Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 14/03: Paris-Nice e Tirreno-Adriatico

Pelo segundo dia consecutivo, o colombiano Carlos Alberto Betancur (AG2R La Mondiale) triunfou na linha de meta e assegurou a liderança da Paris-Nice. A etapa teve o campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) a cruzar a meta em 2º e a subir à 3ª posição na geral.

O sexto dia da corrida do sol reservou ao pelotão a jornada mais longa de 221,5 km entre Saint-Saturnin-lès-Avignon e Fayence. O início foi bastante movimentado com várias tentativas de fuga e Sylvain Chavanel (IAM) a ser o mais aventureiro na frente coroando a primeira das cinco dificuldades do dia, a 3ª cat. de Côte de Bonnieux (km 36,5). O francês regressou ao pelotão, que rolou compacto até uma nova fuga, esta mais numerosa, tomar a frente da corrida.

Stephen Cummings (BMC), Jens Keukeleire (Orica), Mattia Cattaneo (Lampre), Pim Ligthart (Lotto), Gregory Rast (Trek), Giovanni Bernaudeau (Europcar), Aliaksandr Kuchynski (Katusha), Adrien Petit (Cofidis), Alessandro De Marchi (Cannondale) e Florian Vachon (Bretagne)  formaram a fuga de dez corredores que superaram a 2ª cat. de Côte des Tuilières (km 164,5). Momentos depois chegou a dupla Sulvain Chavanel (IAM) e Thomas Voeckler (Europcar) para superar a 3ª cat. de Côte du Mont Meaulx (km 180).

Com a aproximação à 1ª cat. de Col de Bourigaille (km 202,5), a fuga terminou dando lugar a novos ataques ao longo de toda a escalada juntando na frente seis corredores, seguidos por um pequeno pelotão com o camisola amarela Geraint Thomas (Sky), que no final do dia cairia para o 2ª lugar, e importantes nomes para a luta da geral. Após coroar Bourigaille, os dois grupos uniram-se rumo à 2ª cat. em Fayence onde terminava a jornada.

Damiano Caruso (Cannondale) e Dries Devenyns (Giant) ainda conseguiram uma certa vantagem na frente, mas a dupla viu a aventura terminar a 6 km, muito pelo trabalho de Vincenzo Nibali (Astana). Na escalada final, os derradeiros 500 metros foram tomados pelo campeão do mundo Rui Costa (Lampre), num ataque de arco-íris apenas seguido pelo colombiano Carlos Alberto Betancur (AG2R), que na meta foi mais forte conquistando a segunda vitória e chegando à liderança da Paris-Nice.

O dia foi brilhante nas pedaladas lusas com Rui Costa (Lampre) a cruzar a meta em segundo e subindo ao 3º lugar na geral. André Cardoso (Garmin) demorou apenas 25 segundos mais, subindo ao 22º lugar, e Nelson Oliveira (Lampre) terminou o dia cerca de 7 minutos mais tarde, após um enorme trabalho de protecção ao campeão do mundo e subindo à 93ª posição. Amanhã, a sétima e penúltima etapa reserva 195,5 km entre Mougins e Biot Sophia Antipolis.

Carlos Alberto Betancur (Foto © P.Perreve)

Na prova italiana, Peter Sagan (Cannondale) arrebatou a vitória da terceira etapa, que ligou Cascina a Arezzo, deixando em segundo Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step) e em terceiro Simon Clarke (Orica-GreenEdge). No final dos 210 km da jornada, Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step) perdeu a liderança da maglia azzurra da Tirreno-Adriático para o jovem companheiro de equipa Kwiatkowski.

No dia em que foram superados dois prémios de montanha em San Casciano Val Di Pesa (km 60,2) e Poggio Croce (km 86,6), os portugueses cruzaram a meta a pouco menos de 1 minuto do vencedor, partindo para a quarta etapa de 244 km, entre Indicatore (Arezzo) e Cittareale (Selva Rotonda), em 37º Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) e 93º Tiago Machado (NetApp-Endura).

Peter Sagan (Foto © Bettini)

Resultados
Etapa 6 Paris-Nice
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 5:12:11
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
3 Zdenek Stybar (Svk) Omega Pharma-Quick Step +0:03
4 Geraint Thomas (GBr) Sky m.t.
5 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar +0:07
7 Jakob Fuglsang (Lux) Astana m.t.
8 Tony Gallopin (Fra) Lotto-Belisol m.t.
9 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling m.t.
10 Gorka Izagirre (Esp) Movistar +0:11
26 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:25
69 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +6:49
------
Montanha: Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycling
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Equipas: Movistar
------
Geral Paris-Nice
1 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale 27:04:48
2 Geraint Thomas (GBr) Sky +0:08
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:18
4 Zdenek Stybar (Cze) Omega Pharma-Quick Step +0:22
5 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:24
6 Jakob Fuglsang (Lux) Astana +0:25
7 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr +0:27
8 Jan Bakelants (Bel) Omega Pharma-Quick Step +0:29
9 Cyril Gauthier (Fra) Europcar +0:31
10 Stefan Denifl (Aut) IAM Cycling m.t.
22 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +1:02
90 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +26:23


Resultados
Etapa 3 Tirreno-Adriatico
1 Peter Sagan (Svk) Cannondale 5:10:17
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Simon Clarke (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
4 Philippe Gilbert (Bel) BMC m.t.
5 Daryl Impey (Rsa) Orica-GreenEdge m.t.
6 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff-Saxo m.t.
7 André Greipel (Ger) Lotto-Belisol m.t.
8 Simon Geschke (Ger) Giant-Shimano m.t.
9 Rinaldo Nocentini (Ita) AG2R La Mondiale +0:04
10 Lloyd Mondory (Fra) AG2 R La Mondiale m.t.
56 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:14
77 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:31
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Peter Sagan (Svk) Cannondale
Juventude: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: Omega Pharma-Quick Step
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 9:26:36
2 Rigoberto Uran (Col) Omega Pharma-Quick Step +0:10
3 Simon Clarke (Aus) Orica-GreenEdge +0:13
4 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:15
5 Daryl Impey (Rsa) Orica-GreenEdge +0:17
6 Peter Sagan (Svk) Cannondale +0:22
7 André Greipel (Ger) Lotto-Belisol +0:30
8 Daniele Bennati (Ita) Tinkoff-Saxo m.t.
9 Luke Durbridge (Aus) Orica-GreenEdge +0:31
10 Cameron Meyer (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
37 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +1:01
93 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +1:45


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.