Avançar para o conteúdo principal

Brilho equatoriano de Byron Guama na Alentejana

Sabor equatoriano na primeira meta da 32ª Volta ao Alentejo com a vitória de Byron Guama (Team Ecuador), que brilhou no Marvão diante dos lusos César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte).

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo

A bela Alentejana recebeu em Castelo de Vide um pelotão de 142 corredores de 18 equipas, 10 das quais lusitanas, na primeira etapa de 167 km. Logo após o tiro de partida, quatro sonhadores começaram a escrever a fuga do dia. Pelos pedais de Jose Ragonessi (Ecuador), Eric Young (Optum), August Jensen (Oster Hus-Ridley) e Even Rege (Fixit.no) viveu-se o sonho de uma escapada de êxito, que terminaria a 25 km da meta.

Pelo caminho, as terras de Crato, Monforte e Degolados receberam a luta dos fugitivos pelas metas volantes, todas conquistadas pelo americano Eric Young, o segundo a abdicar da aventura após o norueguês Even Rege ter furado e dito adeus à frente da corrida.

Contudo, o duo que permaneceu na dianteira, o equatoriano Jose Ragonessi e o norueguês August Jensen, não chegou sequer a iniciar a primeira dificuldade do dia na frente, muito por culpa do trabalho de outra dupla… os portugueses Mário Costa e Hélder Oliveira (OFM-Quinta da Lixa) assumiram o pelotão, marcaram o ritmo no seu comando, sendo implacáveis na perseguição e consequente fim do sonho da fuga.

Na chegada à dita dificuldade, a 3ª cat. de Monte Paleiros (km 154,6), Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas) atacou para coroar o alto. Depois, restou ao pelotão rolar os quilómetros finais e acreditar na força dos pedais pela conquista da meta.

Byron Guama (Team Ecuador), de 28 anos, acreditou e triunfou no Marvão: «A etapa foi muito difícil e a última parte com subida complicada, onde vinha muita gente a tentar posicionar os seus corredores na frente. Mas senti-me muito bem e à falta de 300m para a meta lancei-me e graças a Deus e aos meus companheiros, que fizeram um bom trabalho, conseguimos ganhar esta etapa. Preparámo-nos muito bem e esperamos poder manter esta camisola, lutaremos ao máximo».

Byron Guama parte para a segunda jornada de 192,7 km, entre Sousel e Montemor-o-Novo, a liderar na geral, na montanha e nos pontos, somando também a Team Ecuador a liderança da juventude com o seu corredor espanhol Jaime Roson.

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo

Foto by Podi1 / Volta ao Alentejo


Resultados Etapa 1
1 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador 4:18:25 [38,775 km/h]
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
4 Carlos Barbero (Esp) Euskadi m.t.
5 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
6 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +0:03
7 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas +0:05
8 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +0:06
9 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:06
10 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:06
------
Montanha: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Pontos: Byron Guama (Ecu) Team Ecuador
Juventude: Jaime Roson (Esp) Team Ecuador
Equipas: OFM-Quinta da Lixa
------
Geral
1 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador 4:18:15
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +0:04
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +0:06
4 Carlos Barbero (Esp) Euskadi +0:10
5 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:10
6 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +0:13
7 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas +0:15
8 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +0:16
9 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:16
10 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +0:16

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.