Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 02/03: Almería e Ardèche

Clásica de Almería / La Drôme Classic

Pelo segundo dia consecutivo, Espanha e França foram o cenário eleito para as pedaladas lusas no asfalto da 29ª Clásica de Almería e da 2ª Drôme Classic.

Um pelotão de 94 corredores, mais reduzido do que no dia anterior em Murcia, percorreu os 178 km da Clásica de Almería com quatro prémios de montanha em Aljibe de la Cruz (2 passagens), La Alquería e La Trinchera.

Na frente, logo ao km 15, uma fuga de sete corredores tomou conta da corrida e as equipas lusas estiveram presentes com Ricardo Mestre (Efapel-Glassdrive) e Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas). O pelotão deixou a aventura durar apenas até cerca de 70 km para o desenlace e os dois heróis do pelotão nacional tudo fizeram para agarrar uma das classificações secundárias, tendo o espanhol Alarcón subido ao pódio pela vitória dos sprints intermédios.

O momento chave em Almería viveu-se a 25 km para final, quando na frente se juntou um grupo de 19 corredores, que iria discutir a vitória ao sprint. Na meta em Roquetas de Mar, o irlandês Sam Bennet (TNE) imperou sobre o espanhol Juan José Lobato (MOV) e o italiano Davide Vigano (CJR).

À semelhança do dia anterior, Tiago Machado (TNE) esteve uma vez mais na frente, terminando a sua aventura em Almería no 9º lugar e vendo a vitória sorrir à equipa por Bennet. Sensivelmente 3 minutos mais tarde chegou um grupo onde se destacaram os corredores das equipas lusas Rafael Silva, Carlos Oyarzún, Filipe Cardoso, Victor De La Parte (EFG) e o vencedor dos sprints Raúl Alarcón (LDD). No colectivo, as esquadras lusitanas terminaram em 7º a Efapel e em 8º o Louletano, num total de 12 em competição.
 
Ricardo Mestre e Raúl Alarcón na fuga em Almería (By Ciclismo a Fondo)

Em La Drôme Classic, a segunda de duas provas de Boucles Drôme Ardèche, percorreu-se 189 km de um circuito com quatro dificuldades em Valence: Côte d’Allex (4 passagens), Côte de Beauvallon (3 passagens), Côte de la Corniche e Côte du Château de Meyret.

A clássica francesa teve numerosas fugas, sempre numa tentativa de agarrar o comando da corrida e chegar à desejada vitória. Mas só após a passagem da última dureza da jornada, a menos de 5 km para o final, um ataque desferido por Romain Bardet soou letal para os adversários, levando o francês da AG2R La Mondiale ao triunfo na linha de meta. Na sua roda cruzaram a linha a 9 segundos dois belgas, Sébastien Delfosse (WBC) e Gianni Meersman (OPQ).

Quanto ao único português em prova, Fábio Silvestre (TFR) abandonou por estar doente, tendo o director de equipa Alain Gallopin preferido que o jovem da Trek Factory Racing não terminasse a clássica francesa, estando já a pensar nas próximas pedaladas rumo à Bélgica, onde irá disputar no dia 5 Le Samyn e de 7 a 9 de Março 3-daagse van West-Vlaanderen.
 
Perfil La Drôme Classic (www.boucles-drome-ardeche.fr)

Resultados
Clásica de Almería
1 Sam Bennet (Irl) NetApp-Endura 4:21:33 [40,833 km/h]
2 Juan José Lobato (Esp) Movistar m.t.
3 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
4 Francisco Ventoso (Esp) Movistar m.t.
5 Stéphane Poulhies (Fra) Cofidis m.t.
6 José Joaquin Rojas (Esp) Movistar +0:02
7 Bartlomiej Matysiak (Pol) CCC Polsat Polkowice m.t.
8 Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis m.t.
9 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:06
10 Davide Rebellin (Ita) CCC Polsat Polkowice m.t.
20 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +2:42
21 Carlos Oyarzún (Chi) Efapel-Glassdrive m.t.
22 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
25 Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas +2:44
28 Victor De La Parte (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
34 Raúl De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +3:36
37 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.
40 José Mendes (Por) NetApp-Endura m.t.
43 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
49 Bruno Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
53 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas m.t.
59 Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas +5:32
60 Rui Vinhas (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.
61 Eugeniu Cozonac (Mda) Louletano-Dunas Douradas m.t.
72 Ricardo Mestre (Por) Efapel-Glassdrive +13:55
77 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive m.t.
DNF Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive
------
Montanha: Miguel Mínguez (Esp) Euskadi
Sprints Intermédios: Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas
Equipas: Movistar

Resultados
La Drôme Classic
1 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale 4:39:00 [40,731 km/h]
2 Sébastien Delfosse (Bel) Wallonie-Bruxelles +0:09
3 Gianni Meersman (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Michel Kreder (Ned) Wanty-Groupe Gobert m.t.
5 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
6 Mikael Chérel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
7 Jan Bakelants (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
8 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano m.t.
9 Philippe Gilbert (Bel) BMC mt.
10 Pierrick Fédrigo (Fra) FDJ.fr m.t.
DNF Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro