Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Kwiatkowski na 2ª etapa Volta ao Algarve

O polaco Michal Kwiatkowski tomou as rédeas dos últimos quilómetros e somou à vitória da etapa a liderança da 40ª Volta ao Algarve para a Omega Pharma-Quick Step.
Michal Kwiatkowski (By © Bettini Photo)

Após o abandono do jovem Rafael Reis (BBC), o pelotão partiu para a 2ª etapa com 158 corredores, entre eles os dois aniversariantes lusos do dia, Márcio Barbosa (LAA) e Sandro Pinto (LDD). A montanha chegou na jornada mais longa da Volta ao Algarve, com duas 3ªs cat. a surgirem ao longo dos 196 km a ligar Lagoa a Monchique.

Um trio francês abriu as hostilidades formando, aos primeiros quilómetros, uma fuga composta por Arnaud Demare (FDJ), Alexandre Pichot (EUC) e Florian Senechal (COF). Sem os líderes das classificações secundárias na frente pela defesa das camisolas, a aventura foi ganhando uma vantagem controlada superando as metas volantes no Autódromo Internacional do Algarve e em Vila do Bispo. É sempre uma imagem poderosa na Algarvia a pedalada do pelotão a toda a velocidade pelo asfalto do Autódromo.

Primeiramente com a Lampre-Merida do líder Sacha Modolo e do campeão do mundo Rui Costa no comando do pelotão, seguida da Tinkoff-Saxo com a lusa Rádio Popular-Boavista, a fuga não teve a liberdade desejada para chegar a bom porto, ou seja, ao último sprint intermédio em Aljezur e César Fonte (BOA) conseguiu defender a liderança nas metas volantes, após uma iniciativa de mestre ao sair do pelotão para uma nova fuga acompanhado pelo rei da montanha Valter Pereira (BBC) e Luís Afonso (LAA), os mesmos companheiros da fuga de ontem, a quem mais tarde se juntou Bruno Silva (EFG) e Cédric Pineau (FDJ).

Com 64 km ainda por pedalar, duas escaladas pela frente e uma primeira passagem pela meta, o quinteto não conseguiu manter a unidade, mas Valter Pereira (BBC) alcançou o maior objectivo de manter-se rei da montanha ao coroar Aljezur na frente. No pelotão, a Tinkoff-Saxo marcava o ritmo com os lusos Bruno Pires e Sérgio Paulinho, mantendo o grupo compacto sem liberdade a pedaladas solitárias.

À primeira passagem pela meta, a 18 km do final, o jovem Pello Bilbao (CJR) tentou a sua sorte e partiu em busca da vitória, mas o pelotão a perder elementos com o ritmo cada vez mais veloz agora imposto pela Movistar, Lampre-Merida e Belkin, acabaria por alcançá-lo antes de iniciar a escalada a Monchique, onde o alto marcava os 5,8 km para a linha de meta.

Na subida de 7,3% de pendente média, Michal Kwiatkowski (OPQ) fez o que se esperava atacando para a vitória da etapa, apesar da perseguição cerrada de Rui Costa (LAM), Alberto Contador (TCS) e Edu Prades (OFM), que cruzaram a meta em Albufeira a escassos 6s.

O jovem campeão polaco Kwiatkowski (OPQ), de 23 anos, assumiu assim a liderança da Volta ao Algarve, partindo amanhã para o contra-relógio individual de 13,6 km com uma vantagem de 4s e 12s sobre Rui Costa (LAM) e Alberto Contador (TCS).

Uma vez mais, os corredores das equipas nacionais estiveram à altura dos grandes ciclistas internacionais, defendendo as lideranças secundárias através de Valter Pereira (BBC) na montanha e César Fonte (BOA) nas metas volantes, além de Edu Prades (OFM) estar presente na luta pela vitória da etapa.

O segundo dia terminou com dois lusos nos primeiros lugares da geral, Rui Costa (LAM) e Edgar Pinto (LAA), bem como o espanhol Edu Prades da esquadra lusa OFM-Quinta da Lixa, que brilha na 3ª posição da classificação por equipas. A somar ao 2º lugar, o campeão do mundo lidera a classificação dos pontos e de melhor português em prova.

Rui Costa, Alberto Contador e Edu Prades na chegada à meta
(
By © Bettini Photo)
Resultados
Etapa 2 Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 4:57:57 [39,470 km/h]
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:06
3 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo m.t.
4 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
5 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +0:17
6 Sergei Chernetski (Rus) Katusha m.t.
7 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
8 Sergey Firsanov (Rus) Rusvelo m.t.
9 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar m.t.
10 Edgar Pinto (Por) La Alumínios-Antarte m.t.
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 8:49:33
2 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:04
3 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:12
4 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +0:16
5 Edgar Pinto (Por) La Alumínios-Antarte +0:27
6 Rubén Fernandez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
7 Sergei Chernetski (Rus) Katusha m.t.
8 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar m.t.
9 Simon Spilak (Rus) Katusha m.t.
10 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.

Resultados aqui
Ordem de partida para CRI etapa 3 aqui
Em seguida, fotos da etapa 2 gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough


Rui Costa (Foto by ©NigelGoodenough)
Pelotão (Foto by ©NigelGoodenough)
David Livramento (Foto by ©NigelGoodenough)
Efapel-Glassdrive (Foto by ©NigelGoodenough)
LA Alumínios-Antarte (Foto by ©NigelGoodenough)
César Fonte e Ricardo Vale (Foto by ©NigelGoodenough)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.