Avançar para o conteúdo principal

Mezgec, primeiro líder na Catalunya

A Giant-Shimano abriu a Volta a Catalunya com uma vitória ao sprint de Luka Mezgec. O esloveno resistiu até ao cruzar da linha em Calella à investida lado a lado do australiano Leigh Howard (Orica-GreenEdge), segundo na meta, finalizando em terceiro o francês Julian Alaphilippe (Omega Pharma-Quick Step).

Luka Mezgec (Foto @BiciGoga)

A primeira etapa na Catalunha viveu-se ao longo de 169,7 km, com partida e chegada em Calella. A dupla franco-belga Romain Lemarchand (Cofidis) e Boris Vallee (Lotto-Belisol) protagonizaram uma fuga desde o km 12, coroando na frente as duas primeiras dificuldades da jornada, a 3ª cat. de Montsoriu (km 94) e a 1ª cat. de Montseny (km 128), momento do ataque de Amets Txurruka (Caja Rural-Seguros RGA) no pelotão. O espanhol conseguiu chegar à dupla dianteira, mas na última ascensão do dia, a 3ª cat. de Collsacreu (km 151,1), já o pelotão tinha terminado com a aventura dos três corredores.

Seguiram-se várias tentativas de escapada, todas sem êxito e sempre com um homem da Belkin como protagonista. Primeiramente Paul Martens (Belkin) com Gianluca Brambilla (Omega Pharma-Quick Step) e Julian Arredondo (Trek). Depois Wilko Kelderman (Belkin) com Romain Hardy (Cofidis) e Mikael Cherel (AG2R La Mondiale). Ambos os trios regressaram ao pelotão, sem hipótese perante a velocidade perseguidora das equipas dos sprinters.

Na luta final pela vitória, Luka Mezgec lançou primeiro a sua pedalada rumo à meta, seguido bem de perto por Leigh Howard, mas o esloveno não tremeu e impôs a sua trajectória assegurando a vitória da etapa inaugural da Volta a Catalunya, sendo o primeiro líder da 94ª edição poucos dias após a sua vitória na Handzame Classic, na Bélgica.

Os principais nomes à conquista da Volta viveram uma jornada tranquila, sem percalços, esperando nos próximos dias o primeiro medir de forças entre Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Chris Froome (Sky), nunca esquecendo nomes como Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha) ou Nairo Quintana (Movistar), também presentes na luta pelo triunfo final, bem como o dorsal nº1 defensor do título ganho na temporada anterior, o irlandês Daniel Martin (Garmin-Sharp).

Na armada da Tinkoff-Saxo estão presente dois portugueses, imprescindíveis no trabalho de equipa para alcançar a vitória pelo espanhol Alberto Contador. Bruno Pires e Sérgio Paulinho são peças fundamentais no puzzle da equipa russa, tendo terminado o dia de hoje inseridos no pelotão.


Resultados Etapa 1
1 Luka Mezgec (Slo) Giant-Shimano 4:09:13
2 Leigh Howard (Aus) Orica-GreenEdge m.t.
3 Julian Alaphilippe (Fra) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Paul Martens (Ger) Belkin m.t.
5 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol m.t.
6 Daniele Ratto (Ita) Cannondale m.t.
7 Marcus Burghardt (Ger) BMC m.t.
8 Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida m.t.
9 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
10 Kevin Reza (Fra) Europcar m.t.
71 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo m.t.
151 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo m.t.
------
Montanha: Romain Lemarchand (Fra) Cofidis
Sprint: Boris Vallee (Bel) Lotto-Belisol
Troféu Miquel Poblet: Romain Lemarchand (Fra) Cofidis
Equipas: Omega Pharma-Quick Step
------
C. Geral
1 Luka Mezgec (Slo) Giant-Shimano 4:09:03
2 Leigh Howard (Aus) Orica-GreenEdge +0:04
3 Julian Alaphilippe (Fra) Omega Pharma-Quick Step +0:06
4 Boris Vallee (Bel) Lotto-Belisol +0:08
5 Cédric Pineau (Fra) FDJ.fr +0:09
6 Paul Martens (Ger) Belkin +0:10
7 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol +0:10
8 Daniele Ratto (Ita) Cannondale +0:10
9 Marcus Burghardt (Ger) BMC +0:10
10 Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida +0:10
72 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +0:10
152 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:10

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.