Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa primeiro líder do Ranking APCP

O campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida) abre a temporada 2014 a liderar o Ranking Ciclista do Ano, promovido pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. A participação na 40ª Volta ao Algarve lançou-o para o 1º lugar com 245 pontos. Rui Costa não só terminou a Algarvia no terceiro lugar do pódio, como ainda esteve muito perto de ganhar três das cinco etapas ao finalizar em segundo, somando ainda a vitória da camisola dos pontos. Esta combinação de resultados fez do ciclista internacional o melhor luso em prova e, consequentemente, o melhor na abertura deste Ranking.
 
Rui Costa (By ©NigelGoodenough)

A ocupar o 2º lugar com 120 pontos está Eduard Prades, ciclista espanhol da OFM-Quinta da Lixa. Uma vez mais, o desempenho na Algarvia mostrou-se essencial na entrada para os lugares cimeiros do Ranking APCP, como demonstra o sétimo lugar alcançado na prova internacional e o cruzar a meta em quarto de duas etapas. No 3º lugar do Ranking encontra-se Daniel Mestre, vencedor da Prova de Abertura. O corredor da formação Banco BIC-Carmim inaugurou o calendário português de estrada da melhor maneira e essa vitória valeu-lhe a entrada directa com 70 pontos.

Destaca-se ainda no 12º lugar o primeiro sub-23 Ricardo Ferreira, da Rádio Popular-Boavista, e no 14º lugar a presença do único corredor de equipa de clube Luís Gomes, da Maia-Bicicletas Andrade, por terem finalizado a Prova de Abertura entre os dez primeiros.

No Ranking Equipa do Ano, a soberania da OFM-Quinta da Lixa mantém-se igual à anterior temporada. O 1º lugar pertence à formação de Sobrado com 166 pontos, que inicia 2014 a brilhar no 3º lugar do pódio colectivo da Algarvia e a liderar este Ranking, seguida em 2º lugar pela Efapel-Glassdrive com 85 pontos e no 3º lugar a equipa Banco BIC-Carmim com 70 pontos. À imagem do Ranking Ciclista, também no colectivo a Maia-Bicicletas Andrade é a única equipa de clube a marcar presença no 7º lugar.

Quanto ao Ranking Equipier do Ano, Luís Fernandes da OFM-Quinta da Lixa destaca-se no 1º lugar com 7 pontos, seguido por César Fonte (Rádio Popular-Boavista) e Diogo Nunes (Banco BIC-Carmim), no 2º e 3º lugares com 4 e 3 pontos respectivamente. O carácter de anonimato do trabalho de equipier faz com que passe por vezes despercebido do grande público, mas não dos companheiros de profissão e principalmente dos líderes, que deste modo chegam resguardados aos momentos decisivos das corridas, contribuindo de forma crucial para a excelente prestação da equipa no seu todo, como no caso da Volta ao Algarve onde a OFM subiu ao pódio como a terceira melhor esquadra no colectivo, apenas superada pelas equipas de escalão superior, Lampre-Merida e Caja Rural-Seguros RGA.

CICLISTA DO ANO – Fevereiro 2014
1 Rui Costa (Por) Lampre-Merida 245
2 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa 120
3 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim 70
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte 61
5 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive 50
6 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive 35
7 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura 33
8 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa 25
9 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa 20
10 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 15
11 Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas 10
12 Ricardo Ferreira (Por) Rádio Popular-Boavista 7
13 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas 5
14 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade 3
15 José Mendes (Por) NetApp-Endura 2
16 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 1

EQUIPA DO ANO – Fevereiro 2014
1 OFM-Quinta da Lixa 166
2 Efapel-Glassdrive 85
3 Banco BIC-Carmim 70
4 LA Alumínios-Antarte 61
5 Rádio Popular-Boavista 22
6 Louletano-Dunas Douradas 15
7 Maia-Bicicletas Andrade 3

EQUIPIER DO ANO – Fevereiro 2014
1 Luís Fernandes (Por) OFM-Quinta da Lixa 7
2 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista 4
3 Diogo Nunes (Por) Banco BIC-Carmim 3
4 Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte 2
4 João Pereira (Por) Banco BIC-Carmim 2
4 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte 2
4 Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim 2
8 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim 1
8 Bruno Silva (Por) Efapel-Glassdrive 1
8 Carlos Carneiro (Por) Rádio Popular-Boavista 1
8 Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista 1
8 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte 1
8 Márcio Barbosa (Por) LA Alumínios-Antarte 1
8 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa 1
8 Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas 1
8 Ricardo Mestre (Por) Efapel-Glassdrive 1
8 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive 1
8 Victor De La Parte (Esp) Efapel-Glassdrive 1
8 Victor Valinho (Por) Louletano-Dunas Douradas 1

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.