Avançar para o conteúdo principal

Fuga de sucesso de Stef Clement na Catalunya

À penúltima etapa da Volta a Catalunha a fuga teve o êxito desejado com a vitória na meta a pertencer ao holandês Stef Clement (Belkin), o actual rei da montanha. A liderança permaneceu tranquila em Joaquim ‘Purito’ Rodriguez (Katusha).

Stef Clement (Foto @BiciGoga)

A um dia do fim, na Catalunha viveu-se a sexta etapa de 172 km, entre El Vendrell e Vilanova i la Geltru, num terreno com algumas subidas embora não pontuáveis. Às primeiras pedaladas nove corredores saíram para a fuga do dia composta por Pieter Serry (Omega Pharma-Quick Step), Stef Clement (Belkin), Damien Howson (Orica-GreenEdge), Pierre Rolland (Europcar), Jens Voigt (Trek), Antonio Piedra (Caja Rural-Seguros RGA), Marek Rutkiewitz (CCC Polsat Polkowice), Rudy Molard (Cofidis) e Nico Sijmens (Wanty-Groupe Gobert).

Num dia marcado pelo muito vento que se fez sentir, a perseguição no pelotão tornou-se mais dura, deixando a fuga ganhar uma vantagem de 4 minutos à passagem pela única montanha pontuável, a 3ª cat. de Alt de Font-Rubí (km 113,4) localizada a 58 km da meta. Várias equipas estiveram no comando do grande grupo, sem no entanto conseguir derreter a distância no asfalto.

Nos últimos quilómetros os ataques sucederam-se entre os nove na frente e a diferença foi feita a 1000 metros da meta por Stef Clement (Belkin), deixando os companheiros de fuga a escassos 3 segundos, suficiente para chegar à vitória na etapa. O francês Rudy Molard (Cofidis) e o belga Pieter Serry (Omega Pharma-Quick Step) fecharam o pódio da jornada.

O pelotão chegou 55 segundos depois com o líder Joaquim Rodriguez (Katusha) e os restantes favoritos à geral, bem como a dupla lusa da armada Tinkoff-Saxo, Sérgio Paulinho e Bruno Pires, que partem para a derradeira etapa de 120,7 km, em Barcelona, em 115º e 127º respectivamente.


Resultados Etapa 6
1 Stef Clement (Ned) Belkin 3:58:44
2 Rudy Molard (Fra) Cofidis +0:03
3 Pieter Serry (Bel) Omega Pharma-Quick Step +0:03
4 Jens Voigt (Ger) Trek Factory Racing +0:03
5 Marek Rutkiewicz (Pol) CCC Polsat Polkowice +0:03
6 Antonio Piedra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:03
7 Pierre Rolland (Fra) Europcar +0:03
8 Damien Howson (Aus) Orica-GreenEdge +0:03
9 Nico Sijmens (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:09
10 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto Belisol +0:55
46 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +0:55
110 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:55
------
Montanha: Stef Clement (Ned) Belkin
Sprint: Michel Koch (Ger) Cannondale
Troféu Miquel Poblet: Michel Koch (Ger) Cannondale
Equipas: Garmin-Sharp
------
C. Geral
1 Joaquim Rodriguez (Esp) Katusha 27:03:13
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:04
3 Tejay Van Garderen (USA) BMC +0:07
4 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale +0:10
5 Nairo Quintana (Col) Movistar +0:10
6 Chris Froome (GBr) Sky +0:17
7 Andrew Talansky (USA) Garmin-Sharp +0:18
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +0:26
9 Warren Barguil (Fra) Giant-Shimano +0:42
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +0:48
115 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +36:48
127 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +41:06

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.