Avançar para o conteúdo principal

Checo Karel Hnik vence ao sprint na Alentejana

O jovem checo de 22 anos, Karel Hnik (Etixx) venceu hoje ao sprint a quarta etapa da Volta ao Alentejo, batendo na linha de meta o camisola amarela Carlos Barbero (Euskadi) e o vencedor da segunda etapa Edu Prades (OFM-Quinta da Lixa).


A penúltima jornada da bela Alentejana percorreu 159,2 km, entre Odemira e Santiago do Cacém, e logo aos primeiros quilómetros saíram 9 corredores do pelotão de 128 para viver a aventura do dia. Aos portugueses António Carvalho (LA Alumínios-Antarte), Rui Vinhas (Louletano-Dunas Douradas), Renato Avelar (Liberty Seguros/Feira/KTM) e o campeão nacional Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), juntaram-se o checo Radovan Dolezel (Etixx), o norueguês Havard Blikra (Oster HUS-Ridley), o polaco Piotr Kirpsza (BDC Marcpol) e os americanos Robin Carpenter (USA Cycling) e Tom Soladay (Team Optum).

No comando da corrida, os aventureiros pontuaram duas das três metas volantes do dia, Rui Vinhas em Odemira e Joni Brandão em Santiago do Cacém, onde o campeão nacional já seguia na frente apenas com um companheiro de fuga, Havard Blikra. No pelotão, a espanhola Euskadi do camisola amarela Carlos Barbero marcava o ritmo com a ajuda das lusitanas OFM-Quinta da Lixa e LA Alumínios-Antarte, não deixando a fuga distanciar-se acima dos 3 minutos.

Com uma escassa vantagem o duo ainda passou uma primeira vez pela meta (km 125,6) e pontuou a última meta volante em Vila Nova de Santo André, a 12 km do final, novamente por Joni Brandão. No seu encalço pedalava-se por uma nova chegada ao sprint e a aventura dos dois corredores terminou a 7 km da meta.

Novas cores assumiram o comando do pelotão, com a lusitana Efapel-Glassdrive a preparar-se para chegar à vitória tão sonhada, tendo ontem quase alcançado o triunfo com Filipe Cardoso a terminar em segundo. Mas a linha de todas as decisões da Alentejana teima em fugir à equipa de Lourosa e o sprint final foi decidido entre outras esquadras.

Na chegada à meta instalada na subida de 4ª cat. em Santiago do Cacém, o jovem checo Karel Hnik impôs-se sem margem para dúvidas, subindo a 3º da geral. Os espanhóis Carlos Barbero e Edu Prades fecharam o pódio da etapa, com o líder da Euskadi a consolidar a amarela e o ciclista da OFM-Quinta da Lixa o 2º lugar da geral. Destaque ainda para os corredores a cruzar a meta em seguida, os lusos Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) e Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista). Ambos terminaram a 2 segundos continuando na discussão pelos lugares cimeiros da geral, com o primeiro a manter o 4º lugar e o segundo a subir à 7ª posição.

Após alcançar o 2º lugar na corrida croata por etapas ‘Istarsko proljece - Istrian Spring Trophy’, Karel Hnik (Etixx) conquista a primeira vitória da temporada em plena Alentejana: «Foi muito duro, porque os últimos 500 metros eram um pouco íngremes, mas a minha equipa colocou-me bem, eu senti-me muito forte e fico muito feliz com esta vitória».

Nas coloridas camisolas nada mudou. Byron Guama (Team Ecuador) permaneceu líder da montanha e Tanner Put (USA Cycling) da juventude. Carlos Barbero (Euskadi) manteve a amarela e a liderança dos pontos, mostrando mais pretensões para o final desta etapa: «Hoje fico com um amargo de boca por não ter conseguido ganhar para dedicar a vitória à minha equipa, que fez um trabalho formidável. Os meus companheiros controlaram muito bem a corrida e na chegada coloquei-me bem, mas o adversário superou-me».

Sem a presença do dorsal nº 1 Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), do terceiro à geral Ryan Andersan (Team Optum) e Filip Eidsheim (Team Fixit.no) à partida para a etapa de hoje, devido à queda sofrida no final da etapa de ontem, a derradeira jornada de amanhã contará com um pelotão mais reduzido para lutar pela vitória dos 172,9 km que irão ligar Alcácer do Sal a Évora.


Resultados Etapa 4
1 Karel Hnik (Cze) Etixx 3:50:43 [41,401 km/h]
2 Carlos Barbero (Esp) Euskadi m.t.
3 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:02
5 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:02
6 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:02
7 Erik Bystrem (Nor) Team Oster Hus-Ridley +0:02
8 Ryan Eastman (USA) USA Cycling +0:02
9 Leszec Plucinski (Pol) BDC Marcpol +0:02
10 Fredrik Galta (Nor) Team Oster Hus-Ridley
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Carlos Barbero (Esp) Euskadi
Juventude: Tanner Put (USA) USA Cycling
Equipas: Euskadi
------
Geral
1 Carlos Barbero (Esp) Euskadi 17:53:45
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:08
3 Karel Hnik (Cze) Etixx +0:15
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:18
5 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +0:30
6 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +0:31
7 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +0:33
8 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:33
9 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +0:34
10 Tanner Put (USA) USA Cycling +0:38

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.