Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 14/02: Brasil e Méditerranéen

Tour do Brasil / Tour Méditerranéen

Seja qual for o continente, americano ou europeu, as pedaladas lusas destacam-se nos primeiros lugares de cada pelotão. No Brasil, a OFM-Quinta da Lixa continuou a ocupar o 4º lugar por equipas. Em França, Domingos Gonçalves destacou-se como o melhor La Pomme Marseille13 da jornada.

A equipa Ironage comandou a sexta etapa do princípio ao fim, não só na fuga como na vitória na meta pelo brasileiro José Rodrigues. Contudo, não conseguiu destronar a esquadra Funvic e Magno Nazaret da liderança do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo.

Com o dia a despontar, o pelotão já pedalava às 7h da manhã no asfalto brasileiro, com uma numerosa fuga a constituir-se poucos quilómetros após o tiro de partida em Águas de Lindóia. Ao longo dos 159,1 km, o grupo foi perdendo elementos, sendo um deles o espanhol Arkaitz Durán da lusa OFM-Quinta da Lixa. Na frente, apenas uma dupla manteve a pedalada forte até à meta em Atibaia. Ao km 80, dois corredores da Ironage destacaram-se dos restantes companheiros de fuga para não mais serem alcançados. A pedalada vitoriosa sorriu a José Rodrigues e Murilo Afonso cruzou a meta em segundo.

Fuga da Etapa 6 Tour do Brasil (Foto by Ivan Storti / FPC)
Com pouco mais de 1m começou a chegar o pelotão, onde o espanhol Edu Prades se destacou novamente como o primeiro corredor da OFM-Quinta da Lixa a cruzar a meta em 13º lugar: «A 6ª etapa foi um constante sobe e desce para terminar num alto de 1,5 km, daqueles que até podia gostar, mas não por ser num empedrado que parecia feito de tijolos deixados cair. No km 10 deu-se a fuga onde esteve Arkaitz Durán e que rapidamente se fraccionou. A 20 km da meta foram todos neutralizados, excepto os dois que chegaram. Pensei que estava perto de poder disputar a 3ª posição ao ver um arco que podia ser a meta, mas quando vi que não era já tinha gasto as forças e desfaleci, quase sem poder pedalar pelo trepidar. Fiz 13º. De qualquer forma, para conseguir disputar o último trecho tinham que ter asfaltado a rua…», afirma com uma pedalada de bom humor.

A equipa lusitana manteve Arkaitz Durán e Ricardo Vilela no Top 20, além de continuar a ser a 4ª melhor formação na classificação por equipas num total de 18. No final de mais uma jornada, Arkaitz Durán explicou a táctica utilizada: «Ao ver que já estava fora dos dez primeiros, hoje entrei na fuga ao km 10 e fomos alcançados à falta de 20 km para a meta. Foi um dia de muito desgaste para mim, mas não queria terminar esta volta sem tentar de novo. Talvez para a próxima…».

Arkaitz Durán (OFM) na fuga do dia no Tour do Brasil.
(Foto by Ivan Storti / FPC)
Em França, a segunda etapa valeu a John Degenkolb o segundo triunfo no Tour Méditerranéen. O alemão da Giant-Shimano agarrou a vitória ao impor-se na meta sobre a dupla francesa Yannick Martinez da Europcar e Armindo Fonseca da Bretagne, tendo este terceiro lugar um pouco de sabor português dado o jovem corredor ser luso-descendente.

A jornada de 170 km percorreu as estradas de Cadolive até à chegada em Rousset. Pelo meio, o pelotão superou três prémios de montanha com uma dupla em fuga. Jussi Veikkanen (FDJ) e Jarlinson Pantano (COL) chegaram a ter 8m de vantagem, mas o pelotão estragou os planos do duo, terminando com a aventura a 20 km para o final.

Com a linha de todas as decisões prestes a ser conquistada, os ataques sucederam-se sem qualquer efeito a não ser dividir o pelotão em dois. À semelhança da etapa anterior, o português Domingos Gonçalves da La Pomme Marseille13 manteve uma excelente posição no primeiro pelotão, cruzando a meta em 20º com o mesmo tempo do vencedor. Esta pedalada valeu-lhe a escalada ao 17º lugar da geral, destacando-se como o melhor classificado da La Pomme Marseille13.

Vitória de John Degenkolb (Foto www.letourmed.fr)
Resultados
Etapa 6 Tour do Brasil
1 José Eriberto Rodrigues (Bra) Ironage/Colner 3:41:33 [43,087 km/h]
2 Murilo Afonso (Bra) Ironage/Colner m.t.
3 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest +1:13
4 João Gaspar (Bra) Ironage/Colner +1:16
5 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest m.t.
6 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE m.t.
7 Juan Villegas (Col) 4-72 Colombia m.t.
8 Walter Pedraza (Col) EPM-UNE m.t.
9 Yonder Godoy (Ven) Androni Giocattoli m.t.
10 Nicola Testi (Ita) Androni Giocattoli +1:20
13 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:26
29 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:41
36 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:49
81 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +2:33
94 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +3:00
------
Montanha: João Gaspar (Bra) Ironage/Colner
Pontos: Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest
Equipas: Funvic Brasilinvest
------
Geral Tour do Brasil
1 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest 17:51:46
2 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest +1:32
3 João Gaspar (Bra) Ironage/Colner +2:34
4 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE +2:39
5 Willian Chiarello (Bra) São Lucas +4:21
6 Oscar Sanchez (Col) Funvic Brasilinvest +5:58
7 Rodrigo Nascimento (Bra) S.Francisco Saúde +7:31
8 Alan Maniezo (Bra) São Lucas +7:50
9 Walter Pedraza (Col) EPM-UNE +8:06
10 Gregolry Panizo (Bra) Clube Dataro/Bottecchia +8:08
17 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +9:49
20 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +10:14
23 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +11:42
50 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +29:40
72 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +41:52

Pódio Etapa 6 Tour do Brasil
(Foto by Ivan Storti / Federação Paulista de Ciclismo)


Resultados
Etapa 2 Tour Méditerranéen
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 4:16:39 [39,883 km/h]
2 Yannick Martinez (Fra) Europcar m.t.
3 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
4 Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF m.t.
5 Michel Kreder (Ned) Wanty-Groupe Gobert m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
7 Pavel Brutt (Rus) Katusha m.t.
8 Mirko Selvaggi (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Anthony Roux (Fra) FDJ.fr m.t.
10 Mikael Chérel (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
20 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.
------
Montanha: Jarlinson Pantano (Col) Colombia
Pontos: John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano
Juventude: Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF
Equipas: Giant-Shimano
------
Geral Tour Méditerranéen
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 9:50:40
2 Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani-CSF m.t.
3 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
4 Mirko Selvaggi (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
5 Yannick Martinez (Fra) Europcar m.t.
6 Luis León Sánchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
7 Pavel Brutt (Rus) Katusha m.t.
8 Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycling m.t.
9 Fabio Felline (Ita) Trek Factory Racing m.t.
10 Anthony Delaplace (Fra) Bretagne-Séché Environnement m.t.
17 Domingos Gonçalves (Por) La Pomme Marseille13 m.t.

Perfil Etapa 2 (www.letourmed.fr)
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.