Avançar para o conteúdo principal

Contador conquista La Corsa Dei Due Mari

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) sagrou-se o grande vencedor da 49ª Tirreno-Adriatico, no dia em que o italiano Adriano Malori (Movistar) venceu o contra-relógio individual final em San Benedetto Del Tronto.

A sétima etapa reservou uma curta luta individual de 9,1 km, lado a lado com o Mar Adriático a medir o ritmo pedalado pelos 156 corredores na derradeira batalha pela vitória, que sorriu a Adriano Malori (Movistar). O corredor de 26 anos bateu toda a concorrência com um tempo de 10m13s a 53,442 km/h, somando este triunfo ao conquistado no contra-relógio individual do Tour de San Luis e ao 2º lugar no esforço individual da Volta ao Algarve.

Na meta, o campeão suíço da especialidade Fabian Cancellara (Trek) fez o segundo melhor tempo gastando mais 6s, enquanto o britânico Bradley Wiggins (Sky) foi terceiro com mais 11s. O campeão do mundo Tony Martin (Omega) seguiu-se em quarto lugar a 15s.
 
Alberto Contador (Foto www.skysports.com)

‘El Pistolero’ Alberto Contador (Tinkoff) terminou o contra-relógio em 29º, a 41s de Malori, e com duas etapas ganhas nesta edição sagrou-se o quarto espanhol a chegar à vitória da maglia azzurra de La corsa dei due mari, juntando a sua conquista à de Herminio Díaz-Zabala (1991), Abraham Olano (2000) e Óscar Freire (2005). Com este triunfo, Contador entrou directamente para o 3º lugar do Ranking UCI WorldTour, com 112 pontos tendo à sua frente  o australiano Simon Gerrans (Orica) e o colombiano Carlos Alberto Betancur (AG2R), que lidera com 114 pontos.

A Tinkoff-Saxo finalizou a Tirreno-Adriatico ocupando dois lugares no pódio, somando ao primeiro lugar o terceiro conquistado por Roman Kreuziger. No segundo lugar ficou o colombiano Nairo Quintana (Movistar), que segurou a sua posição no pódio com um extraordinário contra-relógio, terminando em 20º a 38s e sagrando-se o melhor jovem com a conquista da maglia bianca.

Nas restantes maglias, Marco Canola (Bardiani-CSF) venceu a montanha e Peter Sagan (Cannondale) os pontos. Por equipas, a francesa AG2R La Mondiale foi a mais forte em Itália.

Quanto às pedaladas lusas, Sérgio Paulinho (Tinkoff) fez parte da vitória do seu líder e festejou a vitória da equipa terminando na 68ª posição geral. Tiago Machado (NetApp) defendeu-se bem no esforço individual de hoje, fazendo o 21º tempo a 38s e terminando na geral em 47º lugar.



Resultados
Etapa 7 Tirreno-Adriatico
1 Adriano Malori (Ita) Movistar 0:10:13 [53,442 km/h]
2 Fabian Cancellara (Sui) Trek Factory Racing +0:06
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky +0:11
4 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step +0:15
5 Tom Dumoulin (Ned) Giant-Shimano +0:19
6 Alex Dowsett (GBr) Movistar +0:20
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:22
8 Manuel Quinziato (Ita) BMC +0:23
9 Stijn Devolder (Bel) Trek Factory Racing +0:24
10 Luke Durbridge (Aus) Orica-GreenEdge +0:26
21 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +0:38
60 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +0:51
------
Montanha: Marco Canola (Ita) Bardiani-CSF
Pontos: Peter Sagan (Svk) Cannondale
Juventude: Nairo Quintana (Col) Movistar
Equipas: AG2R La Mondiale
------
Geral Final Tirreno-Adriatico
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 25:28:45
2 Nairo Quintana (Col) Movistar +2:05
3 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +2:14
4 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +2:39
5 Julian Arredondo (Col) Trek Factory Racing +2:54
6 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +3:04
7 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing +3:09
8 Daniel Moreno (Esp) Katusha +3:16
9 Michele Scarponi (Ita) Astana +3:16
10 Mikel Nieve (Esp) Sky +3:19
47 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +24:47
68 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +32:21

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.