Avançar para o conteúdo principal

Vitória emocionada de Daniel Mestre na Prova de Abertura

O calendário português de estrada deu hoje o tiro de partida com a Prova de Abertura em Anadia. Na meta, Daniel Mestre alcançou a primeira vitória como profissional para a equipa tavirense Banco BIC-Carmim. Ricardo Vale destacou-se na classificação sub-23 pela Rádio Popular-Boavista.

A temporada começou de forma bastante positiva para a formação Banco BIC-Carmim, que viveu momentos difíceis no ano transacto, longe dos triunfos de outrora. Depois de ter chamado a atenção recentemente no Dubai Tour, destacando-se com grandes exibições nas fugas das jornadas no seio do pelotão internacional, chegou a Anadia com sede de vitórias e Daniel Mestre não hesitou em sprintar na meta por esse objectivo, superando a dupla da Efapel-Glassdrive, o experiente Filipe Cardoso e o recém-chegado à equipa Rafael Silva.
 
Vitória de Daniel Mestre (Foto João Fonseca / UVP-FPC)

A jornada de abertura contou com 147 km pedalados em Anadia com saída em Sangalhos, junto ao Velódromo Nacional, e chegada ao Monte Crasto. Pelo meio, um quarteto tentou a sorte numa fuga composta pelos lusos Daniel Silva (BOA), Luís Afonso (LAA), João Pereira (BBC) e o espanhol estreante no pelotão nacional Garikoitz Bravo (EFG). No entanto, sem ninguém na frente a formação de Loulé foi impiedosa e o quarteto foi alcançado pelo pelotão comandado pelo Louletano-Dunas Douradas a cerca de 15 km do cerrar do pano.

Nos derradeiros metros, a curta mas decisiva subida junto ao Monte Crasto seleccionou os heróis em busca do triunfo, brilhando Daniel Mestre (BBC) mais do que os adversários: «Não tenho palavras para descrever o que estou a sentir neste momento. Após vários anos sempre com obstáculos no meu caminho, hoje consegui ultrapassá-los graças aos meus colegas de equipa que acreditaram em mim. Dedico-vos esta vitória a vós e ao staff (Banco Bic/Carmim/Tavira), a toda a minha família e amigos, que sempre me apoiaram ao longo de todos estes anos como ciclista». Daniel acrescentou ainda uma dedicatória especial ao companheiro de equipa Henrique Casimiro: «Esta vitória é nossa».

As palavras de Henrique Casimiro (BBC) reflectem bem a importância deste dia: «Não há palavras que descrevam o meu sentimento, só Deus e nós 2 sabemos os sacrifícios e tormentas por que passaste. É uma vitória que escapou por entre os dedos várias vezes, mas sempre por obstáculos que te surgiram no caminho. Contudo, hoje a estrada, como sempre, fez justiça e premiou um homem que é exemplo pela sua humildade, dedicação e honestidade. Parabéns a todos os colegas!».

Na competição entre os mais jovens, Ricardo Vale (BOA) e Luís Gomes (MBA) cruzaram a meta entre os dez primeiros, ocupando assim os primeiros lugares do pódio sub-23 seguidos por Rui Rodrigues (ANI) a fechar. No colectivo, a Anicolor foi soberana na classificação por equipas, vencendo de igual modo entre as equipas de clube.

O espectáculo do ciclismo não pára e o asfalto algarvio já fervilha de emoção à espera do pelotão para a 40ª Volta ao Algarve, entre 19 e 23 de Fevereiro.

Pódio Prova de Abertura (Foto João Fonseca / UVP-FPC)
Resultados:
1 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim 3:18:29 [42,926 km/h]
2 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
4 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
6 Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
7 Ricardo Vale (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
8 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas m.t.
9 Luís Gomes (Por) Maia/Bicicletas Andrade m.t.
10 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
------
Sub-23: Ricardo Vale (Por) Rádio Popular-Boavista
Equipas Absoluto: Anicolor
Equipas Clube: Anicolor

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.