiano vencedor da corrida do sol. A duas etapas do final, a Tirreno-Adriatico viu Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) arrebatar a vitória na meta e a liderança da maglia azzurra.

Arthur Vichot (FDJ.fr) triunfou na meta da oitava e última etapa da Paris-Nice. Os derradeiros 128 km, que tiveram partida e chegada em Nice, sofreram uma autêntica debandada com cinco corredores a não partirem e quinze a abandonarem ao longo da prova.

Uma numerosa fuga formou-se à aproximação da primeira subida do dia composta por Xabier Zandio (Sky), Steele Von Hoff (Garmin), Greg Van Avermaet (BMC), Jérôme Pineau (IAM), Jens Keukeileire (Orica), Elia Favilli (Lampre), Francesco Gavazzi (Astana), Moreno Hofland (Belkin), Jérôme Cousin (Europcar), Imanol Erviti (Movistar), Alexander Kristoff (Katusha), Anthony Delaplace (Bretagne), Jérôme Coppel (Cofidis), Matthew Busche e Danilo Hondo (Trek), Michel Koch e Marco Marcato (Cannondale).

O grupo coroou as 2ªs cats. de Côte de Duranus (km 33,5), Côte de Châteauneuf (km 55,5) e Col de Calaïson (km 70), mas na passagem da 1ª cat. de Côte de Peille (km 87) o pelotão estava perto de alcançar os escapados, que já não comandavam a corrida na última dureza do dia, a 1ª cat. de Col d’Èze (km 113), onde passou na frente Frank Schleck (Trek).

O luxemburguês aproveitou a descida para ganhar uma curta vantagem na companhia de Simon Spilak (Katusha), mas na perseguição do dueto vinha a toda a velocidade o grupo do camisola amarela Carlos Alberto Betancur (AG2R) com o campeão do mundo Rui Costa (Lampre). Na recta da meta, Frank Schleck (Trek) tentou resistir, mas sem êxito e na luta pelo sprint final uma queda levou Rui Costa ao chão, sendo a linha de todas as decisões conquistada pelo francês Arthur Vichot (FDJ), que subiu ao 3º lugar da geral, superando José Joaquin Rojas (Movistar) e Cyril Gautier (Europcar).

O ciclismo é conhecido por ser um desporto de heróis e o campeão do mundo demonstrou-o uma vez mais ao erguer-se do asfalto, subir à sua bicicleta e cruzar a linha de meta. Rui Costa (Lampre) terminou a 72ª edição da Paris-Nice no 2º lugar, levando Portugal a conquistar o pódio pela primeira vez em toda a história da corrida do sol. André Cardoso (Garmin) terminou na geral em 30º e Nelson Oliveira (Lampre) em 72º lugar.
 
Pódio final 72ª Paris-Nice (Foto © ASO/P.Perreve)

Na Tirreno-Adriatico, a vitória da quinta etapa, entre Amatrice e Guardiagrele, foi conquistada de forma arrasadora por Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), que subiu à liderança da maglia azzurra.

Na jornada de 192 km, uma fuga de Ben King (Garmin), Adam Hansen (Lotto),  David De La Cruz (NetAPP), Matthias Brändle (IAM), Andriy Grivko (Astana), Yaroslav Popovych (Trek), Luca Paolini (Katusha) e Simon Geschke (Giant) tomou a frente da corrida, chegando a ter 12 minutos de vantagem sobre um pelotão comandado a todo o gás pela Tinkoff-Saxo. O trabalho deu frutos e na aproximação à primeira dureza do dia apenas pouco mais de 3 minutos separavam a frente da perseguição.

No início da subida de Passo Lanciano (km 163,1), Alberto Contador (Tinkoff) aproveitou para desferir o primeiro ataque, seguindo a iniciativa tomada por Igor Antón (Movistar), a quem se juntou Nairo Quintana (Movistar). Na frente, apenas um trio permanecia com Ben King (Garmin), Simon Geschke (Giant) e David De La Cruz (NetApp) a serem os mais resistentes, no momento em que a 30 km para o final Contador decidiu tentar a sorte numa pedalada em solitário até ao trio dianteiro.

Assim o fez e a 8,5 km para o desenlace ‘El Pistolero’ chegou à frente juntamente com Adam Hansen (Lotto), que tinha feito parte da fuga inicial. O espanhol enfrentou a última dureza do dia, o Muro Di Guardiagrele (km 191,2), lutando contra os 22,2% de inclinação média ao longo de 610 metros, chegando a atingir 30% de máxima. Imparável, rumou até à meta para a conquista da etapa e liderança da Tirreno-Adriatico por 2m08s sobre o segundo da geral, o colombiano Nairo Quintana (Movistar).

As pedaladas lusas também protagonizaram uma grande etapa com Tiago Machado (NetApp) a cruzar a meta em 21º e Sérgio Paulinho (Tinkoff) em 85º, após o trabalho realizado com os companheiros de equipa à frente do pelotão. Assim, partem para a sexta etapa de 187 km, entre Bucchianico e Porto Sant’Elpidio, em 48º e 69º respectivamente.

Alberto Contador (Foto © Bettini)

Resultados
Etapa 8 Paris-Nice
1 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr 3:06:56
2 José Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
3 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
4 Damiano Caruso (Ita) Cannondale m.t.
5 Wilco Kelderman (Ned) Belkin m.t.
6 Frank Schleck (Lux) Trek Factory Racing m.t.
7 Tom Slagter (Ned) Garmin-Sharp m.t.
8 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale m.t.
9 George Bennett (Nzl) Cannondale m.t.
10 Eduardo Sepulveda (Arg) Bretagne-Séché Environnement m.t.
37 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +1:17
43 Rui Costa (Por) Lampre-Merida
50 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +6:41
------
Montanha: Pim Lighart (Ned) Lotto-Belisol
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Equipas: Movistar
------
Geral Final Paris-Nice
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 35:11:45
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:14
3 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr +0:20
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:21
5 Jakob Fuglsang (Lux) Astana +0:29
6 Cyril Gauthier (Fra) Europcar +0:31
7 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling +0:35
8 Simon Spilak (Svk) Katusha +0:36
9 Peter Velits (Svk) BMC +0:39
10 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol +0:41
30 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +3:19
72 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +43:01



Resultados
Etapa 5 Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 4:54:42
2 Simon Geschke (Ger) Giant-Shimano +0:06
3 Ben King (USA) Garmin-Sharp +0:45
4 Adam Hansen (Aus) Lotto-Belisol +1:01
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +1:26
6 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha +1:39
7 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +1:42
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
9 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing m.t.
10 Rinaldo Nocentini (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
21 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +3:00
85 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +17:35
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo
Juventude: Nairo Quintana (Col) Movistar
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 21:01:30
2 Nairo Quintana (Col) Movistar +2:08
3 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +2:15
4 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing +2:39
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +2:40
6 Mikel Nieve (Esp) Sky +2:50
7 Daniel Moreno (Esp) Katusha +2:51
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +2:56
9 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha +2:58
10  Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +3:06
48 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +22:45
69 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +30:06


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.