Avançar para o conteúdo principal

Pedaladas lusas do dia 11/02/2014

Challenge Mallorca / Tour do Brasil

Enquanto Portugal vive sob uma forte intempérie, por Mallorca o pelotão pedalou hoje o Trofeo Serra de Tramuntana na companhia de sol e temperaturas amenas. A prova rainha do Challenge Mallorca percorreu 152,9 km e a vitória sorriu ao polaco Michal Kwiatkowski da Omega Pharma-Quick Step.

Esta terceira jornada contou com cinco prémios de montanha, sendo o último de 1ª cat. em Puig Major, a menos de 20 km da meta. Uma fuga de seis corredores marcou o dia com Tanel Kangert (AST), Petr Vakoc (OPQ), Maxim Belkov (KAT), Jesus Del Pino (BUR), Antonio Piedra (CJR) e Javier Megías (TNN), com os dois últimos a serem os mais persistentes na frente da corrida. No entanto, o desfecho da jornada não se iria contar pelas pedaladas dos escapados, mas sim pelo ataque de Kwiatkowski a cerca de 6 km para a meta, à qual chegou com 27s de vantagem sobre o grupo perseguidor encabeçado por Boasson Hagen (SKY) e Francesco Gavazzi (AST), 2º e 3º na linha das decisões.

No pelotão formado por 180 corredores, a presença lusa fez-se representar por cinco corredores. A pedalar pelo segundo dia em Mallorca, André Cardoso (GRS) foi o melhor luso na jornada, terminando em 18º integrado no grupo perseguidor, logo seguido por Rui Costa (LAM) em 20º. O campeão do mundo chegou hoje a Espanha, após a incursão pelo Dubai Tour com o companheiro Nelson Oliveira, 65º hoje em Mallorca.

Nelson Oliveira (LAM) no Challenge Mallorca (Foto @ROTOR_bike)

Também a dupla lusa José Mendes e Tiago Machado (TNE) realizou neste dia as primeiras pedaladas por Mallorca, terminando o primeiro em 39º e o segundo em 51º. Aliás, um dia menos positivo nas palavras do próprio Tiago Machado, que mantém o ânimo e agradece o apoio constante dos fãs: «Hoje decididamente não era o meu dia! As sensações no decorrer da etapa não eram muito más até que, a cerca de 2 km do alto do último prémio de montanha do dia, fui incapaz de seguir o grupo da frente, situação para a qual ainda não tenho uma explicação lógica. Amanhã novo dia, a ver se afino um pouco mais. Obrigado a todos os que me apoiam, pois sem vocês estes maus dias ainda seriam bem piores de ultrapassar».

Vitória de Michal Kwiatkowski (OPQ) no Trofeo Serra de Tramuntana
(Foto 
Unisport Consulting)

Longe do continente europeu, o calor faz-se sentir em força por território brasileiro desde o primeiro dia e na terceira etapa não foi diferente. O pelotão percorreu 146,1 km de Botucatu a Brotas, com dois prémios de montanha, em mais uma jornada do 10º Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo. A vitória sorriu novamente à Funvic Brasilinvest, desta feita pelas pedaladas de Magno Nazaret. A liderança permaneceu na equipa, mudando de mãos para o colombiano Juan Sebastián Tamayo.

A primeira fuga do dia de oito corredores contou com uma dupla luso-espanhola da OFM-Quinta da Lixa, os ciclistas Samuel Caldeira e Gustavo Veloso. No entanto, esta aventura não durou e não conseguiram integrar nova escapada em mais um dia onde a brasileira Funvic imperou na meta e na liderança individual, mostrando igualmente poderio por equipas, classificação na qual a formação lusa subiu ao 4º lugar.

Samuel Caldeira e Gustavo Veloso (OFM) na fuga.
(Foto Federação Paulista de Ciclismo)

Nesta terceira jornada, Eduard Prades foi o melhor corredor da OFM-Quinta da Lixa ao fechar o Top 15, mantendo-se Arkaitz Durán como o melhor da geral na 12ª posição, que no final da jornada confessou: «As sensações foram más. A corrida seleccionou-se a 60 km para o final num alto de 2ª categoria, onde me faltou um pouco para estar com os melhores. Na perseguição até à meta, estive perto a 20s da frente, mas na meta perdi 1m30s. Quero agradecer ao Ricardo Vilela e Edu Prades pelo trabalho na perseguição. Ainda assim, continuo em 12º na geral à espera de melhores dias. Amanhã, contra-relógio de 25 km onde espero recuperar as sensações».

Vitória de Magno Nazaret (FUN) no Tour do Brasil
(Foto Federação paulista de Ciclismo)
Resultados Challenge Mallorca
Trofeo Serra de Tramuntana
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 3:59:51 [38,249 km/h]
2 Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky +0:27
3 Francesco Gavazzi (Ita) Astana m.t.
4 Gianluca Brambilla (Ita) Omega Pharma-Quick Step m.t.
5 Petr Vakoc (Cze) Omega Pharma-Quick Step m.t.
6 Pieter Serry (Bel) Omega Pharma-Quick Step m.t.
7 Jesus Del Pino (Esp) Burgos BH m.t.
8 Luis León Sanchez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
9 Tanel Kangert (Est) Astana m.t.
10 Sergio Henao (Col) Sky m.t.
18 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp m.t.
20 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:31
39 José Mendes (Por) NetApp-Endura +1:54
51 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +6:12
65 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +10:12
------
Montanha: Jesus Del Pino (Esp) Burgos BH
Metas Volantes: Antonio Piedra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Sprints Especiais: Maxim Belkov (Rus) Katusha
Combinado: Tanel Kangert (Est) Astana
Equipas: Omega Pharma-Quick Step

Trofeo Serra de Tramuntana (www.vueltamallorca.com/challenge-mallorca)
Resultados
Etapa 3 Tour do Brasil
1 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest 3:24:09 [42,939 km/h]
2 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE m.t.
3 Juan Sebastián Tamayo (Col) Funvic Brasilinvest m.t.
4 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest +0:06
5 João Gaspar (Bra) Ironage/Colner +0:12
6 Willian Chiarello (Bra) São Lucas +0:14
7 Oscar Sanchez (Col) Funvic Brasilinvest +0:17
8 Alan Maniezo (Bra) S.Lucas m.t.
9 Kleber Ramos (Bra) Funvic Brasilinvest +0:20
10 Cristian da Rosa (Bra) Clube Dataro-Bottecchia +0:25
15 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:33
23 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:39
24 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa m.t.
40 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +9:06
88 João Matias (Por) OFM-Quinta da Lixa +13:16
89 Hélder Oliveira (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
105 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +13:22
------
Montanha: João Gaspar (Bra) Ironage/Colner
Pontos: Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest
Equipas: Funvic Brasilinvest
------
Geral Tour do Brasil
1 Juan Sebastián Tamayo (Col) Funvic Brasilinvest 8:56:17
2 Alex Diniz (Bra) Funvic Brasilinvest +0:06
3 Magno Nazaret (Bra) Funvic Brasilinvest m.t.
4 Willian Chiarello (Bra) São Lucas +0:27
5 Oscar Sevilla (Esp) EPM-UNE +0:56
6 João Gaspar (Bra) Ironage-Colner +1:20
7 Oscar Sanchez (Col) Funvic Brasilinvest +1:45
8 Flávio Cardoso (Bra) Funvic Brasilinvest +2:42
9 Patrick Facchini (Ita) Androni-Giocattoli +2:45
10 Diego Ochoa (Col) 4-72 Colombia m.t.
12 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +2:47
16 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +3:41
20 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +3:47
44 Samuel Caldeira (Por) OFM-Quinta da Lixa +15:15
69 Gustavo Veloso (Esp) OFM-Quinta da Lixa +21:07
94 Hélder Oliveira (Por) OFM-Quinta da Lixa +36:31
103 João Matias (Por) OFM-Quinta da Lixa +39:54



(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Aqui na Madeira tem estado um excelente tempo para pedalar. Que excelente seria alguém organizar uma prova estilo Mallorca cá na Madeira.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.