Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 22/02: Andalucía e Haut Var-Matin

A 3ª etapa da Vuelta a Andalucía prometia um final ao sprint e assim aconteceu. O alemão Gerald Ciolek (MTN) sprintou para uma vitória tirada a photo-finish diante de Roy Jans (WGG) e Moreno Hofland (BEL). Quanto à liderança, continua bem segura nas mãos do espanhol Alejandro Valverde (MOV).

A jornada de 183,8 km entre Sanlúcar la Mayor e Sevilla contou com uma fuga, na qual o luso Fábio Silvestre esteve inicialmente. No entanto, como a Trek Factory Racing tinha admitido no dia anterior, os planos para o jovem português nesta etapa eram outros e por essa razão não persistiu na frente da corrida, como explicou no final da jornada o director Adriano Baffi ao site da equipa: «Foi uma má escolha. Parámo-lo, porque a estratégia da equipa era estar na fuga mas não com o Fábio, porque ele é o nosso sprinter. Quando a Sky e a Movistar estavam a controlar a corrida, percebemos que não era bom mantê-lo na fuga. Ele é novo e é difícil para ele parar, mas foi uma boa lição a nível profissional. Ele gastou mais energia do que devia, mas no final sprintou bem e fez um bom resultado».

Mais do que isso, Fábio Silvestre (TFR) esteve na disputa da linha de meta, terminando com o mesmo tempo do vencedor na 8ª posição. Para amanhã, espera-se na última jornada mais montanha nos 159,8 km entre Ubrique e Fuengirola. Como o seu director Baffi acrescentou: «Se o Fábio conseguir ultrapassar as subidas, então contaremos com ele para o sprint final».
 
Sprint final na Vuelta a Andalucía (Foto www.vueltaandalucia.com)

Por terras francesas, disputou-se a 1ª etapa do Tour du Haut Var-Matin. A vitória teve sabor colombiano por Carlos Betancur (ALM), que superou na linha de meta John Degenkolb (GIA) e a fechar o pódio da jornada o companheiro de equipa Samuel Dumoulin (ALM).

No início dos 149,1 km, a ligar Le Canet-des-Maures a La Croix Valmer, um quinteto tomou a frente da corrida formado por Gert Joeaar (COF), Thomas Rostollan (LPM), Florian Guillou (BSE), Joe Perrett (RAL) e Rodolfo Torres (COL). A aventura superou os três prémios de montanha de 2ª e 3ª cats., mas não conseguiu fazer frente ao pelotão, que os alcançou a cerca de 13 km para o desfecho da jornada.

Entre os vários ataques que se sucederam, nenhum conseguiu vingar e Betancur (Col) conquistou a meta com Degenkolb (GIA) e Dumoulin (ALM) na sua roda. Os corredores que se seguiram cruzaram a linha a escassos segundos, entre eles o português Domingos Gonçalves (LPM) no 24º lugar, que partirá para a 2ª e última etapa a 9s do líder.
 
Domingos Gonçalves em Haut Var-Matin (Foto La Pomme Marseille13)

Resultados
Etapa 3 Vuelta a Andalucía
1 Gerald Ciolek (Ger) MTN-Qhubeka 4:17:39 [42,779 km/h]
2 Roy Jans (Bel) Wanty-Groupe Gobert m.t.
3 Moreno Hofland (Ned) Belkin m.t.
4 Nikias Ardnt (Ger) Giant-Shimano m.t.
5 Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
6 Jens Debusschere (Bel) Lotto-Belisol m.t.
7 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky) m.t.
8 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing m.t.
9 Kenneth Vanbilsen (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise m.t.
10 Davide Vigano (Ita) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
------
Montanha: Tom Van Asbroeck (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise
Metas Volantes: Andrey Zeits (Kaz) Astana
Pontos: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Combinado: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
1º Espanhol: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Melhor Andaluz: Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis
Equipas: Astana
------
Geral Vuelta a Andalucía
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 14:37:51
2 Richie Porte (Aus) Sky +0:20
3 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +0:22
4 Ion Izagirre (Esp) Movistar +0:33
5 Tanel Kangert (Est) Astana +0:43
6 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:44
7 Thomas Degand (Bel) Wanty-Groupe Gobert +0:51
8 Daniel Navarro (Esp) Cofidis +0:55
9 Michele Scarponi (Ita) Astana +1:02
10 Luis Ángel Maté (Esp) Cofidis +1:24
96 Fábio Silvestre (Por) Trek Factory Racing +24:38



Resultados
Etapa 1 Tour du Haut Var-Matin
1 Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale 3:42:00 [40,297 km/h]
2 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano m.t.
3 Samuel Dumoulin (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
4 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement +0:03
5 Mikael Cherel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
7 Francisco Ventoso (Esp) Movistar m.t.
8 Cadel Evans (Aus) BMC m.t.
9 Maxime Vantomme (Bel) Roubaix-Lille Metropole m.t.
10 Jérôme Pineau (Fra) IAM Cycling +0:06
24 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 +0:09
------
Montanha: Florian Guillou (Fra) Bretagne-Séché Environnement
Pontos: Carlos Betancur (Col) AG2R La Mondiale
Juventude: Emilien Viennet (Fra) FDJ.fr
Equipas: AG2R La Mondiale

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro