Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 12/03: Paris-Nice e Tirreno-Adriatico

O holandês Tom Slagter (Garmin) venceu a quarta etapa da Paris-Nice e o britânico Geraint Thomas (Sky) subiu à liderança ao cruzar a meta em segundo, destronando John Degenkolb (Giant) do primeiro lugar.

A longa jornada da corrida do sol percorreu 201,5 km entre Nevers e Belleville. Com 11 km pedalados um trio composto por Valerio Agnoli (Astana), Laurent Didier (Trek) e o repetente Perrig Quemeneur (Europcar) iniciou a fuga do dia, à qual se juntou poucos quilómetros depois Jesus Herrada (Movistar). O quarteto superou as 3ªs categorias de Côte de la Clayette (km 137,5), Col de Champ Juin (km 156,5) e Col de Crie (km 164), terminando a aventura a 18 km da meta.

Pela frente havia que superar a última ascensão do dia, a 2ª categoria de Côte du Mont Brouilly (km 187). Aqui, o primeiro ataque surgiu pelo colombiano Carlos Alberto Betancur (AG2R), mas sem efeito, logo seguido por uma pedalada decisiva de Tom Slagter (Garmin). O holandês de 24 anos coroou o Mont Brouilly e na descida foi alcançado por Geraint Thomas (Sky).

Com o pelotão fraccionado, a dupla seguiu na frente a escassos segundos de um pequeno grupo no seu encalço, onde vinha o campeão do mundo Rui Costa (Lampre) e logo em seguida o grupo do camisola amarela John Degenkolb (Giant). Tom Slagter (Garmin) e Geraint Thomas (Sky) resistiram até à meta, vencendo o primeiro a etapa e subindo o segundo à liderança da prova francesa. A 5 segundos cruzou a meta o grupo de Rui Costa (Lampre) e a 18 segundos o grupo do ex-camisola amarela com o português André Cardoso (Garmin). Cerca de 7 minutos mais tarde terminou a jornada o luso Nelson Oliveira (Lampre).

Os portugueses partem para a quinta jornada da Paris-Nice em 14º Rui Costa (Lampre), 27º André Cardoso (Garmin) e 106º Nelson Oliveira (Lampre), uma jornada de 153 km a ligar Crêches-sur-Saône a Rive-de-Gier.
 
Tom Slagter (Foto  © P.Perreve)

Por terras italianas tivemos o começo da Tirreno-Adriatico. Um contra-relógio por equipas, entre Donoratico e San Vincenzo, ditou como vencedora da primeira jornada a Omega Pharma-Quick Step e o britânico Mark Cavendish o primeiro líder da geral. A equipa belga pedalou os 18,5 km em 20 minutos e 13 segundos a 54,905 km/h, deixando a 11 segundos a australiana Orica-GreenEdge e a 18 segundos a espanhola Movistar.

A Tinkoff-Saxo do luso Sérgio Paulinho conquistou o 4º melhor tempo, gastando mais 24 segundos, e a NetApp-Endura de Tiago Machado terminou na meta no 14º lugar, com mais 53 segundos. A dupla lusitana parte para a segunda etapa de 166 km entre San Vincenzo e Cascina em 26º Sérgio Paulinho (Tinkoff) e 93º Tiago Machado (NetApp).

Omega Pharma-Quick Step (Foto www.gazzetta.it/Speciali/TirrenoAdriatico)

Resultados
Etapa 4 Paris-Nice
1 Tom Slagter (Ned) Garmin-Sharp 5:00:09
2 Geraint Thomas (GBr) Sky m.t.
3 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +0:05
4 Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
5 Zdenek Stybar (Cze) Omega Pharma-Quick Step m.t.
6 Arthur Vichot (Fra) FDJ.fr m.t.
7 Peter Velits (Svk) BMC m.t.
8 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
9 Cyril Gauthier (Fra) Europcar m.t.
10 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
11 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
38 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:18
129 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +7:06
------
Montanha: Valerio Agnoli (Ita) Astana
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Paris-Nice
1 Geraint Thomas (GBr) Sky 18:14:25
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano +0:03
3 Tom Slagter (Ned) Garmin-Sharp +0:04
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:08
5 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale +0:12
6 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +0:15
7 Carlos Alberto Betancur (Col) AG2R La Mondiale +0:17
8 Zdenek Stybar (Cze) Omega Pharma-Quick Step +0:19
9 Cyril Gauthier (Fra) Europcar m.t.
10 Arnold Jeannesson (Fra) FDJ.fr m.t.
14 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
27 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:32
106 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +7:31



Resultados
Etapa 1 Tirreno-Adriatico
1 Omega Pharma-Quick Step 0:20:13
2 Orica-GreenEdge +0:11
3 Movistar +0:18
4 Tinkoff-Saxo +0:24
5 Cannondale +0:26
6 Sky +0:27
7 Lotto-Belisol +0:28
8 Trek Factory Racing +0:36
9 Belkin +0:37
10 FDJ.fr +0:43
14 NetApp-Endura +0:53
------
Geral Tirreno-Adriatico
1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 0:20:13
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step m.t.
3 Rigoberto Uran (Col) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Mark Renshaw (Aus) Omega Pharma-Quick Step m.t.
5 Wouter Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step m.t.
6 Alessandro Petacchi (Ita) Omega Pharma-Quick Step +0:02
7 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:03
8 Daryl Impey (Rsa) Orica-GreenEdge +0:11
9 Simon Clarke (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
10 Luke Durbridge (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
26 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:24
93 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:53

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.